Carreira e liderança: quais são os impactos da transformação digital? A transformação digital vem alterando todas as esferas da sociedade e ganhando relevância na vida das pessoas. Isso não é diferente nas empresas. A tecnologia tem um papel fundamental dentro das organizações nos dias atuais.  A tendência é que cada vez se torne mais importante em todos os tipos de negócio.

Por isso, é fundamental que os líderes que desejam construir uma trajetória sólida e bem-sucedida estejam preparados para lidar com um mercado em constante mudança. Assim é possível aproveitar todas as oportunidades de crescimento na carreira.

Neste artigo, você vai entender o que é a transformação digital. Você sabe quais são os seus impactos no mercado de trabalho? Como estar preparado para superar os desafios e ter êxito como líder? Leia e aproveite!

Carreira e liderança: quais são os impactos da transformação digital?

O que é a transformação digital nas empresas?

A transformação digital dentro das empresas consiste na utilização da tecnologia para otimizar processos, contribuindo, por exemplo, para o aumento da produtividade, a criação de equipes mais eficientes, a economia de recursos e, consequentemente, a conquista de melhores resultados.

Essa transformação não é uma novidade, as mudanças acontecem há algumas décadas e contribuem de forma decisiva para o sucesso de diversos profissionais e organizações pelo mundo. Contudo, quanto maior é a velocidade do surgimento de inovações, mais fundamental ela se torna para a sobrevivência e evolução dos negócios.

No entanto, nem todas as empresas entendem a importância do investimento em tecnologia de forma ampla. Visando não apenas melhorar aspectos técnicos, mas também desenvolver funcionários capazes de se adaptar e utilizar da melhor forma os benefícios da transformação digital. Dessa forma, a tendência é que sejam engolidas pelas exigências do mercado e por concorrentes mais preparados para atendê-las.

Os motivos para esse comportamento são vários: falta do direcionamento correto dos recursos; resistência a mudar fórmulas que já tiveram êxito; medo de correr riscos. Mas como superar as limitações? Abraçar as novas tecnologias e obter várias vantagens competitivas? A resposta pode estar na formação dos líderes empresariais.

Qual é o papel da liderança na transformação digital?

Por muito tempo a palavra líder dentro das empresas era associada a profissionais que tinham como função monitorar a produção e controlar os funcionários. Com a evolução da sociedade e as inovações constantes na tecnologia esse cenário mudou drasticamente.

O líder da transformação digital precisa ser uma figura inspiradora, que seja capaz não apenas de gerenciar e supervisionar processos. É importante saber lidar com cenários complexos, motivar pessoas e usar ferramentas tecnológicas em função da produtividade e do bom desempenho das equipes. Assim, conquistando bons resultados para o negócio e construindo uma imagem profissional de credibilidade e sucesso.

Além disso, as alterações ocorridas no mercado de trabalho fizeram com que todos os profissionais que desejam evoluir em suas carreiras, independentemente de estarem ou não em posições de liderança, precisem ter competências de um líder, como gestão de pessoas, gerenciamento de tempo e tomada de decisão.

Quais carreiras surgiram com a transformação digital?

Diversas funções estão perdendo espaço com a transformação digital, mas outras estão ganhando relevância nas organizações. Estão influenciando a formação executiva, bem como o trabalho dos líderes empresariais. Veja abaixo algumas delas!

Gerente de Business intelligence

Um gerente de business intelligence precisa saber usar ferramentas tecnológicas que permitem a análise e combinação de informações. Precisa ter um profundo conhecimento em interpretação de dados e estatística. O profissional tem como principais atividades traçar objetivos com a organização e transformar dados em soluções inovadoras.

Especialista em people experience

O especialista em people experience (PX) provavelmente vai ser um dos colaboradores mais importantes para as organizações nos próximos anos. Esse profissional precisa ter diversas soft skills, como comunicação, criatividade, foco, e habilidades analíticas. Tudo a fim de entregar a melhor experiência de consumo ao cliente.

Especialista em segurança de dados

A segurança de dados é atualmente uma das maiores preocupações das empresas e a questão tende a se tornar cada vez mais crítica. Nesse cenário, especialistas com competências em gestão, segurança cibernética e conhecimentos jurídicos vão ser necessários para manter informações protegidas. e evitar que elas sejam usadas de maneira prejudicial às pessoas e organizações.

Como se preparar para a transformação digital?

O líder que deseja construir uma carreira de sucesso em um mercado de trabalho constantemente influenciado pelas transformações digitais precisa ser um profissional com múltiplas soft skills, para nutrir uma essencial disruptiva e exercer uma liderança exponencial.

A seguir, apresentarei algumas dicas para você estar preparado para ter êxito nesse cenário. Confira!

Tenha visão estratégica

O surgimento acelerado de novas tecnologias cria um ambiente de instabilidades e desafios constantes, mas isso não pode ser percebido como um problema. Observe e avalie as situações de maneira estratégica. Procure as oportunidades que existem em cada uma das adversidades que surgirem no dia a dia e tome decisões assertivas.

Saiba ouvir

Como já comentei, a tendência é que as empresas e profissionais que resistem às mudanças e não buscam se adaptar não consigam sobreviver em um cenário em constante transformação. Por isso, é fundamental que as lideranças estabeleçam uma comunicação clara e transparente com as equipes. É essencial também manter a mente aberta e saber ouvir de maneira ativa as opiniões dos membros da sua equipe.

Assim, além de criar um ambiente harmônico e instigador, é possível identificar boas ideias e transformá-las em inovação e evolução para a carreira e o negócio.

Inove sempre

A criatividade é uma das competências mais importantes para um líder se destacar em cenários repletos de incertezas, alterações e novidades. Para que as ferramentas fornecidas pela transformação digital, além de otimizar processos, sejam convertidas em vantagens competitivas é preciso que os profissionais em posições de liderança apostem na originalidade. Buscar sair da zona de conforto é importante, além de inovar na busca de soluções.

Esteja em constante formação

A velocidade das mudanças tecnológicas desencadeia diversas outras alterações. Elas influenciam todas as partes da empresa e, como resultado, a carreira de um líder. Isso torna o aprendizado contínuo fundamental para quem quer se manter no mercado de trabalho. E assim, aproveitar as possibilidades de crescimento que surgirem.

Portanto, é essencial se manter atualizado por meio de livros, treinamentos e conhecer os seus pontos fortes e fracos para investir constantemente na obtenção de novas soft skills. Elas podem contribuir para o seu avanço profissional.

Cuide da sua imagem pessoal e profissional

Líderes são exemplos a serem seguidos e em circunstâncias de transformações constantes isso se torna ainda mais evidente. Assim, é importante que as lideranças empresariais entendam a relevância do seu papel, transmitindo uma imagem pessoal e profissional de credibilidade. Líderes atuam como guias para os funcionários em todos os aspectos.

As novas tecnologias não são obstáculos para os líderes. As inovações são possibilidades de inspirar e engajar pessoas a realizarem suas atividades cada vez com mais qualidade e criatividade. Por esse motivo, os profissionais precisam entender a transformação digital e se prepararem não apenas para sobreviver nesse contexto, mas também para ganhar relevância no mercado de trabalho e conquistar novas oportunidades.

Agora que você já conhece os impactos da transformação digital para a carreira de um líder, que tal entender os efeitos da tecnologia no mercado de trabalho?

Confira também os meus cursos disponíveis para alavancar a sua carreira: https://racheljordan.com.br/cursos/

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *