Imagem profissional: entenda sua importância na carreira

Todo profissional que busca maior segurança e reações mais positivas de seus colegas no ambiente de trabalho, já se perguntou como melhorar sua imagem profissional.

Se você não faz ideia do que eu estou falando, mas ainda assim possui essas preocupações, vou te ajudar a destacar o seu melhor para resolver esses desafios.

Imagem profissional é um tema que envolve diversas questões que vão desde postura corporal e boa comunicação até a roupa que você veste

Por isso, confira algumas dicas importantes que separei para você!

1. Seu corpo é sua casa

Não precisa ter um corpo malhado ou atender aos padrões da moda para necessariamente ser bem aceito no ambiente corporativo. Porém, você deve, sim, cuidar da sua saúde e da sua aparência para estar apresentável em situações profissionais.

Tenha em mente as seguintes questões:

  • por mais justo que eu possa ser, a primeira impressão faz toda diferença;
  • seu peso, sua pele e sua saúde fazem parte da sua imagem pessoal;
  • ninguém vai querer negociar com alguém cabisbaixo e de energia baixa;
  • você não precisa ser um atleta, mas exercícios físicos são bem-vindos.

Estudos apontam que os primeiros segundos de contato são formativos na imagem que outros fazem de nós. Por isso, realmente acredite no que eu disse sobre primeira impressão. Essa dica servirá para tudo que envolve imagem pessoal.

Se você não está nem muito acima, nem abaixo de seu peso, com um cabelo e uma pele bem cuidada e sempre que pode adota alguma prática esportiva, então certamente já tem tudo para sair na frente.

Lembre-se que cuidar da sua saúde também beneficia sua energia física e mental e as pessoas percebem essas sutilezas. 

Para finalizar, pegue todos esses pontos a seu favor e some com uma postura assertiva: coluna ereta, peito aberto, cabeça levantada, voz e aperto de mãos firmes. 

2. A importância da roupa na imagem profissional

Se o seu corpo está bem, com boa energia e postura, você vai deixá-lo ainda melhor se vestindo de acordo com o seu biótipo e exigências do ambiente de trabalho. 

Mesmo que você trabalhe em casa, não se esqueça que roupas têm um impacto psicológico sobre nós — assim como tudo ao nosso redor. 

No meio executivo, é mais do que certo o uso de roupas sociais que transmitam credibilidade, confiabilidade e celeridade. 

No caso de startups e empresas de TI, você pode vestir algo mais casual, desde que não apareça desleixado ou descompromissado com o dress code e objetivo profissional.

Última dica, mas não menos importante: vista roupas de acordo com o seu biótipo. Não tente parecer aquilo que não é e aproveite ao máximo as características que tem. Invista em você e valorize-se sempre!

3. Organize o seu espaço

Por melhor que seja de si e aquilo que veste, você não pode dissociar isso do espaço onde trabalha.

Cuidar da aparência, mas trabalhar em uma sala completamente desorganizada, deixa claro que o seu desejo em melhorar a imagem profissional e possuir maior credibilidade ainda não foi atingido.

Se você está em um cargo de gerência e isso está acontecendo em maior ou menor medida, saiba que sua equipe entendeu o recado e talvez, por isso, não esteja sendo tão responsiva assim.

Desorganização representa falta de controle, destempero e despreparo. Não deixe que esse tipo de situação mine seu poder de liderança.

4. Cuidado com o que posta nas redes sociais

Se você seguiu ou já pratica os direcionamentos dados pelas 3 dicas anteriores, não abra mão do que vou explicar nesse tópico.

Sim, é essencial cuidar de si e do ambiente onde trabalha para alcançar melhores resultados pessoais e com sua equipe. Porém, isso será um “castelo de areia” se o que você posta nas redes sociais não condiz com seu comportamento profissional.

Evite postagens extravagantes e controversas que poderão se virar contra você. O mundo dos negócios é altamente competitivo e sabemos que todo cuidado é pouco no que diz respeito à vida pessoal e profissional.

Então, você acha que já possui o comportamento e a projeção necessária para construir uma melhor imagem profissional? Quer receber mais dicas sobre como se preparar para os desafios do mundo corporativo? Não deixe de assinar a newsletter!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This