Um dos maiores desafios da mulher contemporânea é encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, não é verdade? A rotina muitas vezes estressante dentro e fora de casa faz parecer que essa seja uma missão impossível, mas acredite, é possível encarar os desafios da vida moderna sem abrir mão da qualidade de vida. Quer saber como? Confira a seguir nossas dicas para que você consiga conciliar o trabalho e o tempo com a família!

Aprenda a delegar tarefas

Não queira bancar a supermulher, que exerce múltiplas funções em casa e no trabalho. Essa mulher ideal não existe e, para garantir sua qualidade de vida, você vai precisar abrir mão do controle total. Aprenda a confiar nas pessoas a sua volta e delegue tarefas.

Acredite no potencial de sua equipe de trabalho e evite centralizar as atividades. Perceba que isso ajuda a criar um ambiente favorável no trabalho no qual cada profissional pode desempenhar suas competências em equipe.

Em casa, conte com a ajuda do companheiro e dos filhos para manter as coisas em ordem. Uma boa ideia é dividir as tarefas entre os membros da família. Assim, todo mundo colabora, a casa fica em ordem e você consegue um tempo a mais de descanso. Contratar um profissional para ajudar a cuidar dos filhos e da casa também pode ser uma alternativa.

Aproveite o tempo em família

A jornada de trabalho de 8 horas diárias é a realidade da maioria das mulheres, isso sem mencionar o tempo gasto no trajeto de casa para o trabalho.

Não se sinta culpada pelo tempo em que você está ausente de casa. Você precisa compreender que é cada vez mais importante não o tempo que você tem em família, mas o modo com que vocês aproveitam esse tempo juntos. Procure fazer coisas divertidas, que reúna todos: brinque com seus filhos, prepare o jantar em família, abrace, faça carinho.

Não se esqueça também da vida a dois, afinal a vida afetiva também precisa de atenção.

Não leve trabalho para casa

Com o tablet, computadores, smartphones e as constantes notificações está cada vez mais difícil conseguir se distanciar do trabalho, mas é preciso estabelecer limites. Evite abrir a caixa de e-mail enquanto estiver de folga e peça para que as ligações do trabalho fora do expediente aconteçam apenas quando for estritamente necessário. Lembre-se: ao levar trabalho para casa você terá menos tempo para você e sua família.

Dedique um tempo para cuidar de si mesma

Se você não consegue uma brecha em sua agenda, fica difícil se dedicar inteiramente ao trabalho e à família. Por isso, é importante que você separe algumas horas do dia ao longo da semana para pensar em você. Exercite-se, saia para encontrar os amigos, vá ao salão, fique de pernas para o ar. Essas ações simples centradas em você ajudam a recarregar as energias e a autoestima para encarar os desafios de conciliar o trabalho com a vida em família.

Agora que você já sabe quais são nossas sugestões para que você consiga conciliar o trabalho e o tempo com a família, que tal contar para a gente nos comentários quais são as suas estratégias para manter a qualidade de vida e manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal? Participe!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *