Sabemos que, em viagens corporativas, devemos redobrar a atenção com relação ao nosso comportamento, vestuário e outros itens. Por isso, é bom nos atentarmos para algumas regras de etiquetas importantes, de modo que o passeio e as atividades corporativas sejam frutíferos e proveitosos.

No post de hoje você vai entender algumas das principais regras que deve respeitar para causar sempre uma boa impressão durante as viagens corporativas. Vamos a elas?

1. Conheça bem o objetivo da viagem e a cultura do local

Devemos, primeiramente, responder algumas questões que irão nos ajudar a planejar adequadamente a viagem em relação à nossa postura e comportamento. Dessa maneira, precisamos saber por qual motivo estamos representando nossa empresa em um outro local, quais tipos de reunião serão realizadas, como é a empresa onde acontecerão as atividades corporativas (se é mais formal ou não, por exemplo), qual a cultura do local para onde estamos indo, quais dados devemos pesquisar da nossa empresa para descrevê-la durante as reuniões entre outros.

2. Tenha o comportamento apropriado no hotel

Alguns comportamentos enquanto hóspede do hotel são importantes para agregar uma boa imagem de nós mesmos, independentemente de sermos ou não vistos por colegas de trabalho. Por isso, é importante evitarmos algumas condutas, como:

  • secar roupas na parte de trás do frigobar ou com o auxílio do ar-condicionado;
  • pendurar roupas no banheiro;
  • desperdiçar água;
  • jogar cabelo na privada;
  • abusar das ligações pessoais.

3. Não exagere nos comes e bebes

Devemos evitar abusar do frigobar no nosso quarto. Embora seja a empresa a responsável por custear nossas despesas, altos valores podem gerar uma péssima imagem e, por fim, essa conta pode acabar saindo mais cara para nós. Por isso, devemos desfrutar dos comes e bebes de maneira consciente e responsável, e manter o respeito para aproveitarmos melhor as futuras oportunidades de viagens corporativas. Por fim e não menos importante, não devemos esquecer da importância de excessos com as bebidas.

4. Preste atenção aos cumprimentos

Para não fazermos feio, é importante deixar os anfitriões tomarem a iniciativa dos cumprimentos. Devemos evitar, sobretudo, excesso de sorrisos, tapas nas costas e cumprimentos pouco formais ou íntimos. Na dúvida, o ideal é sempre optarmos pelo bom e velho aperto de mão.

É importante também levarmos conosco nosso cartão de visita, para investirmos no networking, e mantermos a pontualidade nos encontros.

5. Use a vestimenta adequada para cada ocasião

Em relação às roupas, vale o bom senso e a discrição. Devemos evitar levar bagagens em excesso e pensar cuidadosamente em todos os eventos aonde iremos e na peça adequada para cada um deles. Para reuniões, podemos investir no clássico: tailleur, vestido, terno, casacos ou sobretudos. Não se esqueça do quão importante é a vestimenta no local de trabalho: ela diz muito sobre nós e pode gerar — ou não — uma impressão ainda mais positiva da nossa imagem.

6. Não abuse da maquiagem

A maquiagem adequada é aquela mais leve e pouco chamativa. Por isso, devemos evitar sombras coloridas e optar pelos tons pastéis, além de batons clássicos como o nude ou rosa-claro. É interessante evitarmos o uso de maquiagem em excesso e também levarmos em nossa bolsa produtos que ajudem com a oleosidade, como lenços ou cremes específicos.

Com essas dicas estamos prontos para fazer de nossas viagens corporativas uma verdadeira forma de enaltecer nossa imagem diante da empresa e conquistar futuras oportunidades, além de conhecermos culturas e pessoas diferentes e fazer um belo networking.

Agora que já sabemos algumas regras de etiqueta em viagens corporativas, aprofunde-se ainda mais neste assunto e leia nosso post sobre os modos à mesa em países com cultura diferente do Brasil. Afinal, os almoços e jantares de negócios certamente fazem parte dessa nossa jornada. Boa leitura!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *