Postura, elegância e imagem: saiba como se sentar corretamente. Você já sentiu aquela dorzinha nas costas quando estava sentado? Provavelmente, sua resposta é sim. Esse é apenas um dos motivos pelos quais você deve saber como se sentar corretamente, independentemente do local em que esteja.

A verdade é que, além de poder causar sérios problemas na coluna, uma má postura passa a imagem negativa de alguém relaxado e deselegante. Então, para evitar isso, é imprescindível ter atenção a esse detalhe durante os seus compromissos do dia a dia.

Para ajudar você a transmitir mais confiança e manter a saúde da sua coluna, elaborei este artigo com dicas práticas de como se sentar corretamente. Continue lendo para conferir!

Postura, elegância e imagem: saiba como se sentar corretamente

A importância de uma boa postura

Sabemos que é cada vez mais comum as pessoas sofrerem com dores nas costas, pescoço, pernas e joelhos causadas pela má postura. Isso costuma acontecer, principalmente com quem passa horas sentado de forma incorreta, como é o caso de quem trabalha em frente ao computador.

Além disso, uma má postura no ambiente de trabalho é capaz de afetar negativamente a sua imagem profissional, podendo transmitir uma falta de emprenho, desmotivação e tédio.

Em primeiro lugar, é importante conferir como está a sua cadeira de trabalho. Há uma grande probabilidade de que ela esteja reduzindo a curvatura natural da sua coluna, o que pode gerar dores na região lombar, no pescoço e nos ombros. Além disso, é provável que ela também esteja causando uma diminuição na circulação sanguínea das suas pernas. Isso acaba exigindo que o seu coração e pulmões trabalhem mais.

Principais dicas sobre como se sentar corretamente

Quando você se senta corretamente, sua postura favorece a digestão, a respiração e a evacuação, bem como os ligamentos e articulações. Do contrário, os órgãos da sua região abdominal tendem a se comprimir. Pensando nisso, confira nossas dicas a seguir!

Posicione o ombro para trás

Você já teve alguma tensão muscular nos ombros? Sei que isso é bastante incomodo. A boa notícia é que pode ser evitado com uma pequena mudança de hábito! Evite inclinar os seus ombros para frente. Em vez disso, posicione-os para trás, deixando relaxados. Dessa forma, é possível evitar que você force demais o pescoço e os músculos do resto do corpo.

Apesar de o ombro não fazer parte da coluna, ele acaba por influenciar diretamente a maneira como ela se comporta. Isto a longo prazo, pode causar uma deformidade na sua coluna, comprometendo a imagem que você passa para as outras pessoas. Pense nisso!

Mantenha as costas retas

Já vi muitos profissionais que eram educados e responsáveis, mas não tinham elegância com sua postura. Por mais comprometidas que essas pessoas sejam com suas funções, elas passam uma imagem distorcida de si próprias. Isto influencia diretamente a forma como são tratadas pelos outros.

Por isso, para que suas costas fiquem sempre retas, procure sentar-se formando um suave “S”(quando visto de perfil) com a sua coluna. Sei que não é fácil manter sempre essa posição, principalmente quando se está cansado e o corpo pede para relaxar. Entretanto, é preciso se “policiar” em relação a isso caso você queira evitar problemas futuros na sua saúde e na imagem profissional e pessoal.

Fique atento à posição dos seus braços

Passar muito tempo sentado e digitando no computador deixa nossos braços cansados, não é mesmo? Algumas vezes, podemos ter até uma tendinite devido aos movimentos repetitivos. Isso, entretanto, pode ser evitado ao posicionar os membros da maneira correta.

Quer saber como? Simples! A dica aqui é manter uma posição de 90º graus com os seus antebraços em cima da mesa. Dessa maneira, os seus braços ficam descansados enquanto você digita, por exemplo. Além disso, esta posição ajuda você a conseguir uma posição melhor para os seus ombros.

Evite abaixar muito a cabeça

Quando você abaixa constantemente a cabeça para ver o monitor à sua frente, por exemplo, acaba forçando nela um peso extra que, a médio prazo, poderá lhe causar um torcicolo ou uma dor de cabeça. Justamente por isso, o ideal é que a tela do seu computador esteja sempre na altura dos seus olhos. Caso não esteja, procure subi-la colocando um livro ou outro objeto por baixo dela. Isso evita que você incline demais a cabeça.

Também é importante que você tenha atenção à distância que está entre você e o seu computador. O mais recomendado é que ela seja de 50 a 60 cm, o suficiente para que você possa tocá-lo ao esticar o braço. Não esqueça essa dica!

Mantenha suas costas apoiadas

Quando se está sentado em uma cadeira de trabalho, muitas vezes não prestamos atenção em simples detalhes. Entre eles, o fato do encosto não obedecer bem a curvatura da lombar, o que pode prejudicar a postura. Dessa forma, é necessário colocar uma almofada para apoiar as suas costas da maneira correta e evitar dores ou complicações.

Além disso, sentando-se em cima de um objeto denso, é possível que você consiga inclinar a pélvis um pouco para frente. Isso também pode criar um ambiente mais firme para sustentar os ossos do seu quadril, evitando que a sua coluna fique em forma de “C” — além de facilitar a tarefa de alcançar os 120º graus entre o torso e as pernas.

Atente na posição das suas pernas

Por fim, além de tudo o que eu já disse sobre como se sentar corretamente, tenho uma última dica que vai ajudá-lo a manter a postura, a elegância e uma boa imagem pessoal e profissional. Para não forçar a sua coluna, não cruze as pernas ao se sentar! Mantenha-as ligeiramente afastadas uma da outra, e os pés, bem apoiados no chão.

Como vimos, a postura correta pode trazer muitos benefícios, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Afinal, além de melhorar a sua qualidade de vida, diminuindo as dores e os estresses diários, você transmite uma confiança maior para as pessoas que estão a sua volta, pois elas lhe verão como uma pessoa centrada, e não relaxada ou descuidada.

Então, agora que você já aprendeu todas as dicas que passei sobre como se sentar corretamente, que tal aproveita a visita e conferir também como avaliar a percepção que você transmite, para melhorá-la?

Quer crescer profissionalmente? Confira meus cursos disponíveis: https://racheljordan.com.br/cursos/

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *