O que a sua postura tem a dizer sobre você? A imagem pessoal que você transmite é de grande importância para todos os aspectos da vida, afinal, a forma como as pessoas te enxergam define também como elas irão se relacionar com você. A postura corporal é um dos fatores que colabora para essa imagem e, portanto, pode influenciar muito na sua vida. Você sabe qual é a imagem que sua postura passa para as pessoas ao seu redor? Continue a leitura e descubra!

O que a sua postura tem a dizer sobre você?

Postura curvada

Andar com a postura curvada passa a imagem de uma pessoa cansada, desanimada e até triste. Não se engane, muitas vezes ficamos curvados sem nem nos darmos conta, por causa do modo de vida que levamos, sentados por horas, jogados no sofá e tarefas que nos fazem ficar na mesma posição por muitas horas.

Para resolver esse problema, tente fazer pausas e caminhar mais, mesmo que seja dentro do ambiente de trabalho. Alongar-se e realizar alguns movimentos simples, como levantar os braços, dar uma esticadinha na coluna e mover os ombros, também pode ajudar a tirar o corpo da posição de costume e evitar essa postura ruim.

Postura corporal confiante

Ter uma postura confiante pode ser essencial no setor profissional, afinal, as pessoas querem trabalhar com alguém que confia em si mesmo, isso transmite credibilidade. Sendo assim, manter uma postura ereta, seja sentado ou em pé, pode fazer com que o seu relacionamento interpessoal melhore no ambiente de trabalho. Além disso, você mesmo passará a perceber como essa postura influencia na sua autoestima e no seu humor, fazendo com que você se sinta mais disposto e produtivo.

Postura retraída

Quem senta encolhido, com as pernas muito juntas e com as mãos presas entre as coxas, demonstra insegurança e timidez. Cruzar os braços também é um hábito de quem tem a postura retraída e pode indicar desconforto, relutância.

Com isso, as pessoas podem vê-lo como alguém com pouca confiança, sentindo até certa insegurança para tratar de assuntos profissionais. Pessoas que têm essa postura costumam ter medo de se arriscar, além de serem mais calados e retraídos, afinal, o corpo é um reflexo de como agimos.

Se você identificar esses comportamentos, é importante tentar utilizar estratégias para combatê-los. Você pode tentar um novo hobby, mudar o visual, praticar Yoga ou algum esporte, procurar por uma terapia. Fazer algo para mudar de dentro para fora.

A postura pode afetar sua vida profissional

Você consegue imaginar um diretor executivo com a postura retraída? E um animador de festas com a postura curvada? Pois é, não importa qual seja sua profissão, a postura confiante é a que melhor pode te ajudar a se destacar no ambiente de trabalho.

Ao passar confiança você pode ser visto como líder, como alguém que faz a diferença na empresa. O que pode lhe render bons frutos, desde um bom relacionamento com os colegas até promoções. Em entrevistas, a postura é um dos fatores analisados e pode ser decisiva para o preenchimento da vaga.

Sendo assim, fique atento à sua linguagem corporal, ao modo como você anda, gesticula e até como fala com as pessoas. Sem perceber, você pode estar se sabotando e perdendo oportunidades. Não só no ambiente profissional, como também em sua vida pessoal, no convívio com os amigos e com a família.

Qual é a imagem que sua postura corporal passa? O resultado foi bom? Caso não tenha sido, o que pretende fazer para mudar? Participe nos comentários!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *