Entenda como a sua autoestima interfere na sua carreira Entenda como a sua autoestima interfere na sua carreira

Entenda como a sua autoestima interfere na sua carreira

4 minutos para ler

Entenda como a sua autoestima interfere na sua carreira. Responda sinceramente: se você tivesse um amigo que lhe julgasse e emitisse opiniões sobre você da mesma maneira com que você faz isso consigo mesmo, você seria amigo dele?

Muitas vezes, as pessoas têm uma visão distorcida e cruel sobre elas mesmas. Julgando-se com muito mais severidade e menos tolerância do que fariam com qualquer outra pessoa. Isso tem um peso na construção da autoestima e, acredite, afeta diretamente a carreira e a vida profissional.

Quer entender como a autoestima tem influência sobre sua vida e o que fazer para usá-la a seu favor, profissionalmente falando? 

Entenda como a sua autoestima interfere na sua carreira.

A importância da autoestima

Todas as experiências pelas quais você já passou, assim como seus relacionamentos e as mensagens e julgamentos de pessoas relevantes em sua vida sobre você, constroem a imagem e o valor que você dá a si mesmo. Além disso, sua autoestima é incrivelmente influenciada pela maneira como você percebe a realidade. Também pelo tipos de pensamentos que você tem, por sua saúde física e mental, pela qualidade de seus relacionamentos e por seu nível de autoconhecimento.

Quem possui uma autoestima positiva consegue desenvolver maior confiança, valorização, respeito e consideração por si mesmo e pelos outros. E isso tem influência direta em sua vida, pois possibilita estabelecer melhores relacionamentos e comunicação com todos ao seu redor, bem como focar em suas habilidades e esforçar-se no aprimoramento do que não está assim tão bom.

A influência da autoestima na vida profissional

O modo como você se enxerga influencia fortemente suas atitudes. Se você confia em si mesmo e em suas capacidades, terá mais coragem e disposição para encarar desafios e situações imprevistas, correto? Então de que maneira a autoestima não influenciaria sua vida profissional, não é mesmo?

Por mais que você se esforce para compartimentar e separar as diversas áreas de sua vida -— pessoal, profissional, familiar, espiritual — você é um ser unificado e único. Há uma estreita relação em cada uma dessas áreas, pois, no fim das contas, trata-se de você! Desse modo, fica claro que, se você constrói uma autoestima positiva, ela, inevitavelmente, refletirá em sua carreira.

Dicas para aprimorar a autoestima e usar isso a favor de sua carreira

Se conheça e se aceite

Quem é você? Quais suas necessidades, desejos e principais habilidades? E os pontos fracos? Conhecer a você mesmo, perdoar-se e aceitar todas as suas limitações com amor, faz com que você busque uma carreira que tenha a ver com a sua essência e que lhe dê muita satisfação. Você não pode acreditar em como isso lhe dará energia para focar no desenvolvimento e aprimoramento de sua carreira, tornando-o um profissional excelente!

Enxergue as coisas positivamente

Aquele colega fofoqueiro está tornando sua vida um inferno? Experimente enxergar a situação sob outra perspectiva. Não se deixe dominar por emoções negativas, pois elas têm influência direta em sua vida. Veja cada obstáculo como um desafio a ser transposto e como uma forma de aprimoramento pessoal. Você notará a grande diferença que isso faz!

Pratique o respeito

Dentro do ambiente de trabalho, exerça sempre o respeito por toda e qualquer pessoa. Independentemente do cargo ou posição que ocupa dentro da empresa. Mas lembre-se: a primeira pessoa que você tem que respeitar é você mesmo! Não passe jamais por cima de seus valores pessoais e do que lhe é caro na vida. Cuide de si mesmo e defenda-se! As pessoas a seu redor notarão isso e lhe respeitarão por essa atitude.

Trace metas e busque-as

Adquira o costume de criar objetivos profissionais desafiadores e corra atrás deles com afinco! Administre bem seu tempo, torne-se responsável por suas escolhas e priorize o que você pensa que vai fazer bem para você e para sua carreira. Porém, nunca se esqueça de que ir atrás do que quer não significa passar por cima de quem quer que seja. Você não precisa disso, e ser ético é uma das qualidades de quem possui uma grande autoestima.

Ficou claro o quanto a autoestima influencia sua carreira? Tem algum comentário a fazer sobre esse assunto? Escreva para a gente e enriqueça a discussão!

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This