Dicas para cuidar da sua imagem pessoa no ambiente de trabalho Dicas para cuidar da sua imagem pessoa no ambiente de trabalho

5 dicas para cuidar da sua imagem pessoal no ambiente de trabalho

4 minutos para ler

Investir na imagem pessoal é algo importante em todos os momentos de nossas vidas, especialmente no ambiente de trabalho. Afinal, transmitir uma boa imagem é um fator determinante para o sucesso profissional. Essa imagem é composta por nossos hábitos, comportamentos, postura, ética, conhecimentos, competências e é importante porque é ela que passa credibilidade e confiança para as pessoas ao nosso redor.

Por isso, confira nossas 5 dicas para cuidar da sua imagem pessoal no ambiente de trabalho!

1 – Atenção ao modo de se comunicar

A forma como nos expressamos através da fala e da escrita impacta muito em nossa imagem pessoal, por isso deve ser mantida sempre em um nível adequado. É fundamental que se mantenha sempre um grande respeito com as demais pessoas, procurando demonstrar sabedoria e simpatia nas suas palavras.

Utilize palavras adequadas e pertinentes ao momento e fuja dos vícios de linguagem, erros de pronúncia, gírias, expressões que denotem intimidade ou tom de anedota. Também procure utilizar um tom de voz e velocidade de fala agradável, de preferência semelhante à da pessoa com quem está conversando, dando mais sintonia à conversa.

2 – Assuma uma boa postura no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho é fundamental manter uma postura profissional e que esteja de acordo com os valores e normas da empresa, respeitando os códigos de trabalho, os horários e as diretrizes.

Além disso, é importante que a relação entre a embalagem e seu conteúdo tenha equilíbrio. Não tente assumir uma postura do que você não é, pois assim você não conseguirá transmitir credibilidade sobre a sua imagem pessoal aos outros. Tenha uma postura natural e condizente com o que você realmente é.

3 – A linguagem corporal fala muito sobre você

A comunicação não verbal também impacta fortemente na imagem que transmitimos às pessoas. Por isso, preste atenção em sua linguagem corporal. Um aperto de mão, por exemplo, deve ser firme para transmitir segurança ao outro. O contato visual é importantíssimo na hora de formar uma primeira impressão. Lembre-se de olhar sempre nos olhos das pessoas quando conversar com elas, o olho no olho demonstra muita confiança e dá mais credibilidade ao que dizemos.

O sorriso é outro elemento extremamente importante da linguagem corporal. Ele transmite simpatia, sinceridade e tem o poder de contagiar. Se você não costuma sorrir muito, experimente e verá como alguns simples sorrisos poderão contar muitos pontos na sua imagem pessoal e até mesmo melhorar seu dia, rir pode ser uma terapia!

Evite assumir uma postura que imponha superioridade, com cabeça muito erguida e “nariz em pé”, evite também andar curvado ou sentar-se jogado na cadeira denotando certo desleixo. Ombros bem alinhados e coluna ereta já são o suficiente para criar uma boa imagem. 

4 – Tenha um bom código de ética

A ética é um valor fundamental em todos os departamentos de nossas vidas, para que tenhamos uma boa convivência com as outras pessoas. Não adianta ter uma boa postura dentro da empresa, ser super comunicativo e habilidoso no que faz, mas não seguir o código de ética.

Isso inclui ficar longe de mentiras, fofocas, corrupção e de tudo que possa ser classificado como um desvio de conduta. Seja o tipo de pessoa que você gostaria de conhecer, seja um exemplo para os outros. Somente assim você conseguirá estabelecer uma boa convivência com as demais pessoas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

5 – Cuidado com a aparência

A aparência também conta pontos na formação da sua imagem pessoal. Além de uma postura agradável, uma boa comunicação e um sorriso no rosto, é fundamental que você procure manter uma aparência condizente com o seu ambiente de trabalho – isso envolve modo de se vestir e de se arrumar num geral.

Por isso, esteja sempre bem apresentável, os homens devem manter a barba bem feita, e as mulheres devem usar uma maquiagem mais leve, além de estarem com os cabelos devidamente arrumados e vestimentas adequadas seguindo um dress code empresarial.

Gostou das nossas dicas? Então confira outras matérias no nosso blog e dicas de como se maquiar para o trabalho!

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This