Decote no ambiente de trabalho: descubra qual o tamanho apropriado

Decote no ambiente de trabalho: descubra qual o tamanho apropriado

Nosso estilo impacta diretamente na impressão que as pessoas têm sobre nós e, por isso, ter um visual que seja condizente com o ambiente de sua empresa é essencial. Quando vamos nos vestir, uma dúvida bastante recorrente é a seguinte: podemos usar decote no trabalho?

E a resposta é sim, você pode. No entanto, é preciso fazer algumas considerações antes de escolher o modelo mais adequado para evitar constrangimentos — e até a perda de clientes.

Ficou interessada? Continue a leitura e confira minhas dicas para acertar no look!

Decote no ambiente de trabalho: descubra qual o tamanho apropriado

Conheça seu ambiente corporativo

Normalmente, toda empresa possui seus próprios códigos de vestuário. Estes códigos mostram quais tipos de roupa são aceitáveis e quais devem ser evitadas. Entretanto, pode ser que também seja um espaço mais descontraído e sem muitas regras — mas que, nem por isso, significa descuido. É preciso ter bom senso.

Uma boa estratégia, caso não haja um dress code definido, é conversar com seus superiores para ver como a empresa quer que seus funcionários se apresentem e qual imagem ela quer passar para o mercado.

Leve em conta seu tipo físico

Esse é um detalhe essencial para se vestir bem, pois você precisa estar confortável com o que está usando. O ideal é usar algo que valorize seu corpo e respeite seu biotipo.

Roupas inadequadas incomodam e acabam tirando a sua naturalidade. Isto pode prejudicar sua imagem, além de afetar seu desempenho no trabalho.

Saiba quais são os tipos de decote mais recomendados

Agora que já analisou as questões apontadas até aqui, é hora de decidir qual é o decote mais adequado para você. é importante estar confortável o suficiente e realizar suas tarefas com tranquilidade. Confira alguns modelos a seguir.

Quadrado

Esse é o tipo mais discreto e formal de decote, tanto que é bastante popular entre as executivas. Costuma ser a escolha de mulheres com mais busto e mais cheinhas por garantir maior sustentação.  Principalmente se a blusa tiver alças mais largas.

No entanto, se as mangas forem mais largas, podem dar a impressão de ombros menores e seios maiores.

Transpassado

Ideal para disfarçar seios maiores e afinar a silhueta, principalmente se você usar uma calça com a cintura mais alta.

Canoa

É indicado para quem quer uma boa proporção entre os ombros e os quadris — uma vez que alonga seus ombros e disfarça os quadris mais largos. Porém, evite usar esse decote se você tem essas duas partes do corpo largas, pois será mais difícil encontrar equilíbrio.

Formato U ou V

O decote em V verticaliza e afina silhueta, além de valorizar o colo sem aumentar os seios. Já o decote em U tem melhor caimento em mulheres menores e mais magras, já que esse tipo aumenta o volume na região do colo.

Agora vai a dica de ouro: você pode usar todos esses tipos de decotes no trabalho. Desde que, o corte deles fique no máximo na altura das axilas — é um comprimento ideal, pois não deixa muita pele à mostra.

Veja quais modelos de decote evitar

Seja qual for seu ambiente de trabalho, existem alguns tipos que devem ser evitados. São eles o decote profundo, tomara que caia e frente única. Deixe esses modelos para eventos sociais ou festas entre amigos para não haver constrangimentos desnecessários.

Como se pode perceber, a escolha da melhor peça requer passos simples e que passam por uma regra em comum: o bom senso. Ele é seu maior aliado para se vestir bem e lhe ajuda a construir uma imagem profissional mais adequada à realidade de sua empresa.

E então, curtiu minhas dicas de decote no trabalho? Aproveite para entender a importância de ter um dress code definido em uma empresa!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This