Uma empresa tem como objetivo principal oferecer os melhores serviços e produtos aos seus clientes. Para isso, além de ter um bom planejamento estratégico e tático, ela precisa também ter uma boa estratégia operacional.

A produtividade de funcionários é um fator primordial para melhorar a performance do seu negócio e para tudo funcionar como deve. Por isso, listei várias formas de fazer isso acontecer, de tornar os seus colaboradores mais produtivos sem ter que recorrer a condutas rígidas dentro da empresa. Acompanhe!

Use a tecnologia para aumentar a produtividade de funcionários

Com tantas inovações tecnológicas por aí, por que ficar perdendo tempo com processos manuais e recursos desnecessários?

Uma das melhores coisas que a empresa pode fazer para aumentar a produtividade dos funcionários é instalar ou contratar um pacote de softwares que conseguem reduzir o tempo gasto em processos e tarefas do dia a dia da organização.

Com os processos automatizados e a execução de tarefas mais rápidas, os funcionários aumentarão a produtividade e poderão focar nas atividades que realmente importam e que farão a diferença nos resultados da empresa.

Estimule uma boa alimentação

A comida é o nosso combustível assim como a gasolina é para o carro. Se nos alimentamos de forma saudável, o nosso desempenho em qualquer tarefa sempre será positivo. Afinal, nosso corpo está bem nutrido e com energia suficiente para exercer as atividades.

Faça pequenas campanhas internas para conscientizar seus funcionários sobre a importância de uma boa alimentação e do consumo moderado de certos alimentos.

Por exemplo, uma das coisas que os funcionários fazem muito no ambiente de trabalho é tomar aquele “cafezinho” para relaxar com os colegas. Alerte-os sobre o excesso de consumo de cafeína, que pode deixá-los agitados e dificultar a concentração.

Valorize e motive seus colaboradores

A produtividade dos funcionários está ligada à motivação de cada um deles: colaboradores desmotivados não terão um bom rendimento no dia a dia. Portanto, é fundamental valorizar seus funcionários e motivá-los com frequência.

Invista em treinamentos de capacitação, melhore a comunicação interna da empresa e trabalhe com feedbacks, deixando bem claro a importância de cada colaborador. Quando um funcionário entende e vê que seu trabalho é importante e faz a diferença, ele se sente mais motivado para crescer com a empresa e fica mais produtivo.

Aposte em metodologias diferentes

Alguns métodos ajudam a aumentar a produtividade, como Pomodoro Technique. Essa técnica consiste em programar um timer para 25 minutos e trabalhar focado em uma única tarefa durante esse tempo.

A cada 25 minutos trabalhados, é só fazer um intervalo de 5 minutos para distrair a mente antes de iniciar outro pomodoro. É uma técnica eficiente porque é muito difícil se distrair dentro desse curto espaço de tempo.

Que tal adotar essa metodologia para que seus colaboradores possam se concentrar e verificar quanto tempo levam para realizar cada tarefa?

Evite as redes sociais durante o expediente

Trabalhar com a tela do Facebook aberta ou com o Instagram ao lado, no celular, pode ser um verdadeiro vilão para a produtividade. A gente não percebe, mas 2 ou 3 minutos que paramos para olhar as nossas mensagens ou atualizações no feed de notícias ao longo do dia torna-se um tempo precioso que foi jogado fora.

Por isso, é importante fazer campanhas internas para alertar seus colaboradores sobre o uso das redes sociais no ambiente de trabalho, mostrando como elas podem interferir nas suas atividades e rendimento.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar a produtividade de funcionários. O que você costuma fazer para aumentar o rendimento dos colaboradores da sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas estratégias!

Voltar

 

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *