Dicas de recolocação profissional para mulheres mais velhas

4 dicas de recolocação profissional para mulheres mais velhas

Voltar ao mercado de trabalho depois dos 35 anos é mais difícil. Sendo mulher, então, nem se fala. A recolocação profissional pode ser intimidadora. Por isso, estou aqui para ajudar você nessa fase.

Separei 4 dicas práticas que serão úteis em todo o processo na busca de uma nova oportunidade na sua carreira, ou até mesmo de uma profissão completamente nova.

Vamos começar?

1. Mantenha o foco ao escolher sua recolocação profissional

Antes de qualquer coisa, é necessário descobrir por que você está em busca de uma recolocação profissional. Ou seja, quais são as suas motivações. Você quer trabalhar com algo que traga mais paixão para a sua vida? Ou algo que permita ter mais tempo livre mesmo que isso faça você ganhar menos?

Separe um momento para refletir sobre os últimos anos da sua carreira e vida pessoal e liste tudo que incomoda e que estimula você. A partir dessa lista, veja o que realmente lhe motiva: mudar o mundo, alcançar um cargo mais alto, fazer algo completamente novo? O céu — ou até mesmo CEO — é o limite.  

Assim que descobrir que caminho você quer seguir, mantenha-se nele e todo passo que der daqui para frente será para alcançar esse objetivo. Nem sempre é rápido alcançá-lo e você precisará enfrentar algumas pedras pelo caminho. E é disso que se trata o meu próximo tópico.

2. Esteja pronta para lidar com preconceitos

Já sofremos bastante na vida e, infelizmente, as coisas não ficam mais fáceis conforme envelhecemos. O mercado ainda pode ver com certa relutância as mulheres mais experientes.

Alguns empregadores podem achar que você não vá querer se subordinar a chefes mais novos, que ser mãe pode atrapalhar sua dedicação à empresa ou até mesmo que você é muito qualificada para a vaga.

Alguns desses preconceitos podem ser amenizados em uma carta de apresentação enviada junto ao currículo e outros dados devem ser tratados pessoalmente, quando você for convidada para uma entrevista.

Isso nos leva à minha próxima dica.

3. Prepare-se para entrevistas

Você provavelmente já passou por algumas entrevistas de emprego ao longo da sua vida, mas, agora que se encontra em outra fase, precisa estar preparada um pouco mais.

Ser convidada para uma entrevista já demonstra que você tem chances de conseguir a vaga. Anime-se e não se deixe intimidar pela questão da idade.

Estude com cuidado a empresa na internet. Usar o Linkedin é uma ótima opção. Analise o perfil da vaga para a qual está se candidatando. Se necessário, busque cursos de atualização e estude sempre as últimas novidades do mercado dentro e fora do Brasil.

Mostre que você tem muito valor a acrescer para a empresa. Essa é a hora de mostrar todo o seu potencial. Por fim, minha última dica é o melhor conselho que eu poderia deixar para você.

4. Seja autêntica

Não se deixe pressionar pelo mercado ou pelas outras pessoas. Siga o seu objetivo e não se iluda achando que o melhor para as outras mulheres é o ideal para você.

Talvez voltar a trabalhar em uma empresa não é o que lhe motiva. Já pensou em abrir o seu próprio negócio ou mesmo virar consultora na sua área?

Vou mostrar um exemplo. Luciana, carioca de 36 anos, é arquiteta e se viu sem emprego há pouco mais de um ano. Tentou se recolocar no mercado, mas nenhuma vaga estava estimulando-a. Sua antiga paixão é a confeitaria.

Após refletir sobre seus desejos, investiu em um curso profissional e hoje tem sua própria marca de confeitaria com clientes privados e até mesmo um renomado organizador de casamentos como parceiro.

Essa história, mesmo sendo apenas um exemplo, acontece muito mais do que você imagina. A vida está cheia de oportunidades apenas esperando que você decida qual pegar. Não a deixe esperando.

Estas dicas são essenciais para trilhar o seu rumo em uma recolocação profissional. Mas se você ainda tiver dúvidas ou quiser se aprofundar um pouco mais, deixe um comentário que terei imenso prazer em responder!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This