Soft Skills: veja como desenvolver habilidades para inovar na sua carreira!

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Para atender às necessidades de empresas e consumidores, o mercado de trabalho fica cada vez mais exigente. Os profissionais do futuro são aqueles que estão cientes da importância de se aprimorar e adquirir novas capacidades específicas. Não há dúvidas de que isso contribui para que eles conquistem em definitivo um espaço em meio a um cenário cada vez mais competitivo e repleto de cobranças.

Uma carreira de sucesso requer atualização constante tanto para conhecer tendências quanto para aprender a se adaptar a elas. Com o avanço da tecnologia, essa evolução se torna ainda mais urgente, pois é preciso também implementar novidades na prática da função e utilizá-las de maneira otimizada e coerente com o setor de atuação. São muitos desafios a serem cumpridos, certo?

Surge, então, a necessidade de desenvolver as famosas soft skills. Quer entender melhor o que elas representam e como incluí-las em sua realidade? Continue a leitura agora mesmo!

Quais são as soft skills mais importantes para profissionais do futuro?

Bom relacionamento, dedicação e paciência, por exemplo, são algumas competências obrigatórias em qualquer profissional hoje em dia. No entanto, aqueles que querem se mostrar preparados para o futuro precisam se aprofundar um pouco mais nas qualidades a seguir.

Flexibilidade cognitiva

Ter flexibilidade cognitiva significa acatar pensamentos diferentes do seu. Abrange também ter empatia para enxergar novos caminhos para resolver problemas e se colocar no lugar do outro.

É importante equilibrar interesses pessoais e profissionais, sair da zona de conforto e entender que ideias diversificadas apresentam possibilidades para a empresa. Conciliar tudo isso é o que pode fazer de você um profissional do futuro.

Senso crítico

Ter senso crítico não quer dizer refutar sugestões e conceitos após uma breve análise, mas sim trabalhar com sua lógica e raciocínio. Expandir essa soft skill mostra que você estará sempre disposto a considerar inúmeras soluções para um mesmo obstáculo e que consegue entender prós e contras de cada opção.

Inteligência emocional

Por vezes, pode ser complicado avaliar as próprias emoções diante de um impasse ou conquista. E pode ser ainda mais difícil entender como o outro se sente, caso ele tenha reações muito diferentes das suas.

Assim, encontrar uma maneira de identificar o que você e o outro sentem é agir com inteligência emocional. Como líder e gestor, é fundamental ter esse entendimento, até mesmo para tornar aquele feedback menos depreciativo e mais motivador.

Julgamento e tomada de decisões

Você sabe que as escolhas pessoais afetam muita coisa em sua vida, não é mesmo? O mesmo vale para escolhas profissionais, principalmente aquelas que afetam a equipe ou toda a empresa.

Hoje, o mercado procura um profissional que saiba interpretar uma questão e tomar a decisão certa para que ela seja executada da melhor forma possível. Isso inclui examinar números, procurar insights e dominar a estratégia da organização.

Networking

Essa está entre as habilidades mais importantes. Afinal, hoje em dia ninguém consegue estabelecer boas negociações e angariar contatos interessantes se não souber fazer networking.

É claro que adicionar outros profissionais nas redes sociais e ser cordial em eventos e oportunidades do gênero é importante. Mas, mais do que isso, networking é a reunião de ideias, pensamentos e experiências similares que caminham para uma mesma direção. Saber encontrar as pessoas certas para isso é um dom.

Habilidades tecnológicas

Como comentei, a transformação tecnológica não para. Novas plataformas e ferramentas surgem a todo momento para otimizar seu trabalho — e é preciso lidar com elas de maneira eficiente para ter bons resultados. Realize treinamentos, invista em novidades e fique por dentro de todos os detalhes para se destacar nesse sentido.

Como a empresa pode aprimorar soft skills?

Soft skills não são habilidades aprendidas na universidade ou em algum curso. Elas estão ligadas ao seu jeito de ser e àquilo que você se sente à vontade para fazer dentro da empresa de modo a intensificá-las. Aqui estão algumas sugestões do que colocar em prática em sua rotina.

Use a tecnologia a seu favor

Com tantas ferramentas e dispositivos à disposição, o melhor a fazer é usá-los a seu favor. Explore o que cada um oferece, aplique sua prática naquilo que precisa ser resolvido e encontre novas formas para aproveitar tudo o que está disponível.

Abuse do marketing pessoal

Você sabe do que é capaz e sabe que pode ir mais longe. Também conhece muito bem aquilo que gosta e faz de melhor. Por isso, pode usar e abusar do marketing pessoal. Desde que não passe por cima de ninguém, está liberado falar de si e mostrar sua capacidade para conquistar seu lugar.

Descubra e explore novas áreas de atuação

Ser muito bom em algo é interessante, mas ser bom em outras coisas também é. Explore outras áreas de atuação, absorva o máximo de conhecimento possível e entenda como o trabalho de seus colegas funciona. Isso também aumenta a sua capacidade de empatia e de reconhecimento do valor que o outro tem.

Invista na capacitação

Estude! Seja em um workshop, em um curso de curta duração ou em uma palestra, mantenha-se atualizado e interessado por aquilo que você faz.

Não tema mudanças

Mudanças acontecem a todo momento. Eu também fico apreensiva com elas às vezes, mas é essencial compreender que elas são inevitáveis. Recebê-las de braços abertos é melhor do que tentar ignorá-las e você perceberá a diferença ao fazer isso.

Quais são os atributos necessários para desenvolver soft skills?

Você jamais trabalhará sozinho dentro de uma empresa. Para alcançar os objetivos determinados, é fundamental estar alinhado com a equipe e com as propostas da organização. Como profissional, você pode alimentar atributos que refletirão em suas soft skills.

Trabalhar bem em equipe

Cada colaborador tem papel fundamental na execução de uma tarefa. Procure reconhecer esforços, distribuir responsabilidades de maneira justa e ser o elo que fortifica a união entre a equipe. Dê espaço para que cada um exponha sua opinião e considere tudo o que for possível antes de partir para a ação. Saber que há a oportunidade de se fazer ouvir dentro da empresa motiva qualquer pessoa. E você, ao saber ouvir e descobrir mil novas possibilidades de executar um plano, verá o quanto é bom ter pessoas competentes para trocar ideias.

Ter boa oratória

Saber se comunicar melhora qualquer relacionamento. Você passa a ter mais tato e consideração no momento de um feedback, consegue falar sobre um assunto com propriedade e sente mais segurança para explicar qualquer questão. Trabalhe sua oratória e não tenha medo de se expressar.

Ser um bom gestor

Administrar uma equipe não é fácil — e eu sei disso. Um bom gestor não apenas lidera, mas também escuta seus colaboradores, absorve suas ideias e se concentra em sempre fazer o melhor para todos. Assuma essa responsabilidade de coração aberto e entenda que a empresa é formada por pessoas: você pode inspirá-las.

O que fazer para aperfeiçoar as soft skills?

Soft skills são traços, comportamentos e ações que determinam como nos relacionamos com o próximo. Para isso, temos que prestar atenção em alguns detalhes em nós mesmos antes de direcionarmos essas qualidades para outras pessoas. Então, como aperfeiçoá-las?

Conheça a si mesmo

Somos seres mutáveis, que aprendem um pouquinho mais todos os dias. Portanto, é fundamental se conhecer para entender no que você precisa melhorar e no que você já é forte. Dessa forma, conseguirá desenvolver as skills certas, que realmente levarão você ao sucesso.

Aprenda com seus erros

Por mais clichê que possa parecer, errar é humano. Use isso a seu favor, como uma lição de vida. Você não é perfeito e ter soft skills elevadas não torna ninguém imune a cometer uma ou outra falha. É preciso sabedoria para entender o que pode ser feito para corrigir alguma questão e maturidade para enfrentar as consequências.

Defina metas

Onde você quer estar daqui a algum tempo? Faça essa pergunta para si mesmo e proponha algumas metas. Gerencie seu tempo, elenque prioridades e seja sempre organizado em relação a esses pontos. Esse também é um talento que quando aplicado em nossas ambições particulares, reflete em nossa postura profissional e nos oferece retornos positivos.

Como você pôde perceber, desenvolver soft skills é algo desafiador, mas que melhora 100% o seu desempenho profissional e suas interações com outros colegas de empresa. Não há técnicas específicas para tanto — e elas realmente não são exigidas na hora de uma contratação. Até porque o empregador não conhece o candidato a fundo nesse momento, ainda que possa perceber uma ou outra característica.

Mas elas precisam ser aprimoradas para que você se molde como pessoa e profissional. Relações positivas transformam suas competências de uma maneira inestimável. Você se torna uma pessoa mais aberta, criativa e flexível — e isso faz toda a diferença também para a empresa, que quer ter em seu corpo de funcionários um profissional voltado para o futuro.

E não se esqueça: estou aqui para lhe ajudar a descobrir suas soft skills e a desenvolvê-las. Entre em contato para que possamos trocar ideias e dar esse pontapé em sua carreira. Fico no aguardo, ok?

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

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