Combinações de cores: entenda a influência psicológica e física delas na sua imagem

Combinações de cores: entenda a influência psicológica e física delas na sua imagem

As cores transmitem sensações, podem despertar os sentidos e ainda influenciar você psicológica e fisicamente. A combinação de cores mais acertada pode favorecer seu crescimento até mesmo no meio profissional, você sabia?

A moda é realmente uma forma de comunicação. O que você veste fala muito sobre você, e as cores das roupas são o primeiro chamariz nesse cenário.

Quer entender melhor sobre a influência das cores? Como isso pode ser usado para potencializar sua imagem? Leia o post e entenda!

 

Combinações de cores: entenda a influência psicológica e física delas na sua imagem

 

O que é a psicologia das cores e como ela funciona?

Psicologia das cores é um estudo que interpreta o significado de cada cor. Como sua visão é, dentre os cinco sentidos, o que consegue levar a informação mais rapidamente para o cérebro, é preciso entender que a escolha de uma cor funciona como um estímulo imediato e provoca emoções diversas.

Como as cores podem influenciar na imagem que você transmite?

Deve-se entender que a moda é a expressão visual de nós mesmos. Ou seja, o que você veste certamente transmite algo relacionado à sua personalidade e comportamento. Portanto, é uma escolha sua a maneira como será interpretado de acordo com o que está vestindo.

A cor pode ser considerada o elemento visual de maior impacto em nossa roupa. Por isso, é importante prestar atenção nas cores selecionadas para as suas peças de vestuário na hora de montar o look para determinadas ocasiões. Imagine que seu futuro emprego está em jogo. Você deseja transmitir uma sensação específica para o seu entrevistador, e a cor que estará vestindo pode ajudar ou prejudicar você.

Pode-se dizer que, quanto mais perto a peça estiver do seu rosto, mais importante será escolher a cor adequada para a ocasião.

Como posso usar uma cartela de cores ao meu favor no meio profissional?

Por falar em emprego, atente para usar a cartela de cores a seu favor dentro da sua profissão e área de trabalho. Compreendendo os significados associados às cores, fica mais fácil adequar seu vestuário ao contexto de que precisa.

Por exemplo, o branco é uma ótima cor para uma blusa. Trata-se de uma cor versátil (pode ser facilmente combinada com outras) e que está associada à perfeição e à diplomacia. É interessante deixá-la próxima ao seu rosto, como em uma parte de cima de vestuário.

Tons mais sóbrios, como o preto, cinza e o marrom escuro, são boas escolhas para quem precisa ser encarado com seriedade. Um tom interessante para profissionais que assumem cargos de poder.

Fará uma apresentação ao público? Pode ser uma boa investir no vermelho, uma vez que ele transmite poder e assertividade.

Que cores devo usar em uma entrevista de emprego?

Tudo dependerá do ramo no qual você pretende trabalhar. Algumas profissões requerem uma postura mais séria do profissional. Já imaginou uma juíza usando tons abertos e festivos demais? Por outro lado, algumas áreas dão mais liberdade aos profissionais. É o caso de quem trabalha com comunicação e arte, por exemplo.

Quem pretende trabalhar na área de vendas pode investir em alguma peça amarela, pois essa cor alegre e vibrante estimula e demonstra disposição, o que é muito importante para os vendedores. Já em situações referentes a negociações financeiras, é melhor evitar. O amarelo, nesse caso, pode transmitir volatilidade.

O bege é uma cor interessante para quem deseja transmitir acessibilidade e pode ser uma boa opção para blazers, calças, blusas e saias. Quer projetar confiança e criatividade na entrevista? Escolha uma peça violeta. Pode ser apenas o lenço ou uma echarpe. Ela é uma ótima opção para acessórios.

Os tons de azul são uma boa opção para quem quer imprimir confiança, responsabilidade e profissionalismo como primeiras impressões. Quer evidenciar seu espirito empreendedor? Aposte nos tons de verde, especialmente o cáqui. O verde é a cor da estabilidade.

Por fim, o preto é outra aposta segura. Mais ainda se você pretende conquistar cargos de liderança na sua entrevista.

Agora que você já entendeu tudo sobre combinação de cores, que tal saber um pouco mais sobre a importância do dress code no ambiente de trabalho?

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This