Entenda a importância da gestão de imagem (on e offline) para networking profissional

Com o avanço da internet e das tecnologias, estar atento à sua imagem online é fundamental. No entanto, não podemos nos esquecer que a imagem offline ainda conta significativamente.

Sabe aquela famosa frase que diz “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, o primeiro contato é essencial para a sua vida profissional, pois determinará a visão que seus colegas e profissionais do mercado terão sobre você. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post e descubra a importância de construir uma boa imagem para realizar um networking profissional, além de descobrir dicas de como ser bem-visto por seus parceiros de profissão. Acompanhe!

Qual é a importância da sua imagem para o networking profissional?

Cuidar da sua imagem para estabelecer um bom networking é uma ferramenta bastante estratégica para o seu sucesso, pois contribui para que você seja visto de forma positiva pelos colegas de profissão, transmite consistência e coerência profissional, além de criar mais possibilidades de destaque em sua carreira. Lembre-se também que para criar uma rede de relacionamentos consistente precisamos dar atenção a ela sempre e não apenas quando temos algum interesse. 

Ao trabalhar suas competências, características pessoais e atitudes de maneira eficiente, você faz uma boa propaganda de si mesmo, criando um marketing pessoal positivo e demonstrando mais valor para o mercado.

Como realizar um networking profissional de sucesso? 

Para realizar um networking profissional de sucesso, é necessário se atentar a alguns pontos importantes. Por isso, listarei a seguir as principais dicas para que você se saia bem nesse processo. Continue a leitura! 

Seja ético 

Apesar de “ser ético” ser visto como uma ideia muito abrangente, é um conceito essencial para que você faça um networking profissional que atenda aos seus objetivos!

Na prática, ter ética é tratar as pessoas com o respeito com que você gostaria de ser tratado. Afinal, não adianta ser gentil e solícito com grandes líderes e gestores se você trata seus subordinados de maneira ríspida. 

Ser ético pode também significar não ser interesseiro e não entrar em contato com determinado profissional apenas quando estiver passando por alguma dificuldade.

Esteja sempre disposto a aprender

O crescimento profissional é gerado, em partes, pelo que você aprende com a sua rede de contatos. Mesmo os mais especialistas continuam aprendendo todos os dias e com pessoas de diferentes posições hierárquicas. Afinal, todos têm a capacidade de aprender e ensinar algo diariamente.

Por isso, esteja atento ao que o outro tem a dizer, olhe nos olhos do interlocutor e sempre faça um esforço para se lembrar dos nomes das pessoas.

Durante uma conversa, se for preciso, peça para a outra pessoa repita alguma informação que tenha escapado. Isso, ao contrário do que muita gente pensa, não é indelicado, mas, sim, uma demonstração de interesse. 

Cuide bem da sua imagem

Uma dica que é sempre fundamental frisar. Construir um networking profissional é como realizar uma entrevista de emprego todos os dias pelo resto de sua carreira profissional. Portanto, ao participar de eventos como festas, congressos, reuniões ou jantares, procure estar sempre bem vestido, de acordo com o código de vestimenta exigido pela ocasião.

Ter um cartão de visitas em mãos indicando as suas redes sociais também é muito importante, pois é o momento em que online e o offline se encontrarão: é necessário que a imagem nos meios virtuais seja bem construída para que o networking profissional seja bem-sucedido. 

Mais do que ter boas relações sociais, é necessário estar sempre atento aos tópicos que apontamos para que construa uma boa imagem perante os olhos de outros profissionais do mercado. Por isso, em um networking profissional, esteja atento ao que transparece para as pessoas.

E se você gostou deste post, aproveite e confira essas dicas sobre como ser descolada na medida em ambientes informais de trabalho. Boa leitura!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This