[Mar 20] Saiba como descobrir seu estilo próprio com personalidade

8 minutos para ler

Muitas pessoas se enganam ao pensar que moda e estilo são futilidades. Isso não é verdade, uma vez que estilo é demonstrar quem é você e qual é a primeira impressão que vai transmitir aos outros. Mas, como descobrir seu estilo utilizando a moda como principal ferramenta?

Posso dizer que o estilo está diretamente ligado ao autoconhecimento, tendo em vista que a maneira como você se veste diz muito sobre sua identidade.

Se deseja saber como descobrir seu estilo e tornar-se mais autêntico para criar looks atualizados e que revelem sua personalidade, basta conferir as dicas que preparei para você neste post. Então, vamos lá?

Por que é importante definir seu estilo?

Ter um estilo definido é algo muito bom, porque é por meio dele que nos expressamos no dia a dia, seja no trabalho ou no lazer.

Logo, há diversos motivos para descobrir seu estilo pessoal, sendo o primeiro deles o fato de que isso implica na maneira como as pessoas vão enxergar você à primeira vista. Somente depois elas vão notar sua postura e modo de falar.

Outro motivo é que quando se conhece seu estilo, torna-se mais fácil adaptá-lo ou até mudá-lo, se for o caso. Se não está satisfeito com o modo como se veste e com a imagem que está transmitindo, é possível mudar isso a partir do momento que desejar.

Contudo, o primeiro passo para transformar-se é saber qual é o estilo que você tem hoje — ao entender qual é seu estilo atual e o que você quer ter, fica muito mais fácil fazer essa transição, não é mesmo?

Como descobrir seu estilo?

Seja romântico, criativo, sofisticado ou esportivo, todos têm seu estilo próprio. Muitas vezes, a pessoa pode apresentar características mais marcantes de um, porém demonstrar nuances de outros estilos no dia a dia. É essa mistura que vai torná-la mais autêntica e deixar sua marca registrada por onde passar.

Mas, não pense que descobrir qual é seu estilo é algo confuso ou desafiador. Pelo contrário! Ao seguir algumas dicas práticas e simples, é possível definir aquilo que você é e revelar-se em cada look que for usar.

Então, vamos desmitificar o assunto? Acompanhe abaixo um compilado de sugestões que trago para você descobrir seu estilo como em um passe de mágica!

Conheça seu corpo

O primeiro passo é conhecer seu corpo e saber quais são as peças que valorizem o que tem de melhor. Do mesmo modo, é evitar as roupas que não favoreçam você, seja na estatura ou na silhueta — decotes, comprimentos, modelagens, entre outros itens.

Além disso, descobrir quais são as cores que ornam mais com o seu tom de pele também é importante. Por exemplo, pessoas de pele mais clara recomenda-se o uso de cores mais fortes para destacar a tez. O segredo é evitar os tons esmaecidos.

Já para as morenas, o indicado é apostar em cores mais claras que escuras, para iluminar o look. A pele negra combina com a maioria das cores, exceto o marrom, porque pode criar um visual apático e monótono.

Analise seu guarda-roupa

A segunda dica é abrir seu guarda-roupa, retirar todas as peças e analisar uma por uma. Considere quais são as cores que você mais utiliza, além das roupas estampadas ou lisas. Pense também se há algo muito justo ou largo demais.

Ainda é importante observar se suas roupas são mais modernas e casuais ou clássicas e elegantes, assim como quais são as suas peças preferidas e aquelas que você não usa faz muito tempo.

Limpe seu armário

Depois que analisar seu guarda-roupa, é hora de limpá-lo. Ou seja, separe as roupas que não servem mais, as mais velhas e principalmente as que não têm mais a ver com seu modo de viver atualmente.

Então, doe os itens que estão bons, mas você não vai mais usá-los, e descarte aqueles que estão muito velhos em sacolas de lixo reciclável.

Identifique suas referências de moda

Ter referências de moda é essencial, tendo em vista que se vestir é uma forma de se expressar e, ao entendermos como esse ato diz muito sobre nós, percebemos que escolher o look não deve ser automático mas, sim, uma ação bem pensada!.

Na prática, procure saber quem são os influenciadores de moda do momento que mais inspiram você, levando em conta as inspirações, os looks e o estilo de vida de cada um deles.

Muitas vezes é difícil identificar o nosso estilo olhando apenas para nós, sendo que algumas pessoas podem ter a dificuldade em se auto analisar. Sendo assim, ao projetarmos em outra pessoa, fica mais fácil identificar isso.

Pratique o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é o artifício mais poderoso para descobrir o seu estilo. Por isso, é importante se questionar bastante:

  • qual imagem você gostaria de transmitir para as outras pessoas?
  • Quais os elogios que gostaria de receber?
  • O que atrai você, quando o assunto são roupas, acessórios, bolsas e sapatos?
  • Você gosta do estilo mais clássico, elegante ou sensual?

Ao fazer tais perguntas, você já consegue definir qual é seu estilo e quais as peças que precisa para montar um novo guarda-roupa!

Busque inspiração

Aqui, a dica é buscar inspiração nas pessoas que você admira, sejam famosas ou próximas. Afinal, espelhar-se nos que têm bom gosto pode ser o primeiro passo para descobrir o que cai bem em você.

A dica é pesquisar em blogs e sites de moda, além de estar por dentro do que acontece nas principais redes sociais. Lembre que as pessoas estão postando fotos o tempo todo e isso pode ser uma rica fonte de inspiração.

Peça ajuda

Você não é obrigado a entender de moda, por isso não há nada de errado em procurar por um personal stylist — profissionais capacitados para orientar o estilo de cada pessoa.

Logo, esse profissional vai poder ajudar a definir melhor seu estilo, dando dicas completas de roupas, acessórios e até cabelo e maquiagem. Certamente, vale o custo-benefício!

Priorize as necessidades

Outro ponto que sugiro é criar uma lista de prioridades com aquelas peças que você precisa mesmo comprar a curto e a médio prazo.

Outra dica valiosa é observar se as peças que escolheu estão de acordo com aquilo que procura para compor o estilo que deseja. Qualquer detalhe deve ser sempre bem observado.

Tenha cuidado com suas roupas

Por outro lado, é válido pensar que nada vai adiantar descobrir seu estilo se as peças estão esgarçadas ou as cores desbotadas. Afinal, estar bem-vestido também implica os cuidados que temos com nossas roupas e acessórios, concorda?

Portanto, não deixe de lavá-las frequentemente, secá-las e passá-las de modo correto, assim como guardar as peças no lugar certo. Desse jeito, você mantém tudo limpo e organizado para quando precisar usar.

Aposte nos acessórios

Outra dica valiosa de como descobrir seu estilo é apostar nos acessórios certos para seu perfil. Isso significa que eles devem combinar com as roupas, falando a mesma linguagem.

Por exemplo, se você faz o estilo romântico, não adianta investir em acessórios de design arrojado. Isso vale também para calçados e bolsas, que necessitam falar a mesma linguagem. Assim sendo, sempre pense no look todo, coordenando todos os itens da produção.

Compre com atenção

Se não sabemos muito bem do que gostamos, o resultado das compras pode ser um desastre! Isso porque compramos muitas roupas, sapatos e acessórios, gastamos muito dinheiro e ainda não conseguimos ter o estilo dos sonhos.

Preste muita atenção ao entrar nas lojas, provando o que realmente gosta, como vai coordenar cada item com as outras que já têm no closet e, principalmente, se a mensagem que deseja transmitir é a mesma que a peça vai passar.

Faça testes

Uma dica muito boa de como descobrir seu estilo é provar várias combinações de roupas em frente ao espelho. Anote quais são os looks que fazem você sentir-se mais poderoso e aqueles que não agradam.

Permita-se outros estilos

Até aqui, vimos que para ter estilo não é necessário ter apenas um tipo de look apenas. Portanto, nada mais justo que podermos criar looks interessantes, usando um ou outro elemento que contrabalanceie o visual.

Em outras palavras, se faz o look clássico, experimente ousar na acessório que tenha algum detalhe mais moderno. Mas, atenção! Complete o look com apenas alguns detalhes de um outro estilo, a fim de não poluir o visual ou mesmo descaracterizá-lo.

O segredo é manter um estilo predominante, utilizando apenas um elemento ou outro diferente para não deixar o visual monótono ou muito certinho.

Você sabia que contar com uma consultoria de imagem pessoal pode ajudar muito quando o assunto é como descobrir seu estilo pessoal? Por isso, considere essa possibilidade para mudar o visual e tornar-se alguém mais confiante em todos os momentos da vida!

Se tem interesse em saber mais sobre estilo e imagem pessoal, entre em contato com Rachel Jordan para que possamos conversar juntos sobre o assunto!

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This