Você sabia que o que você veste diz muito sobre a sua personalidade e impacta diretamente a maneira como os outros te percebem? As roupas têm o poder de comunicar e são elementos estratégicos para causar uma boa primeira impressão. No ambiente de trabalho, a relação entre o que você veste e quem você é se acentua ainda mais. Por isso, o dress code empresarial ideal é aquele que valoriza suas qualidades sem exageros. Quer aprender a passar respeito com estilo? Então continue acompanhando o post!

Descobrindo o dress code da sua empresa

Os códigos de vestimentas não possuem um padrão; eles são adaptáveis aos mais diversos setores e hierarquias. Empresas e funções relacionadas à advocacia e à engenharia, por exemplo, tendem a exigir um dress code empresarial mais sóbrio que passe a ideia de confiança e credibilidade. Já as companhias ligadas à comunicação e à tecnologia pedem peças mais leves e descontraídas que remetam à criatividade. Para descobrir quais os estilos ideais para a sua empresa, observe como seus colegas se vestem e fique atenta aos sinais.

Adotando um dress code apropriado

Antes de se vestir para ir trabalhar, faça uma avaliação sobre as peças que você escolheu. Essa roupa está séria ou divertida demais? Está muito longa ou muito curta? O que eu quero comunicar com essas peças? O que eu diria se visse alguém com essa roupa no escritório? Essas perguntas te ajudarão a refinar um estilo que seja o ideal para a sua profissão. Em seguida vamos elencar outras dicas que também serão úteis na hora de decidir o que vestir:

  • Escolha saias de cores neutras, de alfaiataria e que fiquem na linha ou dois dedos acima ou abaixo dos joelhos;

  • Evite vestidos camisas e blusas com babados espalhafatosos, transparências, decotes e ombros de fora;

  • Deixe de lado as calças jeans muito apertadas ou com modelagens muito diferenciadas, como a pantalona, por exemplo.

  • Os sapatos devem ser confortáveis para os seus pés, mas precisam se adequar à ocasião. No dia a dia, sapatilhas são ideais, mas para reuniões e encontros com clientes um salto é essencial;

  • Bolsas e cintos devem ser neutros, de tamanho adequado e sem muitos pingentes;

  • Use joias leves e discretas que não roubem a atenção do que você está vestindo;

  • A maquiagem deve ser a mais natural possível, apenas para dar uma aparência mais saudável para a pele;

  • Os cabelos devem ter sempre um corte bem definido e devem estar preferencialmente penteados ou presos;

  • As unhas devem estar sempre bem-feitas e polidas.

Escolhendo um dress code com estilo

Atender às exigências de um dress code empresarial não significa que você precisa abandonar o seu estilo pessoal. Quem se adapta a essas normas se destaca, mas quem consegue fazer isso sem perder a própria personalidade, levando um pouco de si para o visual, se evidencia ainda mais. Descubra como adotar as suas preferências ao código de vestimenta da sua empresa. Você pode apostar nas cores, tecidos e padronagens que mais gosta. Assim você passará uma imagem de organização e planejamento e continuará se sentindo bem com você mesma.

Se você já encontrou o dress code ideal para a sua função e conseguiu adaptá-lo ao seu estilo, use o espaço de comentários e conte um pouco mais dessa experiência para a gente!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *