Casual friday é uma sexta-feira em que o empregador permite que os funcionários compareçam à empresa vestindo roupas com um estilo mais despojado do que nos outros dias de trabalho. Assim, se a sua empresa exige o uso de uniforme ou mesmo o uso de algumas peças sociais, na casual friday os colaboradores estarão livres desta exigência.

Entretanto, preciso alertar a você que a casual friday não é um dia que você está liberado para se vestir de qualquer jeito. Afinal de contas, você ainda estará no ambiente de trabalho. Apesar de ser uma “sexta-feira casual”, é fundamental que você se vista adequadamente. Afinal de contas, o seu comportamento e sua imagem continuam sendo avaliados pela sua chefia e pelos outros colegas de trabalho.

No artigo a seguir, vou oferecer dicas importantes sobre o que usar e o que não usar na casual friday. Além disso, você vai saber como e onde surgiu esta data e os benefícios de promover esse dia no ambiente corporativo. Vamos lá?

 

Casual friday: o que pode e não pode usar nesse dia?

 

O surgimento da casual friday

A casual friday surgiu no Estados Unidos, e se tornou uma prática popular entre as empresas no final dos anos 70. O objetivo foi eleger um dia em que os colaboradores pudessem se sentir mais à vontade no momento de escolher o que vestir na empresa criando um ambiente informal e amistoso.

Desta forma, acredita-se que o empregado tenha uma diminuição no estresse diário. Melhora o clima organizacional e impactando positivamente a sua produtividade e a qualidade do serviço prestado.

A proximidade com o fim de semana tornou a sexta-feira o dia escolhido para o uso de roupas um pouco mais informais, entretanto, nada impede que algumas empresas eventualmente possam escolher um outro dia para o casual day.

Contudo, é de extrema importância que o funcionário não confunda o casual friday ou o casual day como um dia em que “tudo é permitido” ou um momento em que se possa vestir aquilo que bem entender.

Por isso, continue a leitura, que explicarei com mais detalhes como deve ser o seu comportamento neste dia.

A importância do bom senso

Para saber a forma correta de se vestir para uma casual friday, em primeiro lugar é preciso ter bom senso. Isso significa que é preciso lembrar que você ainda se encontra no seu ambiente de trabalho, desenvolvendo as tarefas do dia a dia, normalmente.

Ou seja, não é a mesma coisa que participar de uma festa após o expediente em que os seus colegas de trabalho foram convidados, ou o mesmo que participar de um churrasco comemorativo com os funcionários da empresa em um fim de semana.

A casual friday é um dia normal de trabalho. Porém com um pouco mais de liberdade para escolher a vestimenta, fica mais difícil de errar na hora de optar por um look para esse dia. Contudo, para quem ainda tem dúvidas sobre as roupas que podem ser usadas nesse dia, vou passar algumas dicas daquilo que pode ou não vestir na “sexta-feira casual”.

A escolha daquilo que pode ou não usar

Escolher a roupa adequada para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa complicada para muitas pessoas. Em especial se a empresa não tiver um dress code, ou seja, um manual claro sobre aquilo que pode ou não se vestir dentro da empresa.

Para outras pessoas, porém, a dificuldade pode estar justamente em sair daquele look que é usado no dia a dia e escolher um look casual para o trabalho. Veja a seguir algumas dicas.

Evite o excesso de informalidade

Vou começar informando sobre aquilo que não deve ser usado ou o que deve ser evitado dentro da empresa. As mulheres devem evitar o estilo excessivamente sensual, que possam beirar a vulgaridade. Portanto, tenha cuidado com roupas muito justas, decotes profundos e transparências.

Já os homens devem evitar o uso de roupas ou acessórios extremamente informais, tais como: bermudas, bonés, camisas de time de futebol. Além disso, o comportamento também não pode ser descuidado. Portanto, as piadas polêmicas que podem causar qualquer atrito com os colegas de serviço, estão fora de questão.

Dê preferência a cores neutras

Se você não souber escolher qual cor de roupa utilizar, não arrisque e dê preferências a cores neutras, como o preto, o branco e o cinza. Cores como o azul-marinho, o marrom e o verde-escuro também costumam ficar muito bem em looks para o trabalho. 

Escolha peças ideais para o casual friday

Um look casual para o trabalho pode envolver o uso de algumas peças-chaves. Os homens podem usar e abusar da camisa polo. Já as mulheres podem optar pelo uso da calça jeans. Mas  modelos de cores mais escuras e sem detalhes que possam chamar a atenção (nada de brilhos ou calças rasgadas, ok?).

O uso de tênis também pode ser uma excelente opção para compor looks mais casuais. O segredo está na escolha de modelos mais sóbrios e não tão coloridos como os que você usaria para ir a academia, por exemplo.  Modelos de cores neutras, como o preto, podem combinar com diversas peças de roupa.

Os modelos de tênis todo branco ou off-white também costumam fazer sucesso entre as mulheres, além de serem superconfortáveis. As mulheres também podem substituir o salto alto pelas sapatilhas, visto que hoje em dia há diversos modelos que ficam ótimos para o dia a dia de trabalho.

Por fim, é importante relembrar que a casual friday é um dia de trabalho como todos os outros. É necessário manter a seriedade, a etiqueta e os bons modos no ambiente profissional. Transmitir uma imagem profissional adequada vai contribuir para seu crescimento na empresa. Também para ter o respeito dos colegas de trabalho e para construir uma relação de confiança com a sua chefia imediata.

E então, gostou do nosso conteúdo?  Então, siga os meus perfis no Facebook, no Instagram e no Pinterest e continue se atualizando com mais dicas sobre comportamento no ambiente corporativo!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *