Comportamento virtual: 4 dicas para ter uma comunicação humanizada

Diante de um cenário cada vez mais conectado e interativo, é essencial saber como manter um bom comportamento virtual, priorizando a comunicação humanizada a fim de expressar sua personalidade em interações online, como em e-mail de trabalho, respostas em redes sociais, conversar por aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.

Quando nos comunicamos virtualmente, não tem como o outro saber nosso tom de voz ou expressão facial, então uma frase pode ser interpretada de diversas formas diferentes, causando muitas vezes até mesmo um desnecessário mal entendido.

Pensando nisso, reuni nesse post 4 dicas valiosas para você levar em consideração na hora de se comunicar virtualmente. Continue a leitura até o final para conferir!

Comportamento virtual: 4 dicas para ter uma comunicação humanizada

1. Tenha empatia

A empatia é necessária em qualquer aspecto de nossas vidas, mas quando o assunto é comportamento virtual esse cuidado precisa ser redobrado. Afinal, não temos como saber de que forma a pessoa vai interpretar a mensagem recebida.

Por isso, antes de falar qualquer coisa, pare, releia o que você escreveu e veja se há a possibilidade de ser interpretado com mais de um sentido. Se a resposta for positiva, tente reescrever de uma forma mais clara e objetiva.

2. Fale somente o necessário

Muitas pessoas acham que quanto mais falar, mais atenção vão receber. De certo modo isso está certo, porém, quando repetido muitas vezes, a prática pode passar a ser vista de forma negativa. Em meio a tanta correria do dia a dia ninguém tem tempo para se dedicar a assuntos que não interessa. Tenha cautela e saiba ponderar.

Ao falar com alguém no ambiente virtual, tenha certeza de que o assunto é relevante e que realmente tem a necessidade de ser falado. E-mails em excesso ou mensagens repetidas podem passar uma imagem muito negativa e dificultar a comunicação.

3. Pratique a escuta ativa

Saber ouvir atentamente o que o outro tem a dizer é fundamental, assim como seus gestos, expressões corporais e outros pontos que ficam nas entrelinhas. Mas como fazer isso quando nos comunicamos virtualmente?

Ao manter uma comunicação virtual com as pessoas, é necessário ter a mente aberta e procurar compreender o que o outro quis dizer na mensagem. Se você ficar confuso quanto ao significado, pergunte. Com o tempo ficará mais fácil compreender as entrelinhas.

4. Seja cordial e educado sempre

Por mais que seja com alguém que você está acostumado a conversar sempre, nunca deixe a cordialidade e educação de lado. Esses são aspectos de suma importância e podem fazer muita diferença na comunicação.

Dessa forma, você evita desentendimentos por informações mal recebidas. Devemos sempre lembrar que o comportamento online exige um grande cuidado, afinal, nele não podemos contar com a linguagem corporal.

Como você percebeu ao longo da leitura, ficar atento ao seu comportamento virtual é essencial para não causar interpretações errôneas.

Agora que você conferiu essas 4 dicas incríveis para ter uma comunicação mais humanizada mesmo diante de um cenário tão virtual, me conte nos comentários qual dica você mais gostou e o que acrescentaria na lista!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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