Ao se aproximar dos 40 anos, questionamentos sobre a carreira e a vida profissional são bastante comuns e, até mesmo, naturais. O sentimento de que muitas coisas já foram construídas se mistura ao de “ainda tenho tanto para fazer!”. E é assim mesmo.

O que não vale é desistir da carreira após os 40, ou seja, achar que já se chegou a determinado patamar e não se pode ir mais longe. É exatamente o contrário: ainda há muitas conquistas pela frente!

Portanto, para ajudar você a alavancar sua carreira, elenquei abaixo algumas dicas importantes que vão ajudá-la a entender melhor esse momento da vida. Vem comigo!

Confira como alavancar a carreira após os 40

Avalie seu nível de satisfação com a carreira atual

Será que você está feliz com a posição que ocupa? Não falo de hierarquia dentro de uma empresa (o que também é importante), mas de seu posicionamento geral em relação ao trabalho.

O lugar onde você está traz felicidade? Faz bem para outras áreas da sua vida? Ao avaliar de que maneira você pretende gerir sua carreira após os 40, avalie tudo isso.

Para ajudar, você pode se fazer três perguntas básicas:

  1. Você acorda animada para ir ao trabalho?
  2. Se pudesse, você faria seu trabalho de graça?
  3. Ao fim de cada dia, você se sente exausta ou energizada?

É claro que você deve ponderar ao responder a cada uma dessas perguntas. Afinal, em um dia em que você trabalhe mais, poderá chegar em casa mais cansada. Entretanto, isso não significa que você não esteja satisfeita.

Atualize-se para permanecer competitiva

É importante manter-se atualizada na sua área ou, se escolher trocar de carreira, na área que você pretende seguir.

Novidades surgem a todo instante, e é fundamental manter-se competitiva. Procure cursos, MBAs e especializações que possam interessá-la. A grana está curta? Obtenha informações em aulas online e coletivas, lendo publicações e se mantendo sempre informada das últimas notícias.

Se for trocar de carreira após os 40, tenha foco

Para quem está pensando em se recolocar no mercado ou trocar de carreira após os 40 anos, é necessário escolher um foco. Você não precisa procurar por vagas em áreas que não são a de seu interesse! Isso só fará com que você gaste tempo e energia em segmentos que sequer são sua primeira opção.

Reflita com calma sobre o que você quer e, então, tente buscar esse caminho.

Tire vantagem da sua idade

É isso mesmo! A experiência de vida e as lições aprendidas ao longo dos anos podem ser valiosas para destacá-la no mercado. Muitos gestores consideram que uma pessoa com mais de 40 anos pode trazer benefícios importantes para o negócio, especialmente em circunstâncias nas quais um profissional de 20 ainda não esteve.

Isso não quer dizer que você não poderá passar por situações de preconceito. Alguns desses comportamentos podem ser amenizados em uma carta de apresentação, por exemplo, caso você esteja em uma entrevista de emprego. Em outros casos, opte pela conversa.

Planejar sua carreira após os 40 pode não ser tão simples, mas deve ser sua prioridade. Chegar aonde você quer deve nortear suas reflexões e tomadas de decisão. Você também pode procurar a ajuda de profissionais que a ajudarão a encontrar o melhor caminho, como consultores de imagem pessoal e carreira.

Quer mais dicas de carreira e imagem pessoal? Então, baixe agora mesmo meu e-book Os 5 conhecimentos que vão impulsionar o seu crescimento profissional!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *