Tecnologia e mercado de trabalho: entenda os impactos gerados

Tecnologia e mercado de trabalho estão passando por um processo de influência mútua. Se por um lado o desenvolvimento da tecnologia oferece cada vez mais soluções para áreas como indústria, comércio e serviços, por outro, o mercado de trabalho passa por profundas transformações que culminam na extinção de cargos, especialmente aqueles que exigem funções manuais, e na criação de novas oportunidades de trabalho que são necessárias para lidar com essas mudanças.

Neste artigo, falarei sobre quais funções não serão mais necessárias, as vantagens da automação de processos nas empresas, o papel do gestor diante desse cenário e outras informações relevantes referentes ao impacto dessas mudanças no mercado de trabalho.

Tecnologia e mercado de trabalho: entenda os impactos gerados

Descubra como as tecnologias estão impactando o mercado de trabalho

Não é de hoje que a tecnologia tem influência direta sobre o mercado de trabalho. Desde a primeira Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra a partir de 1760, a criação de máquinas substituiu funções que antes eram exercidas pelos homens, causando demissões em determinados setores. Entretanto, embora a substituição de pessoas pelas máquinas tenha causado desemprego em atividades manuais, ela permitiu a abertura de vagas ligadas à criação e produção dessas tecnologias.

Ou seja, com o passar dos anos, ocorreu uma diminuição de trabalhos considerados de menor complexidade e um aumento da procura de profissionais com maior qualificação para trabalhar em tecnologias de ponta. Assim, tornou-se necessário criar profissões que não existiam anteriormente. Nos dias de hoje, setores que trabalham com TI (Tecnologia da Informação), informática, criação de softwares e aplicativos para smartphones são alguns exemplos de setores que ampliaram as oportunidades de trabalho e exigem boa qualificação técnica para quem deseja ocupá-las.

Desse modo, a tecnologia vem contribuindo efetivamente para a automatização de processos dentro das empresas, modificando tanto a rotina dos funcionários quanto a dos gestores.

Entenda o papel do gestor na relação entre tecnologia e mercado de trabalho

Os gestores têm um papel essencial no desenvolvimento de estratégias que possibilitem integrar as novas tecnologias e as necessidades dos clientes e das empresas. Eles devem não só buscar informações e atualizações contínuas sobre as novidades tecnológicas, mas também fornecer a qualificação necessária aos seus subordinados para que eles possam acompanhar de modo produtivo a automação de processos dentro das empresas.

Além disso, os gestores devem fazer reavaliações constantes sobre as funções que seus funcionários exercem no dia a dia, pois algumas delas podem não ser mais necessárias devido à automação. Também é necessário descobrir quais pessoas da equipe estão dispostas a obter os conhecimentos necessários para trabalhar com equipamentos mais modernos e se adaptar às mudanças, porque alguns funcionários podem ser contra elas e atrapalhar o desenvolvimento da empresa.

Saiba quais carreiras podem deixar de existir

Enquanto algumas carreiras são impactadas positivamente pelas tecnologias, outras acabam se tornando desnecessárias e desaparecem com o passar do tempo. O tempo pode variar de acordo com o tipo de tecnologia aplicada e ser influenciado pelo custo de implantação dessas tecnologias, pela resistência dos gestores em testar as novidades ou ainda pelo risco de a mudança não ser bem-aceita pelos clientes.

Segundo especialistas em avaliar o mercado de trabalho, profissões como caixa de banco, operador de telemarketing e funções que envolvem atendimento ao público tendem a desaparecer. Isso acontece por causa da automação que está ocorrendo no setor de serviços com a criação de terminais de autoatendimento, sites na internet que permitem que o próprio cliente faça alterações antes realizadas por funcionários, o uso de aplicativos de celulares, etc.

Outras profissões que posso citar são: cobrador de ônibus, caixa de supermercado, corretor de seguros e imóveis, entre outras. O setor rural também pode ser impactado pelas mudanças, considerando que cada vez mais o trabalho no campo é substituído pelo uso de máquinas.

Saiba quais são as vantagens da automação de processos em um negócio

São muitos os benefícios da automação de processos em uma empresa. Entre eles, destaco os seguintes.

Melhoria dos resultados

Uma das principais vantagens da automação é, sem dúvida, a melhoria dos resultados da empresa. Ela ocorre por meio de uma relação de custo-benefício mais satisfatória, além da implementação de softwares e hardwares compatíveis com o seu ramo de atividade, o que facilita a análise de dados e a criação de estratégias favoráveis à empresa.  

Maior produtividade da equipe

Os recursos tecnológicos permitem produzir em uma velocidade maior do que aquela realizada pelo ser humano. Além disso, será possível alocar os funcionários em funções mais estratégicas em vez de funções manuais, além de facilitar a comunicação entre os membros das equipes com o uso de aplicativos como WhatsApp ou Telegram.

Aumento do engajamento dos funcionários

De modo geral, o uso de novas tecnologias aumenta o engajamento dos funcionários. Ao fazer parte de uma empresa que conta com equipamentos e tecnologia de ponta, os colaboradores têm a oportunidade de fazer novos cursos e aprimorar o desenvolvimento profissional, o que é lucrativo para a empresa, visto que ela contará com uma equipe mais qualificada.

Veja como a empresa deve lidar com os impactos da tecnologia

Em primeiro lugar, a empresa deve investir em funcionários que têm afinidade com o ramo de tecnologia e com capacidade analítica para identificar quais novidades podem ser úteis ou não para a sua empresa. Para isso, a empresa deve investir fortemente em cursos de qualificação voltados aos seus gestores, bem como incentivar a participação em workshops sobre novas tecnologias.

Também é necessário preparar as equipes para o caso de mudanças radicais no equipamento ou nos softwares usados pela empresa. Reservar um período para garantir uma transição mais tranquila e oferecer treinamentos às equipes é um passo essencial para o sucesso da automação dos processos.

Para concluir, é importante ressaltar que as empresas que não se esforçarem para realizar a implementação de novas tecnologias terão dificuldades para se manterem competitivas, pois, além de perder em inovação e na agilidade de atendimento aos clientes, elas não conseguirão diminuir custos de produção, fazendo com que a concorrência ofereça serviços mais atrativos.

Você gostou do meu artigo sobre tecnologia e mercado de trabalho? Então, aproveite para assinar a minha newsletter e ficar por dentro de novidades sobre comportamento profissional e imagem pessoal que podem ajudar a alavancar a sua carreira.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This