Mindfull: o poder da atenção plena em sua rotina

Mindfull: o poder da atenção plena em sua rotina

Você sabe o que é mindfull? Para que eu possa explicar, é preciso estar atento a alguns questionamentos.

Ao fazer uma refeição, você costuma desviar a atenção olhando para o celular ou para qualquer objeto que esteja a sua volta? Com qual frequência você para as atividades do dia a dia por alguma distração (seja nas redes sociais ou em sites com conteúdos diversos) se tornando menos produtivo? Quantas vezes, ao sair de sua casa, você percebe o movimento das ruas e as cores? 

Com o objetivo de melhorar as práticas de concentração, o mindfull propõe justamente essa questão: exercícios para que o indivíduo consiga prestar atenção no agora. Pensando nisso, neste post abordei um pouco sobre essa técnica. Confira!

O que é o mindfull?

Mindfull é a atenção plena e a capacidade de focar 100% na atual atividade, sem nenhuma distração. Pode parecer difícil, mas acredite: não é. Assim como em qualquer atividade física, é preciso que treinemos a nossa mente.

Por isso, conseguir uma atenção plena é questão de prática e exercícios. Ou seja, ao fazer as atividades com esse objetivo, tenha consciência do seu progresso e não foque apenas nos resultados. 

Contrariando a crença popular, essa técnica não consiste em esvaziar a mente de pensamentos e de emoções. Muito pelo contrário: ela procura fazer com que o indivíduo preste atenção ao momento presente: o aqui e o agora. 

O mindfull é, portanto, um treino que compreende conectar o corpo e a mente. Desse modo, ele ajudará você a analisar seus padrões de emoções e de pensamentos, além de se concentrar em suas experiências positivas ou negativas.

Ele muda, ainda, a forma como você reage às situações de estresse, sendo uma importante ferramenta para deixar o corpo e a mente conectados e saudáveis. 

Como praticar o mindfull?

Para que você entenda como começar a praticar essa técnica, abordei algumas dicas para facilitar o seu dia a dia.

Observe sua respiração

Sentado ou de pé em uma posição confortável e em um local onde não haja barulhos, respire naturalmente. Relaxe, focando nas sensações de seu estômago, suas narinas e seu peito. Caso a mente vague, traga a atenção de volta à respiração.

Foque em algo no dia a dia

O próximo passo para se aprimorar nas técnicas do mindfull é tentar levar a consciência do aqui e agora para todas as atividades do seu dia.

Exemplos práticos podem ser levados em consideração, como reparar na temperatura da água do banho, no movimento de suas mãos enquanto executa alguma atividade, em sua linguagem corporal durante o trabalho, entre outros.

Conheça outros empregos do mindfull

Você pode experimentar esse tipo de técnica em diversas ocasiões no dia a dia, como em um diálogo com o amigo no ambiente de trabalho. Pratique a consciência respiratória para que, no ápice do conflito de ideias, esteja atento à respiração, ao corpo e às suas emoções.

Permaneça no momento em vez de tentar formular como responderá algum argumento. Isso contribuirá para que você se torne um bom ouvinte em debates.

O que achou da técnica de mindfull? Agora que você já sabe o que é e como praticar no dia a dia, com alguns passos simples e práticos, é possível começar a exercer a atenção plena em sua rotina. 

Caso conheça alguma outra maneira de exercitar a concentração ou já tenha experiência com a técnica, compartilhe o seu conhecimento com a gente deixando um comentário abaixo! 

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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