Dicas para que os funcionários se sintam valorizados

4 dicas para que os funcionários se sintam valorizados

Conseguir reter funcionários é uma tarefa muito complicada para as organizações. Quando um colaborador é desligado, seja por decisão do profissional ou do empregador, a empresa perde em conhecimento, precisa lidar com custos e seu operacional é afetado até que se consiga contratar outra pessoa e treiná-la para atuar nos padrões adequados.

Para conseguir diminuir os problemas referentes à perda de profissionais para a concorrência, as organizações estão investindo cada vez mais em práticas de gestão de pessoas que tem como finalidade aumentar a motivação da equipe. Fazer com que os funcionários se sintam valorizados é uma das principais habilidades que os gestores precisam ter para motivar o grupo.

Por isso, separamos para você algumas dicas para mostrar a seus funcionários o quanto eles são importantes e valorizados na empresa. Confira!

1 – Treine e desenvolva pessoas

Os treinamentos de maneira geral conseguem melhorar a motivação dos profissionais e melhorar a produtividade. As novas habilidades adquiridas, o reforço da cultura organizacional e novas perspectivas desenvolvidas em ações de capacitação fazem com que o funcionário se sinta valorizado, pois o mesmo sente que o empregador investe no seu crescimento e acredita em seu trabalho.

Por isso, a empresa não deve recorrer ao treinamento somente quando os números não são satisfatórios. A ação de mostrar para o colaborador o quanto ele é valorizado é um trabalho que deve ser realizado de maneira contínua, caso contrário, só surtirá como efeito corretivo, e não de crescimento.

2 – Invista na comunicação interna

A comunicação interna serve para propagar as informações referentes à organização para toda a equipe. Entretanto, mesmo com a existência de ferramentas de comunicação, poucos gestores sabem como realmente aliar essa prática à motivação e valorização do grupo.

Primeiramente, é importante conhecer seus colaboradores para conseguir identificar qual veículo de comunicação será mais eficiente para levar as informações. O próximo passo é produzir conteúdo relevante para o seu público (informar sobre treinamentos, oportunidades, resultados alcançados, novos procedimentos, eventos, etc). Por fim, não deixe de monitorar o progresso dessa ação para ser capaz de realizar adaptações em busca da melhor forma de comunicação. Uma boa dica é dar espaço nesses veículos para que o colaborador possa se manifestar.

Essa aproximação entre empresa e funcionários aumentará a motivação e a valorização pelo fato de demonstrar o quão importante o profissional é para a organização e por trabalhar com transparência nas informações.

3 – Integre os colaboradores na tomada de decisão

Permitir que os colaboradores participem das tomadas de decisões da empresa, demonstra confiança na equipe e valorização de todo o trabalho que já foi realizado.

Quando a empresa se preocupa em integrar os profissionais nas decisões, ela passa a contar com a experiência operacional e com pessoas mais engajadas. Os canais de comunicação podem facilitar essa participação e trazem bons resultados.

Uma equipe que é integrada as tomadas de decisões se sente valorizada pelo fato da empresa reconhecer sua importância e torna-se mais engajada para atingir as metas, uma vez que o sucesso de uma ação também representa o sucesso do trabalho desenvolvido pelo grupo.

4 – Valorize as metas atingidas

Reconhecer o bom desempenho e as metas atingidas é uma excelente maneira de manter sua equipe motivada e engajada para projetos futuros. O reconhecimento pode ser demonstrado em reuniões, nos veículos de comunicações, bonificações e promoção, por exemplo, e a forma como será feita depende muito da cultura organizacional e da liderança do gerente.

Vale lembrar que é preciso ter atenção na definição de metas, pois objetivos impossíveis de serem batidos causam a desmotivação dos colaboradores e fazem com que os gestores duvidem da capacidade da equipe.

O que você achou das nossas dicas? Se você conhece alguma outra ação interessante desenvolvida pelas empresas para fazer com que os funcionários se sintam valorizados, compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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