Todos os dias quando eu acordo, a primeira coisa que se passa pela minha cabeça é “que roupa vou usar para trabalhar hoje?”. Não é muito difícil decidir, afinal já conheço minhas roupas de cor, e rapidamente consigo combinar uma calça com uma camisa e um salto alto. Uma dica que sempre dou é a seguinte: descubra o seu estilo e acerte na escolha todos os dias.

Para mim, é simples porque já conheço minhas preferências. Mas definir o que vestir pode se tornar uma tarefa difícil quando não se sabe o que o seu estilo fala sobre você. O fato é que muitas pessoas não conseguem se identificar com certos tipos de roupas ou não conseguem se imaginar usando algumas peças por não serem a tendência atual.

Como diria Coco Chanel, “a moda sai de moda, o estilo jamais”. As roupas do momento nem sempre se ajustam bem ao seu biotipo e, por isso, é preciso ter atenção para não acabar perdendo o bom senso e se vestir inadequadamente.

O mais importante é sempre ser leal ao seu corpo, respeitando os seus gostos. E lembre-se de que o nosso estilo reflete nossa personalidade e mostra muito sobre nós. Neste post, mostraremos alguns estilos e características relacionadas a eles. Acompanhe e descubra o que seu estilo diz sobre você.

Clássico

Para quem tem o estilo clássico, as roupas “modinhas” não têm vez. É o que eu chamo de elegante e simples. Se você opta por cores predominantemente neutras e peças-chave, então faz parte desse time. Mulheres clássicas passam a impressão de formalidade, seriedade e profissionalismo.

Ou seja, essas pessoas, além de transmitirem muita credibilidade apenas pelo modo de se vestir, são mais conservadoras e discretas. Conhece Olivia Pope, da série de sucesso internacional Scandal, interpretada por Kerry Washignton? Ela é um ótimo exemplo de uma mulher elegante que adota esse estilo clássico. Usa no dia a dia tecidos nobres, como linho tweed e seda, além de optar por muita alfaiataria e cortes retos.

Moderno

A imagem passada pela pessoa que adota o estilo moderno é de alguém sofisticado e poderoso. O estilo compõe looks fortes, desafiadores e assimétricos. Também conhecido como estilo exagerado, ele passa um ar de mulher chique e segura.

Uma característica bastante marcante de pessoas do estilo moderno é a combinação de roupas pretas e brancas. Além disso, possuem uma pitada bastante marcante de ousadia, além de uma figura bem metropolitana, remetendo aos centros urbanos e grandes cidades.

Romântico

O estilo romântico não é para as pessoas mais ousadas. Apesar de não estar muito em alta nos dias de hoje, isso não é uma regra. O estilo combina com pessoas mais autênticas e que gostam de se expressar por meio das roupas.

Esse estilo realça a feminilidade, aposta em roupas mais leves, delicadas e que geralmente são consideradas fofas pelas pessoas. O que predomina nesse tipo de estilo são roupas mais claras e em tons pastel. Mas, claro, nada impede a aposta em tons mais fortes. 

No entanto, o ideal é que aposte em tons clarinhos. Os tipos de roupas que essas pessoas costumam adotar são vestidos de renda, estampas florais (e que combinam com qualquer mulher) e saias. As últimas são consideradas praticamente um uniforme entre aquelas que adotam o romântico, com looks que marcam bem a cintura e que ao mesmo tempo é soltinho e leve. 

Esportivo

Esse estilo tem se inspirado bastante na década de 1990 e traz várias peças confortáveis e práticas para o dia a dia. Então, caso você goste de um look mais aconchegante, camiseta, calça jeans e hoodies ou suéteres, já sabe qual é o seu estilo preferido. Normalmente, usa-se com tênis ou saltos confortáveis.

E engana-se quem pensa que uma pessoa esportiva adota em seu guarda-roupas apenas calças, shorts e blusas curtas. Você consegue realizar combinações maravilhosas com vestidos mais leves, utilizando tênis e blusas confortáveis por cima. Além disso, existem também saias que combinam perfeitamente com o estilo dessas pessoas. Ele conta com mulheres espontâneas, energéticas e despreocupadas.

Boho

Lembra do filme “Meia-Noite em Paris?”. Pois é! Na década de 20, a boêmia veio com um estilo de vida que influenciou diretamente nas roupas. O estilo boho não veio especificamente dessa época, mas sim da década de 1970, em que a boêmia voltou com tudo e inspirou novamente a moda daquele período. Frequentemente, ela volta a inspirar os estilos de mulheres do mundo todo.

É uma mistura de boêmio, vintage hippie chic, mas de uma maneira mais descontraída e confortável. Vestidos longos e estampados não podem faltar no guarda-roupas dessa mulher descompromissada e elegante.

Criativo

Esse estilo é, sem sombra de dúvidas, aquele que você mais vai gastar em termos de acessórios. A pessoa de estilo criativo consegue combinar tudo com todas as suas coisas, além de criar suas próprias regras. Consegue, ainda, tornar algo aparentemente incomum em popular. Pode até parecer exagerada e excêntrica, mas vai vestida de maneira diferente nas mais diversas ocasiões.

A mulher que adota esse visual abusa de estampas e texturas com referência nas tendências da moda, mas sempre dando sentido às peças e sem deixar o look sobrecarregado. Além disso, passa a mensagem de ser inovadora, exótica e autoconfiante.

Quer um exemplo de mulher criativa que esbanja charme e torna popular todos os seus acessórios? Lady Gaga. Com diversas perucas, sapatos diferenciados e vestidos que você não costuma ver no seu dia a dia, a cantora consegue arrancar aplausos em todos os eventos que frequenta.

E então, com qual desses estilos você mais se identificou? Deu para perceber que a maneira de se vestir impacta diretamente em como somos vistos, não é mesmo? Por isso, se você tem algum objetivo pessoal ou profissional, deve atentar às roupas que usa e se isso pode ou não estar te atrapalhando. Portanto, descubra o seu estilo! Nunca é tarde para mudar, principalmente se for de roupa.

Agora que você já sabe o que o seu estilo fala sobre você, busque referências em pessoas que te inspiram e siga os passos delas. Respeite seu biotipo e seja fiel ao seu gosto, lembrando que bom senso nunca é demais.

Você gostou do post? Então, para que todas as pessoas saibam o seu estilo e consigam adaptar o seu guarda-roupas das mais diversas maneiras, compartilhe este artigo nas redes sociais e mostre que, independentemente da maneira que cada um se veste, todos possuem o seu diferencial. 

 

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *