Aprenda como usar a linguagem corporal e fazer bonito nas reuniões Aprenda como usar a linguagem corporal e fazer bonito nas reuniões

Aprenda como usar a linguagem corporal e fazer bonito nas reuniões

4 minutos para ler

Ao ingressarem em uma empresa, as pessoas estão tão preocupadas com suas qualificações, conhecimento, perspectivas de sucesso, altos salários e benefícios que acabam se esquecendo de algo que também é muito importante, tanto dentro de uma empresa quanto fora dela: como usar a linguagem corporal.

A linguagem corporal, como o nome sugere, é uma forma de utilizamos o nosso corpo para a comunicação. Ela engloba postura, olhar, expressões faciais e outros gestos. Muitas vezes, ela complementa e, até mesmo, é essencial para fazer com que a mensagem que pretendemos passar seja compreendida da melhor forma possível.

E, como o uso correto dessa estratégia é fundamental para que você seja uma pessoa de destaque por seu comportamento e postura excepcionais, confira estas dicas valiosas para brilhar através da linguagem corporal, não só durante a participação em reuniões e dentro da empresa, mas também em seu dia a dia.

Comunique-se de maneira adequada

Não basta comunicar-se. É preciso saber fazê-lo da maneira adequada, com atenção e respeito pelos receptores.

Preste atenção na escolha das palavras e também com o volume e entonação de sua voz ao comunicar-se. Algumas pessoas não fazem ideia do poder de saber como usar a linguagem corporal, ter uma postura adequada e utilizar as expressões faciais corretas perante nossos ouvintes.

Chame os colegas pelo nome

Seja qual for o cargo que você ocupa dentro de uma organização, procure sempre chamar as pessoas pelo nome. Isso é muito importante para a sua comunicação com os demais.

Dessa maneira, além de atrair a atenção da pessoa para você, essa atitude demonstrará que você sabe com quem está falando e que conhece seus companheiros de trabalho.

Não demonstre-se inquieto ou irritado

Bater os dedos na mesa, bater os pés ou mexer no celular dá a impressão de que você está desinteressado no assunto e não causa boa impressão.

Procure manter-se com o foco na pessoa que está falando e evite desviar o olhar para janelas ou teto. Dessa forma, você deixa claro que entrou na reunião com grande interesse em captar a mensagem a ser transmitida.

Esteja preparado

Saber o objetivo da reunião convocada por um líder ou diretor é um dos itens importantes. Preparar-se para ela também é fundamental.

Condições físicas influenciam muito em nosso estado emocional e, consequentemente, em nossa linguagem corporal.

Procure não apresentar-se no último minuto, às pressas, correndo, esbaforido. Faça uma refeição, vá ao banheiro, traga consigo uma garrafinha de água para não ter que se ausentar durante o evento.

E não se esqueça de levar o material para registro de informações, seja ele um tablet ou papel e caneta.

Na presença da diretoria e CEO, aja com naturalidade

Pessoas costumam ficar tensas diante de certos funcionários da equipe. Muitos demonstram susto, espanto e, até mesmo, desespero na presença de presidentes e diretores de empresas, o que dá a impressão de que a pessoa estava fazendo algo de errado e foi pega no flagra.

Procure agir naturalmente na presença de seus gerentes, diretores e CEO e cumprimente-os se tiver a oportunidade.

É normal prestamos atenção e, inclusive, julgarmos a postura e comportamento das pessoas, mas esquecemos de analisar e avaliar a nossa própria linguagem corporal diante de algumas situações.

Já se sabe que apresentar-se com roupas adequadas à empresa, perfume e maquiagem na medida certa e pontualidade são os primeiros mandamentos para uma apresentação impecável.

É muito importante prestarmos atenção em nossa postura quando estamos diante de outras pessoas. A forma como nos apresentamos, falamos ou nos sentamos em uma mesa de reuniões diz muito sobre nós. Esteja atento a esses detalhes e seja um profissional de sucesso!

Agora que você já sabe como usar a linguagem corporal, que tal entender também um pouco mais sobre etiqueta corporativa?

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This