Etiqueta social: que regras prevalecem e quais estão ultrapassadas?!

Você já assistiu a um filme cuja história se desenrola no início do século 20? Deve ter reparado que naquela época a etiqueta social era levada super a sério e indicava até a classe social a que uma pessoa pertencia. Conjunto de regras sociais definidas culturalmente e passadas de geração em geração, a etiqueta social está em constante transformação. Nunca perdendo sua relevância. 

O comportamento influencia diretamente na nossa imagem e se atentar para algumas atitudes é importantíssimo quando se pensa em passar uma boa impressão e garantir uma convivência harmoniosa. Pensando nisso, separei essas dicas imperdíveis para você ficar por dentro do que é esperado em situações sociais. Confira!

Etiqueta social: que regras prevalecem e quais estão ultrapassadas?!

Deixe o passado para trás

Hoje em dia é claro que algumas práticas estão ultrapassadas. Na era das mensagens instantâneas, ninguém mais espera receber uma carta de agradecimento escrita à mão após ganhar um presente, por exemplo.  

Com o espaço e o respeito conquistado pela igualdade de gênero, o cavalheirismo também caiu em desuso. Abrir a porta do carro ou carregar os pertences de uma mulher nos dias atuais me parece um pouco exagerado. As mulheres modernas esperam atitudes gentis e respeitosas para com todos e exigem serem tratadas com igualdade. 

Cuidado com o uso do celular

Essa é de longe a prática com a qual mais me deparo ultimamente. Uma família ou  grupo de amigos sentados à mesa de um bar ou restaurante, enquanto um indivíduo está completamente hipnotizado pelo celular, o outro está falando praticamente com as paredes. 

Não preciso dizer o quão desagradável é sair para um encontro com pessoas que você gosta e ter que dividir a atenção a noite toda com um dispositivo eletrônico, né?

Não faça monólogos 

Gosto de dizer que temos dois ouvidos e apenas uma boca por uma boa razão. Em qualquer ocasião social, o que se espera é uma troca, uma escuta recíproca entre as partes para que todos possam compartilhar suas experiências.

Por mais incrível que sua viagem internacional tenha sido, eu sugiro que você contenha um pouquinho a empolgação em contar todos os mínimos detalhes do roteiro, ok? Uma boa companhia é aquela com quem nos sentimos acolhidos e escutados com carinho e atenção.

Tenha atenção ao dress code

Não é só no trabalho que a gente deve adequar a vestimenta à ocasião. Se o evento é  mais informal, como um churrasco em família ou festa de criança, o ideal é usar uma roupa mais descontraída e confortável. Atenção: conforto não é sinônimo de desleixo, hein!

Em situações mais formais, o traje ideal é o esporte fino ou social. Casamentos, bodas e aniversários de 15 anos, por exemplo. Não importa o seu biotipo, sabendo valorizar seus pontos fortes e se vestindo apropriadamente para cada ocasião, não tem como errar!

Saiba se comportar à mesa

Sim, as regras de etiqueta à mesa ainda estão em vigor. Nós brasileiros fazemos da refeição compartilhada uma aliada da celebração de momentos especiais. Essas ocasiões são bastante frequentes, quero lhe ajudar a não cometer gafes. 

Guardanapos de pano devem ser colocados no colo, cotovelos fora da mesa e nada de gesticular com os talheres na mão. Acho que não preciso lembrar que mastigar, apenas de boca fechada. Palitar os dentes também jamais deve acontecer nesses ambientes, não é mesmo? 

Etiqueta social não é apenas um conjunto de regras de comportamentos, atitudes e formas de se vestir. Tem a ver com boa educação e bom senso, reflete nossa imagem pessoal e traz mais harmonia às relações sociais.

E falando em imagem pessoal, confira o guia de imagem e comportamento profissional. Está imperdível, preparei com tudo o que você precisa saber!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This