Recebendo convidados: qual a forma correta de aceitar e recusar convites?

Um casamento, um jantar, um aniversário, um evento, uma comemoração: para todas essas ocasiões existirá um convite. E, para todos os convites, será necessária uma resposta, certo? Afinal, todo convite traz ao convidado uma obrigação importante: confirmar presença ou declinar o pedido.

Recebeu um convite importante e deseja saber como respondê-lo? Veio ao post certo! Estará recebendo convidados em breve para uma festa e quer descobrir como fazer isso da melhor maneira? Também ajudaremos você por aqui! Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de todas essas dicas.

É importante responder os convites recebidos?

Sua resposta é: com certeza sim! Aceitando ou declinando é muito importante responder a qualquer convite recebido, especialmente em casos de eventos mais formais, como as festas de casamento. É parte da boa educação informar ao anfitrião se você pretende ou não comparecer ao evento. Eu esperaria!

Quem está planejando um evento e receberá convidados futuramente precisa saber a quantidade exata de pessoas. Isso é importante por várias razões: tamanho do espaço, quantidade de mesas e cadeiras, organização desses móveis, quantidade de pessoas para contratar o buffet, lembrancinhas, entre outros.

É claro que o organizador do evento deverá prever certa quantidade antes mesmo de enviar os convites. Mas fica muito mais fácil fechar os planejamentos quando as respostas se confirmam.

O que é R.S.V.P.?

Se o convite que você recebeu continha essa sigla, não se desespere: não é nenhum tipo de charada! R.S.V.P. ou, em francês, “Répondez, s’il vous plaît” (responda, por favor) é um código que significa que o anfitrião espera uma resposta ao convite que foi enviado. Ou seja, se sou o anfitrião, desejo saber se você vai ou não ao evento em questão.

Como mencionei acima, devido às necessidades de organização do evento, é interessante que essa resposta seja recebida pelo anfitrião o mais rápido possível assim que o convite chegar nas mãos do convidado. De preferência, em um ou dois dias.

Qual é a forma correta de responder um convite recebido?

Um convite deve ser respondido de acordo com o envio. Isso porque o convite pode ser enviado com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Ele pode ser um convite formal, semiformal ou informal.

Por exemplo, o R.S.V.P. pode ser solicitado, mas sem um cartão de resposta. Nesse caso, o convidado deve responder diretamente para o endereço, com uma carta ou bilhete escrito à mão. Caso o convite venha com o cartão de resposta, responda-o e devolva o convite em um envelope fechado.

O R.S.V.P. também pode ser solicitado via telefone. Nesse caso, telefone e faça questão de entrar em contato com a pessoa que enviou o convite. Deixar recado na caixa postal não é interessante. Como os tempos estão mais tecnológicos e a intervenção digital facilita bastante o nosso dia a dia, a resposta pode ser solicitada via e-mail, então, você poderá aceitar ou recusar o convite por meio dessa ferramenta.

Aceitando o convite

Nos casos mais formais, o mais indicado é usar a frase “Eu/Sr. e Sra. Sobrenome, aceito(amos) com prazer o convite e confirmo(amos) a minha/nossa presença”. Finalize a mensagem com um “muito obrigado pelo convite” ou “agradecemos o seu convite”. Afinal, também é parte da etiqueta demonstrar gratidão por ter sido lembrado e convidado para o evento.

Recusando o convite

Em casos de cartão de resposta para eventos formais, a frase “eu/nós não poderei(mos) comparecer” é suficiente. Se achar necessário, envie um bilhete com alguma justificativa, assim o anfitrião compreenderá melhor o motivo da sua ausência. Isso acrescenta um toque pessoal à sua resposta e é interessante quando o convidado e o anfitrião têm maior proximidade. Além disso, nunca devemos esquecer de agradecer o convite mesmo que o estejamos recusando!

Como receber um convidado corretamente?

Para ser anfitrião também são necessárias algumas regras de etiqueta. Mas, se você receberá convidados em breve, não se preocupe. Ensinarei como recebê-los corretamente!

Respeite o horário do convite

Seja qual for a ocasião, se no convite estava previsto um determinado horário, a festa, evento ou jantar deverá iniciar no horário informado. Atrasos não são bem-vistos mesmo quando se trata de uma ocasião informal.

Portanto, se for receber convidados e alguma mudança de horário precisar acontecer, isso deverá ser informado com antecedência. Em casos de emergências e imprevistos, quando se trata de eventos formais, é interessante ter um plano B para receber os convidados que chegaram na hora indicada. Os responsáveis pelo cerimonial podem reservar uma sala para acomodar as pessoas, servir água e justificar o atraso.

Se a festa ou jantar for na sua casa e os preparativos estiverem atrasados, deixe os convidados confortáveis na sala de estar. Coloque uma música ambiente e sirva petiscos para que se distraiam. De forma alguma abandone-os na sala de estar! Confira periodicamente se eles estão bem ou se necessitam de alguma coisa.

Crie uma atmosfera agradável

Independentemente do tamanho ou nível de formalidade do evento, os convidados precisam se sentir bem onde estão. O ambiente precisa ser agradável e o espaço deverá estar limpo e organizado. Além disso, pode ser interessante usar algum tipo de decoração, como flores. Atente também para a acomodação dos convidados, pois ninguém deve ficar sem um lugar para se sentar.

Disponibilize banheiros

Ter banheiros em quantidade razoável é algo essencial em qualquer festa, jantar ou evento. Eles devem estar disponíveis para o uso e devidamente limpos e equipados. É interessante dispor de sabonete líquido (é mais higiênico), papel higiênico extra (deixado à vista para evitar algum tipo de “saia justa”) e um spray para eliminar possíveis odores.

Também podem ser disponibilizadas toalhas de lavabo, que conferem um toque de sofisticação. Mas, no caso de eventos maiores e quando há muitos convidados, é mais interessante disponibilizar as toalhas de papel.

Seguindo essas dicas você não cometerá erros nem ao ser convidado para um evento e muito menos quando estiver recebendo convidados!

Este artigo foi interessante para você? O que acha de receber outros posts relevantes como este diretamente no seu e-mail? É fácil: basta assinar a minha newsletter! Assim, você não perderá nada do que for postado por aqui.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This