Como as atitudes positivas afetam a sua reputação no trabalho?

A sua reputação profissional é um de seus maiores bens. Mais que a percepção de alguém sobre você, posso dizer que ela é a sua “fama” na carreira. Por ser duradoura, tem que ser construída do jeito certo. Um dos modos de obter bons resultados é por meio de atitudes positivas no trabalho.

A forma como reagimos no ambiente profissional tem grande impacto em nossas imagens. Portanto, é preciso se manter positivo para conquistar seus objetivos e se posicionar da melhor maneira.

Você pode estar se perguntando como ou por que fazer isso, certo? A seguir, darei dicas importantes para que possa aproveitar as atitudes positivas no trabalho. Confira!

Como as atitudes positivas afetam a sua reputação no trabalho?

Por que manter essa mentalidade?

A reação certa garante muito mais que a construção e a proteção da sua reputação. Com esse jeito de encarar as coisas, você conseguirá outras vantagens de destaque. A seguir, mostro as principais!

Aumento do desempenho profissional

Quando atua corretamente no ambiente de trabalho, tem a chance de consolidar uma performance melhor. Afinal, os resultados não vêm só da sua experiência ou dos conhecimentos técnicos. É preciso se posicionar para influenciar as pessoas, agir em equipe e atingir as metas.

Quer ver? Vamos pensar em um líder. Se ele não agir do jeito ideal, não vai ser capaz de inspirar seus liderados e as metas podem ficar para trás. Já ao seguir pelo caminho adequado, é possível conquistar uma performance diferenciada que potencializa o desenvolvimento da carreira.

Melhoria do relacionamento interpessoal

Quando você decide adotar atitudes positivas no trabalho, fica fácil evitar e lidar com conflitos. Ao se comunicar adequadamente, por exemplo, dá para impedir disputas desnecessárias ou ruídos nesse contato. Isso leva a relacionamentos melhores, o que favorece a colaboração e a integração.

Também é um jeito de se posicionar como uma pessoa mais confiável e com uma atuação que atende às necessidades. Afinal, a sua reputação o precede, e cuidar corretamente desse aspecto faz com que as pessoas o enxerguem de forma positiva. Com relacionamentos melhores, é possível conquistar os resultados desejados.

Crescimento pessoal

Não é só no âmbito profissional que essa questão é importante. Ter atitudes positivas em relação à sua reputação permite obter um crescimento pessoal muito relevante. Basicamente, isso acontece graças à necessidade de mudar e se adaptar.

Ao ter que alterar o seu comportamento, você identifica pontos fracos e fortes e trabalha cada um adequadamente. Com novos hábitos, há como vencer dificuldades do cotidiano e se tornar alguém mais preparado para encarar os desafios.

Aumento da qualidade de vida

Além de tudo, é possível aproveitar diversos impactos positivos na sua vida de maneira pessoal. Com atitudes positivas, você cresce na carreira, diminui o nível de estresse e obtém mais satisfação.

Todos esses pontos ajudam a garantir uma sensação reforçada de bem-estar e conforto em relação à própria situação. Na prática, é um jeito de ter uma vida mais feliz e tranquila em diversos aspectos.

Mas como manter atitudes positivas no trabalho?

Já que essa alternativa é tão interessante, é preciso saber como colocá-la em prática. Mudar o seu comportamento é essencial para conseguir imprimir atitudes positivas no trabalho do modo certo. Para ajudá-lo, veja algumas dicas que reuni!

Esteja aberto a novas ideias

Já que os relacionamentos são importantes, recomendo ajustar a sua atitude para se tornar mais receptivo. Uma dica é estar aberto a novas ideias e sugestões, em diferentes cenários.

Principalmente quem ocupa um cargo de liderança deve estar disposto a ouvir outras pessoas para resolver problemas. Em qualquer hierarquia, desenvolver essa abordagem é essencial para se posicionar como alguém versátil e aberto a diversas possibilidades.

Seja mais organizado

Quando você não se organiza direito, corre o risco de ficar sobrecarregado. E aí não tem jeito: é quase impossível manter atitudes positivas no trabalho. Então, é preciso cuidar desse aspecto para consolidar uma atuação mais tranquila.

Mantenha seus compromissos e projetos em ordem e esteja preparado para encarar imprevistos, por exemplo. É importante estar sempre um passo à frente e ciente das suas obrigações. Assim, dá para colocar a proatividade em prática e colher os resultados positivos.

Eleja prioridades

Para obter sucesso na organização, é essencial saber o que fazer em cada momento do dia ou da semana. Quanto maior for o seu controle sobre as tarefas pendentes, mais fácil é chegar aos resultados esperados. Portanto, a recomendação é eleger prioridades.

Faça uma lista com tudo o que deve ser concluído no dia ou na semana. A partir dessa listagem, veja quais são as tarefas urgentes e dê preferência a elas. Quanto às de prazos semelhantes, prefira terminar as complexas e, depois, seguir para as simples. Assim, você consegue criar um fluxo produtivo e vai adicionar a ideia de alguém eficiente à sua reputação.

Cuide da sua imagem pessoal

Embora a reputação seja duradoura, ela também é construída com a consistência e com ações que parecem pequenas. O cuidado com a imagem profissional é um desses aspectos, e eu recomendo que você dê uma atenção extra a esse ponto.

Mantenha uma imagem adequada, como ao cuidar do dress code e ao manter a boa aparência. Não se esqueça de que é fundamental ter atenção com a postura e com a linguagem corporal. Assim, fica mais fácil obter bons resultados que se refletem em sua reputação.

Encare desafios como oportunidades

Manter atitudes positivas no trabalho também tem a ver com o otimismo. Criar um clima negativo não é bom para ninguém — muito menos para a sua carreira. Ser visto como alguém pessimista não é o ideal, então é preciso virar esse jogo.

Indico que encare cada desafio e dificuldade como uma oportunidade de crescer. Pense no que aquela situação pode ensiná-lo e quais mudanças na sua atuação profissional podem ser obtidas. Desse jeito, dá para transparecer uma visão mais adequada.

Desenvolver atitudes positivas no trabalho é essencial para chegar a resultados melhores e se destacar. Com as minhas indicações sobre como agir, você terá a chance de crescer na carreira.

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Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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