Como se sentir mais bonita e elegante no ambiente profissional? Ao trabalhar numa organização você passa a ser uma representante da mesma. Como sua imagem e seu comportamento comunicam mensagens sobre você o tempo todo, o ideal é se vestir em sintonia com o propósito da empresa.

Por isso, ainda que não haja regras explícitas sobre o que deve ou não ser usado, é importante lembrar que num ambiente corporativo transmitir confiança é um ponto chave para você se destacar.  Além disso, roupas e acessórios devem te deixar livre para trabalhar sem preocupar em ficar ajeitando uma alça que não quer parar no lugar.

No entanto a maioria das mulheres não quer abrir mão de se sentir bonita e elegante no ambiente profissional.  Como se vestir de forma adequada e elegante no trabalho para que sua aparência contribua para propagar mensagens positivas a seu respeito?

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar nessa tarefa. As dicas hoje são para você ter um look de trabalho original e elegante e discreto. Confira!

Como se sentir mais bonita e elegante no ambiente profissional?

Alfaiataria com estilo

É impossível pensar em criar looks para o trabalho sem falar em alfaiataria. Peças de alfaiataria são a base do guarda roupa da executiva. O corte perfeito e o caimento do tecido alinhado ao corpo tornam a alfaiataria muito funcional para todo tipo de corpo.

Para fazer o diferencial, opte por desmembrar os conjuntos de blazer e calças ou saias, e dê um colorido em algumas peças. Você pode combinar uma calça de alfaiataria com uma camisa com gola laço e um cardigan. Fica uma produção bem elegante e discreta.

Se quiser variar use a mesma calça com camisa branca e o laço preto. Trocando a calça pelo jeans você está pronta para um programa informal depois do trabalho sem perder o charme.

Se o protocolo permitir, você pode usar o blaser social com uma calça jeans escura de corte reto. Sob o blaser use uma camisa de seda com estampa náutica. 

Calçados para o look de trabalho

Indiscutivelmente o scarpin é calçado mais indicado para o ambiente corporativo. É elegante, valoriza qualquer produção e deixa a mulher com a silhueta esguia. No entanto, o uso excessivo do salto alto pode causar dores nos pés e outros problemas funcionais.

Como não vamos abrir mão dele, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro ponto é escolher produtos de ótima qualidade e de preferencia de couro. Priorize modelos mais clássicos em cores neutras, já que estamos falando de qualidade e não de quantidade. Tem modelos lindos com bico quadrado ou amendoado que dão muito conforto.

Verificar se o calçado é adequado para o seu formato de pé. Para demonstrar atitude e elegância  o salto não precisa ser agulha. Um salto grosso, de preferencia com meia pata na frente, vai fazer muita diferença no conforto e garantir a elegância.

Um outra opção para os dias mais frios é usar uma botinha preta lisa e curta, com salto entre 4 e 5 centímetros. Ela vai te ajudar a sair do obvio, com muito conforto. Você pode usá-la com uma calça de couro preta, camisa branca, suéter e blaser. Produção muito atual.

Acessórios

O objetivo do acessório é aumentar o charme de uma roupa. No entanto, no ambiente profissional é necessário ter bom senso e coerência. O acessório não pode atrapalhar a rotina do serviço e nem deve chamar tanta atenção do seu interlocutor a ponto de distrai-lo. Um brinco muito grande pode atrapalhar com o telefone, acessórios com pingentes chacoalhando podem mudar o foco de uma transação.

Existem opções para quebrar a formalidade com discrição. Você pode escolher um item que seja a sua marca pessoal. Brilhante, ouro e perola harmonizam com qualquer look. Nesse caso não tem problema usar sempre o mesmo brinco.  Brincos devem ser pequenos, mas não infantis, e de boa qualidade.

Dependendo do tipo de trabalho é permitido usar um anel grande com um design moderno. Faça o teste em casa para saber se vai dificultar suas atividades.

O colar é  o mais democrático dos acessórios atualmente, talvez por  quebrar a seriedade sem comprometer suas atividades. Sem exagero, é o acessório que mais valoriza o look. Quando bem harmonizado com as roupas, com o modelo da blusa e com o decote, você pode alcançar o efeito de iluminar o rosto e descontrair a produção.

Um lenço de seda amarrado no pescoço sobre uma corrente também faz um efeito incrível. As possibilidades são muitas. Depois de pronta olhe no espelho e observe o look todo para ver se não há exagero. E para finalizar vamos lembrar que um bom corte de cabelo, unhas bem feitas, e óculos escuros ajudam a valorizar o look.

Gostou deste artigo e deseja se sentir ainda mais confiante com seu visual? Acompanhe e assine a Newsletter no blog da ArpelArpel.com.br para não perde mais nada. Siga-os também no Facebook e Instagram e fique por dentro mais dicas como essas! 

Um abraço

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *