Reputação: 5 atitudes que quebram sua credibilidade enquanto liderança. Ter uma boa reputação é essencial para o sucesso de profissionais em posições de liderança. No entanto, a credibilidade, que demanda muito esforço e tempo para ser construída, pode ser quebrada rapidamente com falhas de comunicação e ações impensadas.

Por isso, é fundamental ter cuidado com condutas que prejudicam a imagem e trazem danos para a carreira que podem ser irremediáveis.

Neste artigo, você vai conhecer 5 atitudes que podem tirar a sua credibilidade como líder e afetar a reputação. Continue a leitura!

Reputação: 5 atitudes que quebram sua credibilidade enquanto liderança

1. Não controlar as emoções

As posições de liderança trazem muitas responsabilidades, fazendo com que a rotina seja estressante. Entretanto, é preciso controlar as emoções e não deixar o nervosismo tomar conta e gerar atitudes impulsivas e agressivas.

Condutas explosivas, além de afetarem a imagem, tendem a ser reproduzidas e criam um ambiente hostil e desestimulante, atrapalhando o desempenho dos funcionários e os resultados da empresa.

Desse modo, é necessário desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional para conhecer as próprias limitações, saber controlar os sentimentos e contornar as situações com tranquilidade.

2. Ser incoerente

As ações de um líder precisam estar alinhadas com sua imagem e seu discurso. Quando um profissional nessa posição tem comportamentos incoerentes, os funcionários passam a ver todas as atitudes com desconfiança, gerando perda de autoridade e insegurança na equipe.

Sendo assim, é imprescindível ser transparente em todas as situações, evitando contradições e outras condutas que possam gerar dúvidas sobre a credibilidade.

3. Não ter empatia

A empatia é um dos princípios de uma liderança genuína. É por meio dela que o líder consegue conhecer as reais necessidades e motivações dos colaboradores e se tornar uma figura de referência, que inspire e auxilie os liderados a melhorarem constantemente.

Por esse motivo, é muito importante ser receptivo e desenvolver a escuta para conseguir se colocar no lugar dos funcionários e entender as suas características e as suas emoções.

4. Evitar tomar decisões

As decisões têm grande impacto na imagem de um líder e elas não podem ser evitadas. Deixar que os colaboradores façam escolhas que não estão dentro das suas responsabilidades e se omitir no momento de conflitos, por exemplo, são atitudes que prejudicam os resultados da equipe e a reputação do líder.

Por isso, é fundamental não ignorar as situações. Sempre que for preciso tomar uma decisão difícil, busque informações, pondere as opções com calma e demonstre segurança ao informar o que foi decidido.

5. Não saber se comunicar

A boa liderança depende da comunicação. Quando um líder não consegue orientar e transmitir informações de forma clara, é inevitável que ruídos aconteçam e prejudiquem o desempenho da equipe bem como a maneira como o profissional é visto pelos liderados.

Além disso, a comunicação permite que o líder seja uma figura influente e inspiradora, o que auxilia na construção de relacionamentos produtivos com os funcionários e na formação de uma imagem respeitada.

Dessa forma, é necessário ter atenção a todos os aspectos da comunicação, como a escuta, a linguagem corporal e a oratória.

A reputação é um fator decisivo para o sucesso da liderança e precisa ser muito bem cuidada. Para evitar erros que possam prejudicar a credibilidade, observe e repense as atitudes para identificar pontos de melhoria, aprimore o autoconhecimento e desenvolva a inteligência emocional.

Assim, mesmo em situações de grande estresse, você vai conseguir controlar os impulsos e ter condutas que inspirem e sejam positivas para a imagem profissional.

Agora que você já conhece as atitudes que atrapalham a sua credibilidade enquanto liderança e prejudicam a sua reputação, assine a minha newsletter e receba todas as novidades para ser um profissional cada vez melhor!

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

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