9 dicas infalíveis para sempre manter a autoestima

9 dicas infalíveis para sempre manter a autoestima

9 dicas infalíveis para sempre manter a autoestima

A autoestima é a capacidade de respeitar, confiar e gostar de si próprio. A opinião que temos sobre nós mesmos reflete um tipo de autoestima, a qual pode ser baixa ou elevada.

A construção da autoestima se dá através de atitudes diárias. Quem vive na passividade, achando que esperar pode ser a solução para os seus problemas, costuma ter a autoestima baixa. Por outro lado, a autoestima elevada pode ser a melhor aliada de quem não tem medo de arriscar e falhar.

A autoestima elevada permite que alcancemos metas, realizemos sonhos e nos sintamos bem com a nossa imagem e comportamento. Sendo assim, separamos algumas dicas para manter a autoestima sempre em alta.

9 dicas infalíveis para sempre manter a autoestima

1. Pense positivamente

É essencial que pensemos positivamente. Analisando o conceito de autoestima, verificamos que se trata do hábito de se enxergar de maneira positiva. Quem nutre o hábito de pensar positivamente adquire atitudes mais assertivas.

2. Envolva-se com atividades que proporcionam prazer

Um dos fatores que contribuem para manter a autoestima elevada é a prática de atividades que proporcionam prazer, tais como: exercícios físicos, leituras sobre desenvolvimento pessoal, práticas de um hobby ou simplesmente estar com pessoas que transmitem boas energias. Identifique o que te faz feliz e invista seu tempo na realização dessas atividades.

3. Sorria

O sorriso tem poder imensurável sobre as pessoas. Mesmo em um dia corrido e estressante, um simples sorriso é capaz de nos desmontar, transmitindo alívio e paz.  Adquira o hábito de ser feliz, buscando enxergar pontos positivos em todas as situações e sorrindo mais. Verás como sorrisos abrem portas para oportunidades!

4. Melhore seu humor

Por que levar a vida tão a sério? Pessoas de autoestima elevada, normalmente, não levam a vida a sério demais. Erros e situações embaraçosas acabam sendo motivos para rir de si mesmos. Se rir é o melhor remédio, passe a adotar uma postura mais leve e tranquila no seu cotidiano.

5. Não tenha medo de falhar

Desafiar-se é parte do processo de manutenção da autoestima elevada. Não tenha medo de tentar coisas novas e de falhar. O medo do fracasso jamais deve nos impedir de irmos em busca dos nossos sonhos. Prender-se ao passado e e sentir-se inseguro fazem com que fiquemos remoendo amarguras da vida.

6. Busque o autodesenvolvimento

A chama do desejo de crescer jamais pode ser apagada. Quanto mais buscarmos pelo autodesenvolvimento, mais crescemos e mantemos a autoestima elevada. Seja curioso e tenha sede de aprender, pois essas duas características motivam a busca por uma vida melhor e cheia de realizações.

7. Tenha qualidade de vida

Nós conhecemos o nosso valor. Por isso, mantenha um estilo de vida saudável, cuidando do corpo e da alimentação através de práticas de exercícios físicos e boas noites de sono. Práticas prejudiciais à saúde e bem-estar acabam por comprometer a boa autoestima.

8. Acredite em seu potencial

Confie em sua capacidade. O potencial é fundamental para a realização de projetos e alcance de metas. Mantenha uma postura firme e confiante para atrair prosperidade, sucesso e experiências positivas em sua vida.

9. Cuide de sua imagem pessoal

Como diz a famosa expressão: “a primeira impressão é a que fica”, o primeiro contato é crucial no que tange, principalmente, a sua vida profissional, pois determinará a imagem que seus chefes e colegas terão de você. Cuidar da aparência e postura diante das pessoas são muito importantes para a construção de sua boa figura profissional.

Avalie pontos como a cor do seu cabelo, a melhor maneira de cuidar dele, as roupas mais adequadas ao formato do seu corpo e acessórios que realçam a sua beleza. Quando você passa a gostar de si, os demais são estimulados a ver você com outros olhos, de maneira mais positiva.

Manter a autoestima elevada é fundamental para que continuemos crescendo pessoal e profissionalmente.

Venha nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest, e fique por dentro de todas as novidades e dicas fornecidas por Rachel Jordan.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This