Pantacourt: do trabalho ao happy hour com essa tendência Pantacourt: do trabalho ao happy hour com essa tendência

Pantacourt: do trabalho ao happy hour com essa tendência

4 minutos para ler

De modelagem ampla e comprimento midi, a pantacourt começou a ganhar espaço no inverno passado. Essa peça inusitada ainda gera algumas dúvidas nas mulheres, mas promete ficar de vez em nosso armário. Sua modelagem ampla nos deixa confortáveis e, quando confeccionada em tecidos mais nobres ou em cortes de alfaiataria, ela pode ser usada tanto no trabalho quanto no happy hour. Se você quer modernizar o visual, ela é uma ótima opção, por ser descomplicado adaptá-la ao nosso estilo. A pantacourt é permitida para todas as mulheres, desde que se tenha atenção aos complementos: você não quer ter sua silhueta achatada, não é mesmo?

Com algumas dicas, você se sentirá à vontade para usar essa peça e ela será sua nova queridinha! Acompanhe:

Onde usar a pantacourt?

A versatilidade da peça é muito grande e, com ela, conseguimos compor variados looks, transitando por muitos ambientes. Ela pode, sim, ser usada no ambiente de trabalho sem interferir no dress code, desde que o cargo e o ambiente específico estejam de acordo. Para tais situações, é interessante sempre procurar por peças confeccionadas em tecidos nobres, que adicionam a formalidade necessária. Evite o jeans! Entenda que, apesar da versatilidade, o jeans pode ser informal para esse ambiente. Esse tecido é mais adequado para um passeio com a família, por exemplo.

Para happy hours ou outros programinhas de lazer, você poderá soltar a imaginação e se arriscar com vários tecidos e estampas. Lembre-se apenas de adequar o visual ao diversas opções, como couro, nobuck e verniz. Para as sapatilhas, é indicado o acabamento nobre. Couro, verniz e cetim são os mais indicados para valorizar o look, uma vez que você está sem salto alto. Para a cor ideal, vale a mesma dica do scarpin: use o nude ou siga a cor da pantacourt escolhida. Aplicações em pedraria enriquecem muito o visual, tirando a sapatilha do básico. Se for permitido o uso de sandália no seu ambiente de trabalho, opte por aquelas mais fechadas, com tiras mais grossas. Um acabamento em couro de cobra na cor nude ficaria muito elegante.

No happy hour, o sapato deve te trazer conforto e se adequar ao ambiente. Sandálias de tiras finas, que deixam os pés mais expostos, são muito femininas e ambiente. Uma dica legal para as mais baixinhas é usar a pantacourt lisa, com uma blusa da mesma cor, ou brincar com tom sobre tom. Esse visual monocromático alonga a silhueta e evita que se forme uma linha na horizontal, dividindo-a ao meio.

Com que sapato combinar?

Ao escolher os sapatos, é indispensável separar as ocasiões em que serão usados. Para o ambiente de trabalho, opte por scarpins ou sapatilhas de bico fino. Os scarpins são elegantes e dão seriedade ao visual; a cor nude é a aposta certeira, pois alonga a silhueta e te deixa moderna. Você também pode usar um sapato da mesma cor da sua pantacourt. Esse detalhe também ajuda a alongar. Para os acabamentos, temos  podem ser usadas em um jantar. Para os eventos ao ar livre no fim de semana, durante o dia, você pode investir em flats, tênis, sapatilhas (pontas redondas, estilo boneca) ou sandálias rasteiras.

Com o que usar?

Como sua modelagem é mais ampla, escolha blusas mais justas. Para o trabalho, as camisas acinturadas são ótimas opções em dias mais frios e em reuniões, por exemplo. Outra dica são as regatas em tecidos como seda, suede ou cetim de seda, ideais para dias mais quentes. Como dito antes, usar tom sobre tom ou todas as peças da mesma cor é muito interessante. Para o lazer, uma aposta muito legal é o body, e você pode brincar com as cores e estampas, de acordo com seu estilo. Assim, você se identificará com o visual. Lembre-se de sempre colocar a blusa por dentro da calça. Assim, você dá acabamento ao look e consegue um visual mais alongado.

Na escolha dos acessórios, opte por colares longos, braceletes e anéis grandes. A bolsa a tiracolo é a melhor opção para usar com pantacourt. Cabelos e maquiagem devem “conversar” com a roupa.

Gostou das dicas, mas ainda tem dúvidas sobre como se vestir no ambiente de trabalho? Leia nosso post sobre o Dress Code!


Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This