Você sabia que há regras de etiqueta também para o ambiente on-line? Conhecido pelo termo netiqueta, o conjunto de boas práticas na rede é fundamental para tornar a internet um espaço mais agradável e menos caótico. A netiqueta pode ser considerada também o uso do bom senso na internet, essencial para o convívio saudável entre os usuários.

Por isso, separei algumas dicas para você ser elegante também nas interações virtuais. Veja só:

Como responder e-mails

Dúvida frequente, a linguagem empregada ao responder e-mails é sempre motivo de preocupação, especialmente quando tratam de questões profissionais. A primeira percepção que você deve ter é a de que as regras de convivência da vida real também valem para o ambiente da internet. Seja educado, não agrida os outros e nem seja grosseiro. A premissa é: trate o outro como você gostaria de ser tratado.

Na hora de partir para o texto, não escreva todas as palavras em maiúsculo e lembre-se de colocar pontos nas frases. Isso facilita a compreensão de quem lerá seu e-mail. Seja conciso e preciso, isto é, tente passar sua ideia em poucas palavras, mas de maneira clara e sem deixar espaços para dúvidas. Se você precisar escrever um texto mais longo, deixe uma linha em branco entre alguns parágrafos, para tornar a leitura mais confortável.

Comportamento no Facebook

O Facebook é uma rede social que abre espaço para as mais diversas manifestações e interações. Você pode publicar fotos, fazer check-in em lugares que você está visitando, postar suas opiniões pessoais, compartilhar posts e participar de fóruns de discussões. Para que estas experiências sejam sempre agradáveis, você pode aplicar algumas regras básicas da netiqueta.

Na hora de postar, seja positivo. Você já parou para pensar como acha chato quando aparece alguém reclamando na sua timeline? Se não estiver passando por um bom momento, deixe para postar em outra hora. Outra dica é não publicar demais: além de encher o feed dos seus amigos de postagens, você pode acabar expondo demais sua vida pessoal e profissional.

Em fóruns de discussão, expresse suas ideias de forma clara. Geralmente, os fóruns são separados por tópicos, então poste suas dúvidas e perguntas nesses tópicos específicos, que estejam relacionados ao assunto que você irá abordar.

Cuidado também com a autopromoção. O Facebook é um espaço bacana para divulgar suas conquistas, realizações e alegrias, mas procure também deixar um pouco dessa comemoração para a vida real. Mostre-se competente e seguro no seu dia a dia, e não apenas no ambiente on-line.

Existe netiqueta para o WhatsApp?

Claro que sim! Em aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp, nunca interrompa uma pessoa ou mude de assunto antes que o anterior esteja encerrado. Embora comum, esse tipo de atitude pode ser muito desagradável.

Evite também enviar mensagens curtas em várias linhas diferentes. Desenvolva a ideia completa e mande a mensagem depois disso. Se ela ficar muito grande, use a mesma regrinha dos e-mails: insira um espaço entre os parágrafos. Ah, e lembre-se de não compartilhar correntes ou boatos.

Nunca copie

Uma regra muito importante dos ambientes on-line é não copiar conteúdos de outros sites, blogs ou mesmo de pessoas e postar na internet como sendo de sua autoria. Além de ser muito feio e desonesto, você pode ter sua reputação ferida caso alguém descubra. Por isso, sempre que postar algo que não foi você quem produziu (pode ser um texto, o trecho de um livro ou mesmo uma fase famosa), dê o crédito. Se quiser postar uma imagem e não sabe quem tirou a foto, deixe claro no post.

Para quem usa o LinkedIn, a regra deve ser seguida à risca. A rede social profissional permite que você escreva artigos, que podem ser uma vitrine importante para sua carreira. Nesses casos, você deve tomar ainda mais cuidado para não copiar nenhum conteúdo, nem mesmo por descuido.

Agora que você já sabe como ser elegante na internet, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecer a netiqueta!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

1 Comment

  1. Bastante interessante saber que no ambiente virtual também se pode ser elegante, podemos nos expressar sem perder a elegância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *