Aprenda como se maquiar para o trabalho com 9 passos

Aprenda como se maquiar para o trabalho com 9 passos

O ambiente profissional exige posturas e comportamentos muito específicos, e isso acaba gerando dúvidas em muitas mulheres. Assim como as atitudes, as roupas e a maquiagem precisam ser adequadas ao mundo corporativo para passar a imagem certa, e é justamente por isso que você não pode deixar de saber como se maquiar para o trabalho.

Pensando nisso, elaborei um passo a passo para você aprender fazer a melhor make para o dia a dia, garantindo que você esteja pronta e bonita para qualquer situação, até mesmo uma reunião com cliente ou com seu chefe. Ficou interessada? Então não deixe de conferir este conteúdo!

Quais os principais passos para estar bem maquiada no ambiente de trabalho?

1. Limpeza da pele e hidratação

O primeiro passo para você que deseja descobrir como se maquiar para o trabalho começa na limpeza da pele e na sua hidratação. Sem fazer isso, você prejudica a renovação celular e pode ter diversos problemas, como alergias e irritações, especialmente se tiver resquícios de maquiagens e produtos usados no dia anterior.

É essencial que a sua cútis esteja limpa e seca antes de começar a se produzir. Lave-a com água fria, seque-a bem e, em seguida, aplique um hidratante de boa qualidade e um protetor solar de sua preferência. Espere alguns minutos, até que a pele absorva o produto, e vá para o próximo passo.

2. Base

A base é outra etapa crucial nesse processo e, como o próprio nome diz, serve para fazer a base para a sua maquiagem. Existem diversos tipos de produtos que você pode usar em situações diferentes, mas, para o trabalho, você deve apostar naquelas marcas que proporcionarem um acabamento leve, que unifique o tom da sua pele e deixe-a com uma aparência agradável, sem ficar “carregada”.

Para quem gosta de praticidade e não quer perder muito tempo nesse passo, é permitido até utilizar filtro solar com a cor da sua pele ou um BB cream. Aplique suavemente no seu rosto e no comecinho do pescoço, com bastante cuidado, espalhando todo o produto uniformemente.

3. Corretivo

O corretivo é outro dos produtos que são verdadeiros amigos das mulheres no seu dia a dia. Para utilizá-lo logo abaixo dos olhos, aplique a quantidade habitual com os dedos, sem misturar. Se preferir, faça com o corretivo um triângulo de cabeça para baixo para guiar melhor a sua aplicação e evitar algum errinho na sua make.

Em seguida, vá dando leves batidinhas na área para que o produto seja absorvido e vá naturalmente escondendo suas olheiras. Não espalhe muito o corretivo assim como você fez com a base, pois, dessa forma, ele não cobrirá as olheiras. Caso tenha alguma mancha ou espinha que queira esconder, é só aplicar o produto sobre ela e dar batidas leves para uniformizar com o tom da pele.

4. Pó

Quanto mais leve e solto for o pó, mais natural vai ser o resultado da make. O melhor desse artigo é que você pode carregá-lo facilmente na bolsa e dar um retoque, sempre que necessário, no banheiro ou em um local menos movimentado. Acredite: ele pode ser de grande valia em momentos cruciais.

O pó ajuda, sobretudo, a fixar a maquiagem e também pode ser reaplicado durante o dia para retirar algum efeito oleoso na pele, especialmente se você transpira bastante ou mora em cidades mais quentes. Aplique-o com a ajuda de um pincel e cuide para que todas as áreas sejam preenchidas.

5. Sombra

Para o dia a dia, sobretudo para o trabalho, nada de usar sombras coloridas e que chamem muita atenção. Lembre-se que é um ambiente formal e que a sua maquiagem será feita apenas para realçar seus traços mais bonitos — não para que você se destaque exclusivamente por isso.

Dentro desse contexto, procure escolher um produto que tenha uma cor mais próxima à da sua pele — de preferência, em tons de marrom ou suas variantes mais próximas. Assim você não erra e garante pontos extras com a gerência por estar sempre impecável!

6. Delineador

Esse passo é opcional, já que algumas pessoas não gostam de usar delineador durante o dia. No entanto, mesmo quem se sente à vontade com esse item de maquiagem deve pegar leve na aplicação. O ideal é criar uma linha fina na pálpebra superior, bem rente aos cílios.

Moderação é a palavra-chave de como se maquiar para o trabalho. Nada de “olhão gatinho” para o ambiente corporativo, certo? Eu, pessoalmente, gosto muito de aplicar, com um pincel chanfrado, uma sombra mais escura rente aos cílios. Fica mais leve, mas confere um charme todo especial.

7. Rímel

O rímel, também conhecido como máscara para cílios, deve ser aplicado com cautela. Por mais que ele seja utilizado em pequena quantidade, o seu resultado costuma ser bastante acentuado. Isso pode ser tanto uma coisa boa, se você tiver moderação, quanto uma ruim, se você exagerar.

Faça no máximo duas aplicações, apenas com o intuito de marcar o olhar e levantar um pouco os seus cílios.

8. Blush

O blush serve para dar mais vivacidade à sua pele, sobretudo na região das bochechas. No entanto, para que o resultado seja bonito, ele precisa ser o mais discreto possível para não fugir do “dress code” empresarial, especialmente se você trabalha durante o dia.

Aplique-o na região média da sua bochecha com o pincel e garanta que o aspecto fique bem natural. Um bronzer (pó mais dourado que o tom da pele e com leve brilho) também dá aquele efeito saudável, mas você precisa sempre tomar cuidado para não carregar demais o look.

9. Batom

Nem é preciso se aprofundar muito para falar do batom, pois as brasileiras são apaixonadas e sabem tudo sobre esse artigo. No entanto, como é um post voltado para ensinar como se maquiar para o trabalho, é importante que você saiba fazer escolhas mais sóbrias para refletir um comportamento mais profissional.

Sendo assim, para não correr o risco de errar, escolha tons que não sejam muito chamativos, como o nude ou uma nuance de rosa mais clarinha. Um dia ou outro, de acordo com a sua profissão e o estilo corporativo, você pode ousar mais, usando cores um pouquinho mais escuras, mas nada muito forte.

E nas festas de confraternização da empresa, como devo me maquiar? 

É natural que em qualquer tipo de ambiente de trabalho haja festas de confraternização. Sejam elas de final de ano, ou para comemorar o aniversário da empresa. O que elas possuem em comum é que todas, de acordo com o grau de formalidade do local em que você trabalha, também exigem uma postura mais elegante e uma maquiagem que acompanhe esse padrão. 

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você acerte em cheio na maquiagem das festas de confraternização de sua empresa. Veja:

1. Escolha suas roupas e maquiagens de acordo com o horário da festa

É muito comum acontecer situações em que a pessoa use uma maquiagem que faça todos admirarem pelo bom gosto. No entanto, o horário da festa pode gerar críticas caso você não tenha acertado o tom. Se a festa for durante o dia, o ideal é que você opte por cores claras e discretas. 

Tons opacos são perfeitos para festas que acontecem no período da tarde. Mas se você for do tipo de pessoa que adora uma make colorida, prefira tons pastel. Não consegue ficar sem um batom para realçar os lábios? Escolha aquelas cores vibrantes e alegres, mas que não sejam tão escuras.

A festa será no período noturno? O brilho, nesses casos, é muito bem-vindo. Escolhas ótimas para essas ocasiões são olhares que se marcam por meio de sombras escuras e tons cintilantes. Para a boca, aposte nas cores clássicas, como o vermelho e o vinho.

2. Prefira o básico 

É natural que você vai caprichar mais do que capricha no dia a dia. No entanto, apostar no básico e sem exageros pode ser de grande importância para que você não se destaque demais e vire alvo de comentários negativos. É sempre importante lembrar que esse é um evento corporativo. O traje aliado à maquiagem, apesar de ser elegante, não pode ser parecido com o que você usa para ir à balada. 

3. Atente-se ao estilo da festa e ao local em que será realizada

É muito comum que as empresas, principalmente nos eventos que acontecem no fim de cada ano, escolham resorts, sítios e clubes para realizarem as festas de confraternização. Nesses casos, você não precisa se preocupar muito com a maquiagem, pois terá a oportunidade de trabalhar sua elegância com as roupas e os acessórios. 

Caso a festa seja literalmente em uma balada, você poderá utilizar as dicas que demos para as festas noturnas, tomando o cuidado para que não seja uma maquiagem exagerada.

4. Escolha um foco para o seu rosto

Muitas vezes nos deparamos com pessoas que utilizam maquiagem pesada tanto para os olhos, quanto para a boca. Isso é um erro muito comum, portanto, preste atenção! Escolha onde quer chamar mais atenção e foque apenas no local escolhido: os olhos ou a boca. Quando carregar demais em um, prefira tons mais básicos no outro para que haja o equilíbrio. 

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você sabe dicas essenciais de como se maquiar para o trabalho e para as festas de confraternização, que tal dividi-las com suas amigas e compartilhar este artigo livremente em suas redes sociais?
 


Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (2)

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This