Saiba agora mesmo a importância da marca pessoal e se destaque!

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Neste século de empoderamento, desenvolvimento nos planos de carreira e autogestão, eu compreendi que se quisesse ser reconhecida e representar segurança para o meu negócio, precisava aprender sobre a importância da marca pessoal e colocá-la em prática.

O zelo pela marca faz uma grande diferença na carreira profissional. Essa é uma maneira de se sobressair diante da concorrência e de desenvolver uma imagem marcante e memorável, algo que notei e que, sem dúvida, pode mostrar-se como um diferencial no mercado de trabalho.

Por isso, se você quer ter uma presença marcante por meio da sua marca pessoal, acompanhe o conteúdo que escrevi pensando, justamente, em casos como o seu. Boa leitura!

O que mudou nos últimos anos?

Quando faço uma reflexão sobre os últimos anos, percebo as variadas mudanças que ocorreram e ainda ocorrem no mercado de trabalho. E cabe a nós, profissionais, nos adaptarmos de maneira crítica a essas novas concepções, novos olhares, novos conceitos.

No século XX, o trabalho era automatizado e possuía uma organização própria para a revolução industrial daquele século, que visava à maximização da produção e do lucro por meio da divisão técnica do trabalho.

Hoje, compreendo que essa técnica já não traz tantas perspectivas como antigamente, devido ao desenvolvimento das novas formas de comunicação, aos grupos sociais, que ganharam mais destaque e visibilidade, e ao reconhecimento de que uma pessoa motivada produz, tanto em quantidade quanto em qualidade, mais do que aquelas que exercem um trabalho mecanizado e sem objetivo.

Uma das grandes prioridades do século XXI, em contraste com o século XX, é o investimento no capital humano, pois, além disso, também houve mudanças nas perspectivas individuais do trabalhador deste século.

Neste século, o investimento no ser humano tornou-se algo valoroso, pois, se reconhecemos que o profissional é alguém que estimula, contribui, vincula o sucesso de cada membro ao sucesso da equipe, compreende as necessidades do outro e, além do mais, tem uma personalidade otimista e positiva, que inspira confiança, esse profissional é atrativo para o mercado de trabalho.

Qual a importância da marca pessoal?

A marca pessoal entra em contexto no século XXI como algo inovador que, além de oferecer destaque para o profissional, também traz a oportunidade de mostrar seu diferencial para as outras pessoas.

As organizações, nos últimos anos, têm assumido novas formas de carreira, como valorizar o indivíduo que seja capaz de gerir a própria carreira pessoal e, ao mesmo tempo, inspire outros colegas a fazerem o mesmo, esse é um trabalho constante de autoestima.

Dessa forma, a marca pessoal é a produção estratégica de uma imagem positiva que permite ao profissional se destacar, mostrar o que o torna especial e demonstrar sua carreira como um bem do seu sucesso profissional.

Com uma marca pessoal consolidada você se tornará referência para muitas pessoas. Por exemplo, se você precisa pesquisar a respeito de alguma marca ou algum site de vendas, você confiará mais nas avaliações presentes nesse site ou levará muito mais em consideração os relatos pessoais?

A maioria leva em consideração os relatos pessoais, mesmo que não conheçam as pessoas envolvidas. Portanto, a pessoalidade, quando bem construída, em muitos casos, exerce tanta influência quanto às empresas.

Como consolidar sua marca pessoal?

Para que você consolide a sua marca pessoal é importante investir constantemente em seu crescimento profissional, desenvolvendo habilidades e competências, as quais serão fundamentais para construir a sua marca, aumentando seu valor e transparecendo segurança.

Saiba como consolidar sua marca pessoal!

Conheça seu ambiente profissional

Minha primeira dica é: pesquise, busque as informações necessárias acerca do seu ambiente de trabalho, conheça seus concorrentes, observe as oportunidades de carreira existentes e invista nas habilidades e competências que você deve alcançar para o desenvolvimento profissional.

É importante observar o ambiente que o rodeia, mas, principalmente, é preciso saber se observar — autoconhecimento. Liste seus acertos e suas falhas — sem culpa, falhas fazem parte de todo processo de crescimento — e veja como buscar o aprimoramento.

Defina seus objetivos

A partir do momento em que você se conhece e conhece o ambiente ao seu redor, é possível se envolver em ocupações e atividades que o auxiliarão a melhorar suas capacidades profissionais.

É dessa forma que você poderá atingir um maior nível de motivação para participar das práticas que o levarão a concretizar suas metas, envolvendo-se em atividades que contribuirão para alcançar os objetivos finais.

Crie um bom storytelling

Com o storytelling eu garanto que você pode encantar seu público, prendê-lo e garantir que eles estarão lhe acompanhando em seu próximo movimento. Todos nós temos várias histórias para contar e essas histórias podem surgir do cotidiano. Então, a partir do momento em que você conta esses acontecimentos corriqueiros para alguém, pronto, você tem uma história.

Uma dica é: mantenha uma pasta em seu dispositivo móvel e sempre que acontecer algo em seu dia que lhe inspire uma história, anote. Quando estiver em seu momento reservado para escrita, organize-se e escreva. É comum nesse processo que outras ideias surjam, não as recuse, use-as.

Marque sua presença nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas que possibilitam o reconhecimento para marcar a sua existência. Por isso, para você ser visto, é importante estar nas redes sociais e destacar o seu profissionalismo, tornando-se um influenciador por meio da presença digital e lembrando-se sempre de manter uma comunicação humanizada.

Veja como:

Escolha a rede social adequada ao perfil

Nem toda rede social é adequada ao perfil do profissional. Cada rede social tem seu público específico e, em algumas, você pode até adquirir certa popularidade, mas não se tornar um influenciador.

É importante optar pela rede que você tenha mais afinidade — se gosta de tirar fotos, opte pelo Instagram; se gosta de compartilhar textos, opte por um blog ou site; se prefere explicitar opiniões, use o Facebook. O importante é estar confortável com a rede digital que você selecionar.

Conte histórias

Você se lembra do storytelling que citei acima? As mídias sociais são os meios que você pode utilizar para divulgar suas histórias. O importante é você mostrar um pouco da sua realidade profissional, pois a vida digital tem mais proximidade quando a personalidade se mostra real, transmitindo um pouco da sua imagem pessoal.

Opte pela privacidade

Caso você prefira não associar sua vida pessoal a profissional, você pode criar um perfil separado nas redes que você escolher. Assim, poderá administrar sua vida pessoal e profissional em mídias sociais com diferentes objetivos.

Tenha foco

Com o tempo muitas pessoas se perdem e se esquecem de suas redes. Não as abandone. Mire no conteúdo que você quer expor e siga essa linha, buscando reforçar sempre o que foi dito anteriormente.

Defina seu target

Se você quer melhorar sua rede e suas comunicações, tenha clareza de sua audiência e siga pessoas influentes nas redes sociais. Assim, você poderá aumentar o seu público-alvo de acordo com o seu objetivo.

Não descuide do design

A maior parte dos conteúdos compartilhados nas redes sociais é visual. Por isso, mantenha um padrão visual confortável em suas postagens e avalie as cores que você usa. Assim será possível manter um registro e uma marca consistente.

Mantenha-se atualizado

Mantenha seus perfis atualizados com postagens e conteúdos autênticos. Seja natural e constante em suas postagens, para que você continue com uma imagem profissional positiva, influente e com autoridade em seu grupo.

Por que a consultoria é essencial para estabelecer sua marca pessoal?

Com a experiência, constatei que a consultoria, no momento de promoção da sua marca pessoal, pode ser uma estratégia que definirá suas atitudes diante desse contexto.

Ao buscar uma boa instrução, você pode melhorar o cuidado com a sua autoimagem e com o seu posicionamento profissional, por meio de um trabalho personalizado e interativo, que procura valorizar suas melhores competências e habilidades.

A consultoria consegue visualizar a sua marca e buscar formas satisfatórias de promovê-la, mostrando o caminho para a pró-atividade, oferecendo opções estratégicas para comportamento e crescimento profissional.

Com essa ajuda, sei que é possível descobrir e encontrar o que há de melhor em você, atraindo novas oportunidades, como segurança, uma identidade profissional alinhada a da empresa e estilos atuais que valorizam a rotina do trabalho.

Notou a importância da marca pessoal? Viu como, se bem consolidada, pode impulsionar a carreira pessoal de maneira significativa? Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, entre em contato! Estou disposta a ouvir e oferecer as melhores oportunidades para sua marca pessoal!

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

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