Você sabe quais são as cores certas para o seu biotipo e para o seu tom de pele? Não? Então você está precisando saber mais sobre análise cromática. Ela é realizada por uma profissional especialista em imagem e comportamento pessoal. É uma forma de promover melhor a sua imagem, ajustando as cores do look de maneira a te favorecer em vários aspectos.

O que é a análise cromática

Análise cromática é a forma pela qual especialistas no assunto procurar descobrir qual ou quais são as cores que mais combinam com o seu tom de pele, o formato do seu corpo, os traços do seu rosto, e outras características. Através de técnicas específicas e com a ajuda de uma enorme variedade de cores, o profissional consegue descobrir quais são os tons que mais te favorecem esteticamente.

E a análise cromática não se dedica apenas às roupas, mas em tudo o que te dará cor. Antes de compor a make, por exemplo, é importante saber quais são as cores que vão realmente valorizar a sua pele. Algumas pessoas ficam melhores com cores quentes e outras com cores frias; há aquelas em que o blush deve ser de uma cor mais aberta e outras o contrário, e por aí vai.

Vantagens da análise cromática

Saliente os pontos positivos do corpo

Já ouviu dizer que cores escuras emagrecem? Pois bem, por aí você já consegue imaginar como as cores certas podem te ajudar a disfarçar aquelas partes do corpo de que você não gosta tanto assim.

Mas, como ninguém vai usar preto todos os dias e a todo momento, é bom saber quais são as outras cores que podem te ajudar a realçar os seus pontos positivos. É possível construir uma boa ilusão de ótica e aumentar o busto ou alongar a silhueta, por exemplo, usando e combinando as cores certas.

Disfarce o que não deve ser visto

Você sabia que com a ajuda da análise cromática você consegue até mesmo disfarçar olheiras, linhas de expressão, rugas e outras imperfeições no rosto? Além disso, a escolha certa de cores pode deixar a pele mais jovem e iluminada, equilibrando os traços e formas e suavizando a textura da pele.

Fique antenada nas cores do momento

A Pantone já anunciou quais serão as cores desse ano: rosa quartz e serenity. Mas, nem só de rosa e azul vive a mulher; portanto, é interessante saber quais são as cores que estarão “bombando” não apenas no ano vigente, mas também as cores certeiras para cada estação.

Gaste menos e acerte no alvo

Quantas roupas já foram compradas e deixadas de lado dentro do guarda-roupa porque você depois percebeu que ela não lhe caía tão bem? Além do mais, é comum ver pessoas comprando peças que não combinam em nada com outras que já possuem e, assim, a roupa nova se torna um elefante branco.

Usando os conhecimentos de um especialista em análise cromática é possível acertar na mosca e parar de gastar dinheiro com peças que não ficam tão bem em você.

Não existe cor certa para todo mundo

Tenha em mente que não existe uma cor que seja boa para todos. Nem mesmo o branco ou preto, que são cores clássicas e neutras, ficam bem em todas as pessoas. Se você quer saber realmente quais são as cores que combinam com o seu tom de pele e realçar os seus pontos positivos, contrate um profissional para que ele faça uma análise cromática específica para você.

E então, gostou das nossas dicas? Conte para a gente quais são os truques que você usa na hora de escolher a cor certa para o look!

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *