O final do ano traz consigo o fechamento de um grande ciclo. Algumas empresas aproveitam esse período para analisar seus funcionários, checando as metas obtidas e seu desempenho. Dessa análise pode surgir uma boa oportunidade para você ser promovido!

Apesar dessa decisão ser tomada por seu chefe ou gestor, alguns comportamentos podem te ajudar nesse processo. Separamos 5 conselhos que irão te auxiliar à conquistar a tão esperada promoção!

1. Saiba ouvir os feedbacks

O feedback é uma ferramenta importante para que você cresça como profissional. Muitas vezes, nosso chefe nos diz o que precisamos fazer para alcançar a excelência, mas precisamos saber ouvi-los. Pergunte sempre o que ele achou da última atividade que você entregou e como você pode melhorar. Isso mostra comprometimento com o processo de melhoria contínua e que você valoriza a opinião dele.

Esse retorno também pode vir dos seus colegas, principalmente em atividades que você realiza em grupos. Pergunte-os o que eles acharam da sua atuação em determinada situação ou como você conseguiu contribuir para alcançar uma meta.

2. Tenha um bom relacionamento com todos

O netwoorking que construímos ao longo da nossa carreira profissional é muito valioso. Ter um bom relacionamento com as pessoas da sua empresa pode te ajudar a chegar mais longe. Essa dica vale pra todas as pessoas, com certeza seu chefe observa como você trata quem está acima e abaixo de você na escala hierárquica, então tenha cuidado com sua comunicação, até mesmo com a não verbal.

3. Entregue bons resultados

A empresa vai te avaliar, principalmente, pelos resultados que você entrega. Converse com seu chefe e procure saber exatamente o que ele espera do seu trabalho, para que você possa trabalhar alinhado às suas expectativas.

Além disso, valorize os resultados que você obtém! Mostre como eles são importantes para a empresa e como eles podem ajudá-la a alcançar patamares maiores, saiba vender seu peixe!

4. Cuide da sua aparência

Não só sua imagem profissional é importante, mas também a pessoal. Ainda vivemos em um mundo corporativo onde como você se veste, como você fala, seus hábitos de higiene e de beleza importam bastante.

Existe uma etiqueta corporativa que deve ser respeitada, é preciso bom senso! Identifique como seu chefe e colegas se veste, você está de acordo? Nunca vá ao trabalho fedendo ou com um cheiro muito forte de perfume, ou com roupas velhas e amassadas ou cabelo desarrumado. Por último, nada de falar palavrões ou fazer fofoca no ambiente de trabalho, é deselegante e anti-ético!

5. Mostre que você quer ser promovido

Deixe claro ao seu chefe que você deseja ser promovido,deve fica bastante claro onde você quer chegar. Mas tenha cuidado ao fazer isso para que ele não se sinta ameaçado! Dessa forma, quando surgir uma nova oportunidade, seu chefe lembrará dos seus planos e será mais fácil conseguir a promoção. No entanto, esteja preparado para ouvir do seu chefe que você ainda não está pronto para a nova posição. 

Esperamos que você consiga ser promovido e inicie uma nova fase da sua carreira profissional! Gostou das dicas? Tem experiências para compartilhar sobre o tema? Deixe nos comentários! 

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *