Gestão de reputação: a imagem não está em foco, mas o relacionamento com o outro

Uma boa imagem profissional é um dos principais itens buscados pelas empresas em seus processos seletivos. Afinal, a partir dela é possível identificar se o candidato possui elementos importantes para construir relações produtivas e duradouras, como confiança, ética e respeito. Por isso, realizar uma gestão de reputação é fundamental para uma carreira bem-sucedida.

Uma boa reputação pode ser definida como a formação e manutenção de uma imagem positiva sobre o profissional frente as suas ações, comportamento e caráter. No entanto, não se trata apenas de um momento ou projeto isolado, mas sim de toda sua trajetória profissional.

Esse cuidado é muito valorizado pelas empresas, pois existe uma transferência da imagem da organização para os profissionais que trabalham lá. Além disso, por meio do caminho trilhado pelo candidato e/ou colaborador, é possível identificar seu merecimento, eficiência e vontade de crescer profissionalmente.

Porém, a reputação não está relacionada apenas à imagem profissional, mas também ao relacionamento com o outro. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Gestão de reputação: a imagem não está em foco, mas o relacionamento com o outro

A importância de manter um bom relacionamento

Atitudes éticas dentro das organizações fazem toda a diferença quando o assunto é reputação profissional. São elas que farão com as que as pessoas respeitem você, queiram trabalhar com você e mantenham uma relação de confiança mútua.

No entanto, mais do que apresentar características positivas, uma boa reputação é criada por meio do relacionamento com o outro. Independentemente da situação, a habilidade de gerenciar sua própria reputação de forma cuidadosa e profissional é um importante diferencial no cenário atual.

Um mercado competitivo e dinâmico exige que os profissionais invistam em relacionamentos corporativos para que possam aumentar suas oportunidades de emprego, suas chances de serem lembrados para participar de processos seletivos e, ainda, para receberem ou serem indicados para promoções.

Afinal de contas, quem cuida de sua própria imagem costuma investir em si mesmo fazendo um bom networking, frequentando eventos do setor, ministrando palestras ou escrevendo artigos sobre tendências, por exemplo. Todas essas práticas contribuem para que os laços profissionais sejam fortalecidos.

Ou seja, manter um bom relacionamento é a maneira mais segura e eficiente de garantir uma boa reputação no mercado de trabalho. Descubra, a seguir, alguns pontos que vão ajudar você a conquistar uma boa reputação profissional:

As principais competências para criar uma boa imagem

Há determinadas habilidades que são essenciais para construir uma boa reputação e ser um profissional respeitado no mercado. Conheça-as agora!

Capacidade de ouvir

Saber ouvir é um dos principais elementos para quem deseja obter sucesso na vida — pessoal e profissional. Afinal, esse é um ato que pode render diversos dividendos. Dentre eles, obter um melhor desempenho, conquistar relacionamentos mais estreitos e, diminuir o risco de enganos e mal-entendidos.

Além disso, as pessoas que possuem capacidade de ouvir são muito admiradas e procuradas. Afinal. não é uma qualidade tão fácil de encontrar. Por isso, ao se tornar um bom ouvinte, é muito provável que as pessoas ao seu redor lhe ofereçam ajuda — elas tendem a ser leais aos bons receptores porque sentem que são reconhecidas e respeitadas.

Habilidade para liderar com empatia

No ambiente corporativo, existem alguns sentimentos que fazem toda a diferença no convívio entre equipes, colaboradores e superiores — como a empatia, o reconhecimento, a motivação e as habilidades sociais.

Quando as pessoas conseguem se colocar no lugar dos outros, o trabalho se torna menos estressante e mais produtivo. Por isso, liderar com empatia é uma das maneiras mais eficientes de construir uma boa imagem na empresa. Afinal, ao contribuir para uma boa gestão de pessoas, o profissional reconhece o valor individual de cada colaborador.

Manter uma comunicação eficiente com toda a equipe

Condição fundamental para o sucesso de qualquer negócio, é manter uma boa comunicação. Tão necessário quanto é ter ideias interessantes e propor ótimas soluções. Por isso, os profissionais precisam saber comunicar seus propósitos de maneira clara e objetiva.

Construir uma boa imagem no ambiente corporativo é essencial para se tornar um profissional respeitado, admirado e bem-sucedido. Portanto, invista em sua reputação e conquiste uma carreira de sucesso!

Quer descobrir como? Entre em contato com a consultoria corporativa Rachel Jordan e saiba como realizar uma gestão de reputação eficiente.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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