Dominar boas técnicas de conversa em público é essencial para encantar e persuadir os destinatários da mensagem. Quando se trata de estabelecer um diálogo em outro idioma, essa estratégia ganha ainda mais relevância dentro do mundo corporativo.

E aí surge a importância de construir uma boa imagem pessoal no momento de participar de apresentações e reuniões em inglês. Afinal, é normal se sentir inseguro para esse tipo de evento. No entanto, se você estiver bem preparado e souber conversar bem em outro idioma, poderá ter mais confiança e obter um desempenho melhor.

Saiba como passar uma boa imagem em apresentações e reuniões em outros idiomas

Para ajudá-lo nesse momento, este artigo vai trazer algumas orientações sobre como manter uma boa imagem em apresentações e reuniões corporativas em inglês e também em outros idiomas. Acompanhe as nossas dicas!

Como criar uma boa imagem em apresentação e reuniões?

Conheça algumas práticas que vão aumentar as chances de você se sentir mais confiante e ter uma boa performance ao falar em público em apresentações e reuniões corporativas.

Chegue cedo no local

Chegar antes do seu público é bom, pois você poderá se ambientar com o local e se sentirá menos nervoso. Assim, aos poucos, você vai se sentido mais confortável. Além disso, você terá mais tempo para conversar com as pessoas que já estiverem no evento e poderá agregar algumas opiniões ao seu discurso. Também é uma boa técnica para quebrar aquele gelo inicial que costuma rodear o ambiente antes de qualquer apresentação ou reunião de negócios.

Estude o que será apresentado

Esteja preparado para discorrer sobre o tema que será abordado. Por isso, estude bastante o assunto no idioma da apresentação. Pense todos os tópicos que deverão ser mencionados e faça uma explicação detalhada sobre eles.

Além disso, é importante estar preparado para debater sobre as dúvidas e as questões que o público poderá suscitar. Portanto, certifique-se de que domina o assunto a ponto de realizar uma apresentação bem-feita. Afinal de contas, se você tiver estudado bastante o tema, também se sentirá mais confiante e seguro no momento de falar em público.

Controle a voz

A voz é um fator que faz muita diferença durante todo o momento do discurso. O tom deve ser forte e incisivo. Por isso, o ideal é fazer alguns treinamentos dias antes do momento da apresentação. Mantenha um volume agradável, de modo que qualquer um que esteja presente no local consiga escutá-lo bem.

Evite mudar o tom de forma repentina, gaguejar e fazer paradas bruscas. Não se esqueça de fazer pausas estratégicas, a fim de induzir o público a pensar e refletir sobre o assunto que está sendo debatido. Se puder, faça um curso de oratória, pois ele vai ser bastante útil. Tudo isso vai ajudá-lo a transmitir uma postura mais profissional e confiante — típica de quem domina o assunto que está sendo transmitido.

Exponha dados reais e concretos

Seja honesto consigo e com o seu público. Isso significa que você deve apresentar as informações reais depois de ter se certificado de que elas realmente são verdadeiras. Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de algum dado ou não souber a resposta sobre alguma questão que foi levantada, seja sincero e não mencione informações somente para parecer que domina o assunto. Essa atitude pode ser prejudicial para a sua apresentação e causar danos a sua imagem profissional.

Pratique sempre que possível

Falar um idioma é uma prática que deve ser aperfeiçoada constantemente. Por isso, pratique com amigos, sua família e conhecidos. Essas pessoas poderão fazer críticas e dar sugestões para que você aprimore ainda mais o seu desempenho.

Desse modo, você vai se acostumando e logo vai virar um hábito. É, inclusive, uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade. Não se assuste se esquecer de alguma palavra ou alguma expressão. Tente manter a calma e substituir por outra ideia similar, por exemplo.

Adote a gesticulação

Utilizar gestos e movimentos com as mãos é uma estratégia para otimizar a comunicação e transmitir a mensagem com mais ênfase e clareza. Além disso, essa técnica ajuda a transmitir mais confiança e autoridade no assunto que está sendo abordado.

Assim, as mãos devem acompanhar as ideias e o raciocínio. Contudo, tenha cuidado para não exagerar nos gestos ou você poderá distrair a atenção do público. Além disso, você não precisa ficar sempre parado no mesmo lugar. Circule pelo palco sempre que achar necessário prender o interesse da plateia.

Mantenha o bom humor

O humor é essencial para prender a atenção do público por um tempo maior. Por isso, pense em alguma frase de efeito para descontrair o ambiente, principalmente antes de começar a apresentação.

Essa prática vai tornar o ambiente mais agradável e será uma porta de entrada para que o público se interesse em escutar as suas ideias com mais receptividade, estreitando a relação.

Da mesma forma, o fim da apresentação também deve ser marcado por uma pitada de descontração. Desse modo, ao se despedir da plateia, você vai deixar uma impressão positiva na memória do público.

Tenha uma boa postura

Além de ter uma boa gesticulação e bom humor, também preste atenção na sua postura. O ideal é se manter totalmente ereto, voltado para o público e com os ombros erguidos. Evite ficar de costas para a plateia ou se apoiar em móveis, como cadeiras e mesas. Lembre-se de que o seu corpo também funciona como um agente transmissor da mensagem, transmitindo confiança e autoridade no assunto.

Tenha alguém como inspiração

Assista a apresentações e tenha alguém como um modelo de inspiração. Ao se espelhar em um ídolo — ou alguém que você admira — você terá motivação para desenvolver ainda mais as suas habilidades de apresentação. Portanto, observe alguém competente e que domina as técnicas de persuasão e convencimento da plateia, além de aprender também com as falhas e os erros cometidos.

Como se sair bem ao se apresentar em outros idiomas?

A seguir, você vai aprender algumas dicas de como se mostrar confiante e passar credibilidade em uma apresentação ou reunião em outros idiomas. Além disso, também vai conhecer algumas estratégias de oratória. Confira.

Use palavras fáceis

Evite empregar palavras não tão comuns e termos de difícil compreensão para os mais leigos. Essa prática vai deixar a conversa enfadonha e não despertará o interesse do público, que se sentirá confuso e entediado. Como resultado, a apresentação não surtirá o efeito desejado.

Não fale muito rápido

Faça pausas durante a apresentação das ideias. Afinal, é importante fazer pequenos intervalos para que a plateia consiga assimilar o pensamento que está sendo transmitido. O ideal é se apresentar de maneira tranquila, sem pressa.

Ensaie a pronúncia das palavras

Caso ainda tenha alguma dificuldade no idioma em que vai se apresentar, procure estudar melhor as palavras. Se possível, treine com pessoas mais experientes e que já dominam o idioma. Assim, elas poderão dar dicas e corrigi-lo quando necessário.

Uma dica bastante útil é gravar a sua apresentação em um gravador ou mesmo no celular e depois escutar o que foi dito. Assim, você terá uma noção mais clara sobre o ritmo da sua fala e onde está errando.

Faça exercícios de dicção

Os exercícios de dicção são uma ótima maneira de melhorar a qualidade da pronúncia em outro idioma e passar mais autoridade sobre o assunto que será debatido. O ideal é buscar o auxílio de um fonoaudiólogo. Esse profissional vai prescrever alguns exercícios para treinar a fala e melhorar a dicção.

Escreva um roteiro

Uma boa apresentação em inglês requer a elaboração de um roteiro. Essa etapa é importante para não se perder durante a conversa e ter um maior equilíbrio entre a palavra escrita e a oral. Isso significa que o roteiro é útil para você não se perder durante a exposição das suas ideias, além de ser um ótimo remédio para curá-lo de momentos de nervosismo e maior tensão.

Nesse sentido, elabore um script contendo o início, o meio e o fim do pensamento, de forma a concluir a ideia da melhor forma possível. Assim, você consegue identificar pontos que ainda precisam ser mais bem explorados, os momentos de pausa e outros que podem ser removidos da apresentação.

Crie slides com texto em inglês

A criação de slides com textos em inglês é uma medida paliativa, caso você se perca durante a apresentação. Assim, você poderá recuperar o raciocínio mais rapidamente e conseguirá contornar a situação. Contudo, tome cuidado para não incluir muitas informações nos slides, para não deixar o material poluído nem para não alongar demais o assunto.

Estude inglês específico para negócios

O inglês para negócios é uma área mais restrita e que vai além do inglês tradicional, uma vez que engloba expressões mais específicas, que, no geral, não são utilizadas pelas pessoas. Ao utilizar esses termos, você vai ampliar o seu vocabulário empresarial, trazer mais qualidade para o discurso e passar mais autoridade no assunto, além de ser uma maneira de conseguir a fluência na língua desejada.

Dominar o idioma estrangeiro é um requisito fundamental para você se sair bem em qualquer tipo de apresentação e reuniões corporativas. Afinal, o diálogo que impera nesse tipo de evento é amplo. Portanto, é necessário treinar e conhecer o tema que será debatido. Também tome cuidado com os vícios de linguagem para não prejudicar o raciocínio.

Quer melhorar o seu desempenho em uma apresentação de negócios? Então entre em contato e confira mais detalhes!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *