Dress code masculino: entenda o traje certo para cada ocasião

Dress code masculino: entenda o traje certo para cada ocasião

A etiqueta de estilo para os homens não é tão comum quanto as femininas e, por isso mesmo, é comum se sentir um pouco confuso na hora de escolher a roupa certa para determinadas ocasiões. Mas não se preocupe!

No artigo de hoje, vou explicar as diferentes ocasiões que requerem trajes adequados e como atender ao dress code masculino em cada uma delas. Assim, você poderá segui-las sem errar no look e deixar um ótima impressão em seu evento. Confira todas elas abaixo!

Dress code masculino: entenda o traje certo para cada ocasião

Traje esporte

Este é o mais casual e livre, mas não significa que você pode usar uma roupa que faz parte da sua rotina de caminhada ou academia — ou seja, não confunda “esporte” com “esportivo”. Ainda que seja comum a reuniões mais informais, como almoços ou aniversários, não há necessidade de abrir mão da elegância.

Use calças jeans ou bermudas de sarja, combinando-as com camisas, sapatênis ou uma bota. Caso queira se destacar no ambiente, você pode optar por um blazer bem cortado de cor escura ou bege. Preste atenção no jogo de cores para não ter o efeito contrário e  acabar ficando “apagado” na ocasião.

Passeio (esporte fino)

Aqui, seu estilo ainda vai poder ser um pouco mais descontraído, mas você precisará se arrumar mais do que o descrito no tópico anterior. Ele é ideal para eventos sociais, como coquetéis ou vernissages. 

O jeans ainda pode ser uma opção, mas ele precisará ser mais sério, de tom escuro. Prefira calças de alfaiataria e escolha sua cor de acordo com o horário do dia em que a festa será realizada — durante o dia, por exemplo, opte por cores mais claras. Por fim, lembre-se de que, independentemente do horário, este traje após as 18:00hs pede o uso da gravata para casamentos e eventos um pouco mais formais.

Passeio completo ou traje social

Nesta ocasião ficam os eventos mais formais, como casamentos e formaturas, e é de bom tom não dispensar o terno. Ainda assim, dá para adicionar traços de sua personalidade ao look.  Tecido, corte, uso ou não de colete, estampa da gravata são alguns deles. Agora, quanto as cores opte pelas mais escuras como marinho, grafite e preto.

Prefira as calças que sejam ajustadas ao seu corpo para que um bom caimento seja garantido. Complete o visual com um sapato de amarração.

Black Tie: o mais alto dress code masculino

Este é considerado o traje mais sofisticado e também o que precisa de mais atenção. Ele costuma ser usado em noites de gala e em muitas premiações, mas algumas vezes pode ser requisitado em casamentos e até mesmo em festas de 15 anos.

A regra para essas ocasiões é simples e clara: o bom e velho smoking, camisa branca, gravata borboleta, faixa e sapatos pretos. É importante frisar que ele nunca deve ser usado antes das 18h. Caso seu evento seja à tarde, opte pelo Summer, um paletó branco indicado para trajar ao ar livre e durante o verão.

Procure não ousar nesse tipo de festa, a não ser que esteja muito seguro do que está fazendo. É melhor deixar a extravagância para celebrações mais descontraídas e que não vão lhe causar qualquer mal-estar.

Tenha em mente que sua roupa é a responsável por transmitir sua imagem para outras pessoas. Além disso, traços de seu comportamento podem ser facilmente lidos em sua aparência. Daí a importância de mantê-la sempre em seu melhor. 

Espero que estas dicas de dress code masculino, tenham tirado suas dúvidas. Agora você já está mais preparado para curtir seu dia (ou noite!), se sentindo confiante e confortável, sem perder o estilo.

Se gostou deste conteúdo, assine minha newsletter. Fique por dentro de mais indicações sobre imagem pessoal, comportamento e muito mais!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (2)

  1. Olá Rachel!

    Tenho uma dúvida!
    O que seria corretor ou como ficaria mais elegante para o homem dentro de um ambiente de trabalho, estar ou não com o blazer aberto?

    Por exemplo :

    Um Guest Relation Manager ao entender um cliente e/ou participar de uma reunião, como deve se apresentar com o terno aberto ou fechado.

    Ah! por favor, você tem programação para cursos?

    Muito obrigada.

    Abs

    Roseli Durante

    1. Olá Roseli,
      O mais adequado e elegante, nestes casos, seria o blazer estar com o primeiro botão fechado.
      A programação estará no site logo logo.
      Obrigada pelo contato!
      Abraços
      Rachel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This