Como se vestir para uma entrevista de emprego

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Você sabe como se vestir para entrevista de emprego? Essa não é uma tarefa tão simples, já que um look errado pode comprometer a conquista da vaga almejada. A roupa comunica a sua imagem profissional e, portanto, esse fator não pode ser negligenciado.

Se você não faz ideia do que usar e está um pouco inseguro na escolha da melhor combinação, este post ajudará bastante. Na sequência, apresentarei os aspectos fundamentais que devem ser explorados para que você alcance o sucesso profissional.

Boa leitura!

 

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Entenda o perfil da empresa

O primeiro passo para escolher a roupa ideal para uma entrevista de emprego é conhecer o perfil da empresa. Portanto, procure identificar como os profissionais que atuam na instituição costumam se vestir. Uma boa alternativa é fazer uma pesquisa nas redes sociais e tentar observar o estilo no dia a dia de alguém que trabalha lá.

Certos lugares pedem roupas mais formais, como os escritórios de advocacia. Por outro lado, há negócios em que os funcionários adotam o no dress code (sem estilo obrigatório), como as agências de publicidade.

Nesses casos, ir para a entrevista com um look muito sério, com terno ou tailleur, pode passar uma impressão de uma pessoa “correta demais”, que não se ajusta ao ambiente.

O seu foco deve ser o de transparecer a identidade visual do negócio, por meio da coerência entre o seu vestuário e o local em que está tentando uma vaga de trabalho.

Em todos os casos, roupas amassadas, com “cheiro de guardado” ou com bolinhas geradas pela lavagem devem ser abolidas.

Evite exageros

Os exageros devem ser evitados a todo custo. Por isso, atente-se ao comprimento de sua saia e ao decote escolhido. Nada de chamar a atenção demais.

Cuidado também com o número de acessórios utilizados. Muito mais que os adereços, você deve destacar a sua experiência e formação.

Da mesma forma, use o bom senso para saber se ternos muito caros são apropriados para o ambiente da entrevista. Procure se vestir bem, de uma maneira discreta.

Cuidado com o cabelo, as unhas e a maquiagem

A maquiagem pode ser um recurso importante, no qual as mulheres lançam mão para causar boa impressão. Contudo, nada de exagero. Batons muito marcantes e excesso de base sugerem artificialidade. A moderação deve ser sua companheira na hora da produção.

Em relação aos cabelos, eles precisam estar penteados. No caso dos homens, considerar um corte antes da entrevista pode ser uma boa estratégia.

As unhas também devem estar bem cortadas ou, no caso das mulheres, devidamente cuidadas e com um esmalte discreto.

Atente-se às cores das roupas

Cores fortes e estampas marcantes não combinam com uma entrevista de emprego. Para ajudar na escolha, separei as principais tonalidades com as respectivas características, as quais você poderá escolher conforme o perfil da empresa e do cargo pleiteado. Confira:

  • branco representa organização e imparcialidade;
  • azul passa credibilidade;
  • cinza é ideal para pessoas lógicas e analíticas;
  • preto é a cor da liderança.

Existem também as cores que sempre devem ser evitadas por causarem uma imagem não favorável em uma entrevista de emprego. Na sequência, apresento as principais delas:

  • marrom traz muita simplicidade e representa algo antigo, não inovador;
  • vermelho representa o poder e a agressividade;
  • laranja pode passar a imagem de uma pessoa não engajada com o trabalho;
  • roxo e amarelo não harmonizam com ambientes corporativos. Aposte nelas somente se a vaga pleiteada for no campo criativo.

Está mais confiante sobre como se vestir para entrevista de emprego? Espero ter ajudado! Que tal aproveitar a visita e assinar a newsletter da página? Assim, você receberá muitos conteúdos sobre imagem e comportamento!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This