Dress code: como se vestir adequadamente para festa da empresa

Dress code: como se vestir adequadamente para a festa da empresa

É bem comum depois de um ano de trabalho as empresas fazerem uma festa de confraternização, afinal, ninguém é de ferro e uma comemoração vai sempre bem, não é mesmo? Mas além da famosa festa de fim de ano, outras eventuais festividades podem surgir ao longo do ano para celebrar os mais diversos acontecimentos.

Mas primeiro, saiba que apesar de ser uma festa e um momento de descontração com música, bebidas e conversas correndo livremente, continua sendo uma ocasião profissional. Lá estarão os colegas de trabalhos, diretores, líderes, enfim, todas as pessoas que fazem parte da rotina na instituição, por isso, se vestir adequadamente é absolutamente necessário.

Se você quer fazer bonito na festa da empresa, confira a seguir informações bem importantes para o dress code!

Qual é o melhor estilo a ser usado?

Há diversos estilos de empresas, algumas mais formais, outras mais liberais. Uma dica é procurar seguir o dress code usado para trabalhar. Mas calma, isso não significa obrigatoriamente ir à festa de terno e gravata ou tailleur, super formal.

Quer dizer para você usar algo que tenha a ver com a cultura da empresa, por exemplo, se você trabalha em um ambiente mais formal, no qual os trajes diários são social completo, busque usar roupas mais elegantes, porém mais descontraídas.

Vestidos, saias, até mesmo blazers com cortes mais modernos e descolados deixam as mulheres bem vestidas e elegantes, sem tanta formalidade. Já os homens podem optar por usar uma camisa sem gravata e terno, calça de sarja, por exemplo.

Para quem já está acostumado a passar os seus dias de trabalho em um ambiente bem descontraído, a festa com certeza seguirá esse padrão, então use seu estilo mantendo o bom gosto, e claro, não exagere na descontração, por mais liberal que seja, ainda é uma festa de empresa.

O que não vestir na festa da empresa?

Já que por um lado há as roupas que são recomendadas, por outro existe aquelas que terminantemente são proibidas. E o melhor é você nem cogitar usar alguma delas para não fazer feio na festa, certo? Na lista de proibições figuram os decotes muito profundos, peças justas e curtas demais.

Usar uma certa transparência sutil e elegante pode ser bem legal, porém quando dá para ver completamente a lingerie, definitivamente é melhor evitar. Calça legging é super bacana para usar no parque, já na festa da empresa não é algo elegante e bem vestido.

Já para os homens também há peças que devem ficar no guarda-roupa no dia da festa, por exemplo, roupas de academia e camisetas regatas. As bermudas até podem ser usadas se o tipo de festa permitir, por exemplo, algo que seja bem jovem e em um local descolado, mas quando é um espaço para eventos o recomendado é usar uma calça. Bonés, camisetas com frases que podem soar ofensivas também não estão liberados.

Como podemos ver o dress code para festa da empresa não é complicado, é só ter bom senso e bom gosto.

E você, como costuma se vestir nas festas de confraternização com os colegas? Conte para nós!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This