Tendências da moda em 2019 para serem usadas no ambiente corporativo

Tendências da moda em 2019 para serem usadas no ambiente corporativo

Conhecer as tendências da moda é uma dica para montar visuais modernos e bonitos. Inclusive, posso afirmar que o que está em alta não serve apenas para momentos casuais. Também é possível adotar os destaques no visual corporativo e criar elementos ainda melhores para a sua imagem pessoal.

Além de conhecer as peças marcantes, é importante explorar o seu biotipo. Ao selecionar aquilo que valoriza o que você tem de melhor, os resultados são especialmente interessantes.

A seguir, mostro algumas tendências da moda em 2019 e como elas podem ser adaptadas ao ambiente corporativo!

 

Tendências da moda em 2019 para serem usadas no ambiente corporativo

 

Linho

Um dos maiores destaques — principalmente para o verão e a primavera — é o linho. O tecido natural e leve é perfeito até para os dias mais quentes e traz conforto para qualquer produção.

Além de tudo, é uma escolha que garante um toque refinado sem precisar de muito esforço. Recomendo combinar os itens desse material com outros pesados ou até criar um look todo em linho. Porém atenção: o linho é um tecido que amassa com muita facilidade então se trabalha em uma ambiente mais formal evite.

Uma boa aposta é investir em uma calça de alfaiataria em uma cor neutra clara (como camelo ou bege) e combiná-la com uma blusa branca do tecido. A combinação desses tons incorporam leveza e, ao mesmo tempo, dão um ar de sofisticação. 

Listras coloridas

Quem disse que roupa para o trabalho precisa ser sem graça? É possível apostar nas cores e nas estampas, mas é necessário ter bom senso para não terminar com uma produção muito chamativa.

A minha indicação à prova de erros é a estampa de listras. Para 2019, as versões coloridas estão entre as tendências e dão um toque extra a qualquer produção. É comum encontrar desde listras com cores mais tradicionais como azul e preto até as com cores vibrantes. A estampa em camisas sociais são um ótimo investimento.

Franzido e babados

Outra entre as tendências da moda é um breve retorno aos anos 80 e a aspectos bem femininos. Fora do trabalho, será comum ver o uso de mangas bufantes e muito volume nas peças.

Dentro do ambiente corporativo, recomendo ter um pouco de cautela nas escolhas. Mesmo assim, não é preciso deixar de lado uma das principais tendências da moda em 2019.

É possível, por exemplo, escolher blusas com babados diferenciados e até com um pouco de volume nos ombros. Para quem tem um corpo triangular, é um ótimo jeito de equilibrar proporções. Também dá para adotar saias ou vestidos com esses detalhes, que dão um toque diferenciado a qualquer peça.

Saia midi

A saia midi é um elemento que surgiu há algumas estações e demorou um pouco para cair no gosto das consumidoras. Agora, ela é uma peça com um ar retrô e muito conveniente para o ambiente corporativo. Traz elegância e permite até brincar com algumas composições.

A saia rodada com pregas segue o estilo ladylike e pode ser feita de linho ou tweed. Bem estruturada, é ideal para quem deseja disfarçar o quadril. Já a plissada é jovem, mas sem deixar de ter um ar de seriedade. Combinada com camisas sociais e um scarpin, cria uma proposta robusta.

Franjas

A proposta com um estilo faroeste também foi muito vista nas passarelas. Como não recomendo trazê-la de forma literal para o escritório, algumas adaptações são bem-vindas.

A saia lápis preta ganha um toque diferente com uma barra levemente franjada, por exemplo. O mesmo vale para um casaco no estilo poncho para o momento de sair para um happy hour.

No entanto, o melhor jeito de adotar essa proposta é por meio dos acessórios. Uma bolsa de franjas complementa um visual básico, sem exagerar. Também dá para apostar em uma sandália com esse detalhe, de modo a imprimir a tendência.

Sobreposições

Outro ponto que tem aparecido bastante como uma das tendências é a sobreposição. Ela consiste em usar peças que, a princípio, deveriam estar separadas. Nesse momento, é preciso tomar cuidado para não errar na mão.

Nos dias frios, dá para adotar um suéter por cima de uma camisa com gola aparente. O visual é quentinho e dá um charme extra. Em outros casos, vale investir no uso de uma camiseta por cima de uma blusa leve. Para não errar, os tons devem combinar, e recomendo a ideia apenas para ambientes menos formais.

Já para quem pode esbanjar estilo no ambiente de trabalho, dá para recorrer ao uso de calça com vestido ou de camisa e vestido. Na dúvida, sempre opte pelo básico.

Gola rolê

As tendências de moda em 2019 incluem algumas novidades e retornos para a estação mais fria do ano. Uma das principais marcas é o uso da gola rolê, ou seja, de blusas que tomam boa parte do pescoço.

Essa possibilidade me parece bem interessante justamente porque oferece um visual comedido e ideal para ambientes formais. Para criar algo arrojado, combine uma pantalona reta de linho com a blusa por dentro da calça. Se os tons forem semelhantes, a sensação é de alongar, o que torna a composição ideal para as baixinhas.

Também dá para equilibrar o look com o uso de uma saia na altura dos joelhos. O resultado é profissional e contrasta devido ao comprimento das peças. Se quiser algum detalhe extra, dá para apostar nos ombros levemente recortados.

Cintos de destaque

Partindo para os acessórios, quero dar projeção para os cintos e outros componentes que ajudam a marcar essa região do corpo. Eles podem deixar qualquer visual mais interessante e até transformam a sensação trazida por uma determinada peça.

Como dão destaque à cintura, os acessórios são ideais para quem tem biotipo de ampulheta, ou seja, com muitas curvas. Também é recomendado para quem tem o corpo quadrado e deseja afinar essa região.

Uma das maiores vantagens é que essas peças aparecem em várias cores, materiais e tamanhos. Há os metálicos, os de couro, os grandes e os coloridos — somente para citar alguns. A minha dica é pensar o que funciona melhor com a proposta, de modo a não ficar exagerado.

As tendências da moda são ótimos indicadores para saber como se manter sempre bonita — até no trabalho. Para não errar, recomendo analisar bem cada visual e evitar escolhas que possam chamar a atenção de um jeito negativo.

Para sempre acertar em cheio, veja qual é a importância do dress code no ambiente de trabalho e aprenda a segui-lo.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This