Você é uma pessoa influenciadora em casa e no trabalho? Descubra!

Já reparou naquela pessoa que aparenta não fazer muito esforço para ser notada, mas, ao mesmo tempo, irradia uma atmosfera de confiança e credibilidade? Ela não é, necessariamente, o centro das atenções por onde passa. Mas, quando fala, todos ao seu redor param para prestar atenção. Todos nós conhecemos pelo menos uma ou duas pessoas assim, e elas têm o dom de serem ouvidas de maneira natural.

Uma pessoa influenciadora costuma ser muito admirada em seu ambiente social. São aqueles indivíduos que os colegas e parentes procuram para se aconselhar, e costumam ser ouvidos primeiro quando o assunto envolve alguma questão polêmica ou decisão difícil. Eles exibem um certo carisma que é capaz de influenciar a vida de todos ao seu redor, o que é um grande diferencial positivo, não é mesmo?

Por isso, neste post reuni o melhor conteúdo para que você descubra se é uma pessoa influenciadora em seu trabalho e sua casa. Se você ainda não se sente assim, dou valiosas dicas para se tornar um formador de opinião e passar a conquistar a atenção de todos ao seu redor. Vale a pena conferir!

Você é uma pessoa influenciadora em casa e no trabalho? Descubra!

Quais as principais características de uma pessoa influenciadora?

Uma pessoa inspiradora é bastante confiante e segura em suas atitudes e palavras, por isso transmite ao ouvinte bastante credibilidade. Ainda que possa estar se sentindo um pouco desconfortável em uma circunstância, ela não se deixa abater e segue em frente, de cabeça erguida. E sem perder a elegância, é claro!

Sabemos, também, que ela apresenta empatia e carisma com o próximo e se mostra como uma pessoa agradável e aberta à comunicação. Assim, acaba desenvolvendo uma grande rede de contatos, o que possibilita que tenha maior facilidade em resolver os seus problemas e dos outros. Afinal, ela sempre conhece alguém que conhece alguém, e por aí vai.

Como se tornar uma pessoa influenciadora?

O que você poderia fazer para desenvolver essas características se, ao ler o post até aqui, você percebeu que o talento para influenciar não é exatamente a sua maior habilidade? Veja algumas dicas para colocar em prática o quanto antes e se tornar uma incrível pessoa influenciadora em casa e no trabalho.

Aprenda a ouvir

É fundamental que, ao conversar com alguém, você realmente esteja presente. Desse modo, será capaz de fazer perguntas mais inteligentes e objetivas, em vez de simplesmente esperar sua vez de falar. Mostre real interesse no que o outro está dizendo e não tenha medo de questionar. Demonstre que realmente se importa com o que está sendo dito.

Transmita sua empatia

Muitas vezes, estamos mal-humorados ou com problemas na vida pessoal, e acabamos descontando no primeiro que aparece. Da próxima vez que encontrar aquele colega chateado no corredor, diga algumas palavras encorajadoras e faça elogios sinceros. Não se esqueça de sorrir.

Esteja atento ao dress code

Procure saber o código de vestimenta do local que pretende visitar e esteja atento à harmonia quanto aos trajes que vai usar. Sempre respeite seu estilo, é claro, mas fique de olho aos códigos de vestimenta dos lugares por onde passa.

Seja flexível, mas pense por si mesmo

Aprenda a aceitar os diferentes pontos de vista e se concentre nas coisas que realmente importam. Entenda que estar aberta a ouvir opiniões diversificadas é importante. Portanto, respeite-as.

Tenha proatividade

Pessoas influenciadoras costumam ser comunicativas e abertas ao diálogo. Também estão sempre em busca de soluções, antes mesmo que o problema se manifeste.

Por fim, busque sempre seu aprimoramento pessoal e esteja bem consigo mesmo. Boa autoestima é uma ferramenta incrível para uma pessoa influenciadora!

Posso ainda indicar algumas leituras muito proveitosas, como: O Corpo Fala, de Pierre Weill e Roland Tompakow; e Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. São clássicos que não podem faltar na sua estante!

E aí, gostou deste post? Então, me conte aqui nos comentários!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This