Saber escolher bem a roupa para trabalhar não é algo simples, mas também não é uma coisa do outro mundo. Todo mundo tem um estilo próprio de se vestir com suas roupas e sapatos favoritos. Contudo, o ambiente corporativo tem as suas próprias regras, e o que você veste deve estar compatível com ele.

Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas para tornar o seu dia a dia mais prático e ajudar na escolha do vestuário para o ambiente de trabalho. Confira!

Roupa de trabalho: como estar sempre bem-vestida para trabalhar?

Invista em peças coringas

Existem algumas peças de roupa que precisam estar no guarda-roupa de toda mulher. Elas são atemporais, ou seja, não saem de moda. Assim, é possível investir em roupas mais caras e com maior qualidade para que elas durem mais tempo.

Camisa branca, saia lápis, calça de alfaiataria  e blazer ou casaqueto em cores  neutras, como preto, cinza, marinho, vinho ou camelo, ficam muito bem com qualquer roupa e conseguem casar com praticamente todo o guarda-roupa.

Vista-se de acordo com a sua função

Ainda que o look para o trabalho precise ser necessariamente formal, na maioria das vezes é possível notar que há graduações de formalidade.

Assim sendo, se você exerce um cargo no qual fica mais visível para o público, como em uma recepção ou se faz visitas a clientes, o seu visual precisa ser bastante formal para não correr o risco de errar, já que está representando a sua empresa.

Nos casos que não precisam de tamanha formalidade, é essencial que você tenha, acima de tudo, bom senso. Mesmo que a empresa seja mais tranquila em relação às vestimentas do funcionário, não exagere na informalidade, pois esse fato pode fazer com que você não tenha uma imagem muito profissional. 

Seja tão formal quanto a empresa

Hoje estamos em novos tempos e sabemos que existem milhares de empresas que não estão mais exigindo que um código de vestimenta seja seguido.

Empresas que costumam mexer com assuntos mais criativos, como marketing, música, artes e assuntos relacionados, dão maior liberdade para que os seus funcionários se vistam de acordo com o seu próprio estilo dentro do estabelecimento.

Entretanto, não se pode falar o mesmo quando o assunto é um banco ou um escritório de advocacia. Esses ambientes possuem certas exigências quanto à maneira de se vestir. Nesse caso, é imprescindível ter formalidade e, especialmente, peças básicas, que não chamem muito a atenção.

Esteja sempre bem preparada

Se você não faz o tipo formal e se a sua empresa não pede que os funcionários se vistam assim todos os dias, tudo bem.

No entanto, em certas ocasiões, como reuniões inesperadas ou compromissos com clientes que são marcados em cima da hora, é sempre bom ter um kit com algumas roupas limpas na empresa. Um sapato mais clássico, como o scarpin, um terninho e calça de alfaiataria sempre ajudam nesses momentos.

Essa dica também é essencial para quando você realizar uma viagem pela empresa. Às vezes, pode surgir de surpresa uma reunião ou um jantar extremamente formal e que vai ser fundamental para o desenvolvimento do local em que você trabalha. Nesses casos, levar roupas para todas as ocasiões é bastante importante para que você não seja pega de surpresa. 

Descubra e entenda o seu tipo de corpo

Muitas mulheres “escorregam” na hora de comprar uma roupa mais adequada, principalmente porque querem comprar uma peça que não valoriza em nada o seu corpo.

É fundamental tentar compreender os pontos fortes do seu corpo e quais precisam de maior destaque. Por exemplo, se ele é do tipo retangular, vale a pena apostar em cintos que estão na moda. Ajudam a modelar uma bela cintura.

E quais são os tipos de corpo para que você acerte em cheio na escolha da roupa de trabalho? 

Oval

Os ombros e os quadris possuem a mesma largura, não dispondo de marcação de cintura. Nesse caso, o tronco forma um bloco mais largo na parte de cima.

Para acertar na escolha do look, é necessário optar por roupas mais escuras, preferindo aquelas que não são largas demais. 

Ampulheta

Diferente da primeira, a cintura é bem marcada e as formas são bastante preenchidas e arredondadas no busto e quadril.

Nesse tipo de corpo, apesar de a maioria das roupas cair bem, o ideal é que a pessoa tome cuidado com roupas muito transparentes, justas e curtas.

Triângulo

No caso do tipo de corpo triângulo, o quadril é geralmente mais largo que a parte de cima. O busto é pequeno, os ombros bem estreitos e a cintura é marcada.

Blusas estampadas e coloridas são ótimas escolhas para quem possui o corpo triângulo.

Triângulo invertido

Como o próprio nome já sugere, é o contrário do triângulo. Os ombros são mais largos que o quadril. Para acertar em cheio, o ideal é deixar os ombros mais leves e escolher roupas que valorizem as curvas.

Retângulo

Nesse caso, há pouca marcação de cintura e as formas são bem equilibradas. Escolher roupas que criem curvas é essencial para quem possui o corpo retângulo, como blusas com bojo, saias do tipo tulipa, entre outras. 

Saiba o que não usar de maneira alguma 

Na hora de escolher as roupas que for usar para trabalhar, tenha em mente aquelas que não trarão uma imagem profissional. A primeira e essencial regra é que você saiba qual o código da empresa: existem aquelas que aceitam qualquer dress code, como mencionado anteriormente. Mas também há empresas que possuem regras e é necessário segui-las. 

Tenha cuidado, também, com saias e vestidos muito curtos. Esse tipo de vestuário está diretamente ligado a roupas de balada. Não exagere nas transparências nem nos itens extras, como colares e pulseiras. Para utilizar decote, tenha bom senso! No trabalho, opte por aquelas blusas em que o decote chegue até, no máximo, onde começam os seios. 

A partir de agora, quando for comprar roupa de trabalho, fique bem atenta e lembre-se destas dicas. O conselho final e mais importante de todos é evitar a todo custo ser vulgar! Não importa se o local de trabalho é formal ou informal — a vulgaridade das roupas não combina com nenhum desses ambientes.

E aí, gostou do conteúdo? Agora, que você já sabe dicas de como melhor escolher a roupa para trabalhar, deixe o seu comentário no post. Compartilhe as suas experiências conosco. Assim, você poderá nos contar como escolhe o seu look diário, além de poder trocar ideias e experiências com várias outras pessoas. 

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *