8 dicas de como aliviar o estresse do trabalho

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais brasileiros têm ansiedade? A situação é tão grave que o estresse é um dos fatores para a morte de quase 3 milhões de trabalhadores por ano. Logo, precisamos falar sobre como aliviar o estresse antes que o quadro complique a sua vida.

Afinal, posso afirmar que esse aspecto não afeta apenas a carreira. Além de perder produtividade, o quadro prejudica a sua vida pessoal e o bem-estar. Portanto, está na hora de saber como diminuir a tensão para não comprometer o seu desenvolvimento.

Quer descobrir o que fazer? A seguir, apresento oito dicas de como aliviar o estresse. Confira!

8 dicas de como aliviar o estresse do trabalho

1. Cuide do corpo e da mente

O nosso organismo é como uma máquina. Os sistemas e a mente trabalham juntos para conquistar certos resultados e para que possamos executar as nossas tarefas. Quando o estresse aparece, entretanto, tudo é comprometido.

Ao ficar estressado, o nível de cortisol pode ser elevado e até afetar as funções do corpo. O coração é sobrecarregado, o sistema imunológico é prejudicado e você pode até entrar em depressão. Para lidar com a situação, o ideal é cuidar do organismo e da mente.

Os exercícios físicos ajudam a manter a saúde e também liberam substâncias como a endorfina — esse é o “hormônio da felicidade”, que auxilia na sensação de bem-estar.

Ainda recomendo cuidar do psicológico. A prática de yoga e de meditação, como a mindfulness, são opções adequadas para aliviar o estresse e seus impactos. Também não se esqueça de dormir bem. Descansar de 6 a 8 horas é fundamental para repor as energias e ter mais tranquilidade no cotidiano.

2. Converse com o seu gestor

Muitas vezes, vejo que o estresse está ligado à execução das funções. Pode ser que haja uma carga de trabalho excessiva, jornadas que superam o limite e até a falta de apoio necessário. Nesses casos, o melhor é conversar com o seu gestor direto.

Se a causa do estresse for um problema no ambiente, repasse a informação. Aponte a dificuldade de relacionamento ou as complicações na execução de tarefas, por exemplo. Mesmo que o quadro seja pessoal, não deixe de informar. Poder contar com esse apoio faz a diferença para corrigir o que não anda certo e, assim, voltar a ter bons resultados.

3. Fale com o RH da empresa

Além de conversar com o gestor, outro meio de como aliviar o estresse inclui falar com o RH. Essa porção do negócio faz a “ponte” entre profissionais e gestão e tem um papel muito importante para quem anda estressado.

Algumas empresas têm programas de qualidade de vida e bem-estar planejados pelo RH. Se for o caso, é o momento de aproveitá-los para lidar com a situação.

Também é interessante recorrer aos responsáveis pela área. Converse sobre a queda de rendimento e sobre o quanto o estresse tem impactado a sua vida. Se a gestão de pessoas for adequada, posso garantir que uma solução será buscada para auxiliá-lo nesse sentido.

4. Busque motivação para a função

Há muitas outras coisas que você pode fazer para reduzir o nível de “alerta” do corpo, e uma delas é aumentar a motivação. É claro que o auxílio externo do gestor e do RH ajuda, mas isso deve partir de dentro.

Recomendo que se pergunte o que o faz feliz, quais são seus interesses e por que ocupa a vaga atual. O meu objetivo é que você encontre um propósito claro que justifique a sua atuação. Com esse motivo para seguir, é possível conquistar mais foco e menos estresse.

Inclusive, vale a pena traçar novas metas e desafios. Estabeleça o desejo de conseguir uma promoção ou de melhorar sua imagem e sua reputação profissional, por exemplo. Dessa forma, terá mais motivação.

5. Faça atividades que dão prazer

Muita gente tem dificuldades para saber como aliviar o estresse do trabalho por nunca se desligar das atividades profissionais. Entendo que a dedicação seja importante, mas também é essencial ter tempo para você. Se não, é inevitável que a sua saúde mental seja afetada.

Para lidar com o problema, minha indicação é ter um hobby e fazer aquilo que traz prazer para a sua vida. Gosta de fotografia? Invista nesse talento de forma paralela. O mesmo vale para quem prefere artesanato, assistir a filmes e séries ou para quem canta nas horas vagas.

Encontre aquilo que faz com que você tenha um tempo de lazer de qualidade. Assim, dá para adicionar um componente relevante para tornar os seus dias mais leves.

6. Faça pequenas pausas

Entendo que, atualmente, a produtividade é muito importante e, principalmente, bastante cobrada. Para chegar a cargos de liderança ou mesmo para se destacar no trabalho, é preciso entregar resultados. No entanto, isso não quer dizer ficar focado o tempo inteiro.

O corpo exige algum descanso e o cérebro tem que ter um período para processar tantas informações. Então o melhor é realizar pausas ao longo da jornada, de acordo com a necessidade.

Pare por 5 ou 10 minutos a cada 90 minutos, quando completar uma tarefa difícil ou quando se sentir sobrecarregado. Entenda o que otimiza seus resultados e aproveite essas pequenas interrupções para ser mais produtivo e menos estressado.

7. Aproveite a ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia é a área que se relaciona ao conforto e bem-estar humano e uso do ambiente. Uma cadeira que permite a postura correta, por exemplo, é ergonômica. Já ter um espaço pouco iluminado fere as regras dessa qualidade.

A parte boa é que esse conceito pode ajudar a diminuir e até a evitar o estresse. Deixar a sua mesa organizada e manter uma boa iluminação facilita a execução de tarefas. Também vale reduzir o brilho da tela, sentar corretamente na cadeira e até se alongar. Com o corpo confortável e adequado, os resultados são melhores!

8. Planeje o dia seguinte

Poucas coisas são tão prejudiciais quanto chegar em casa e pensar no que você tem que fazer no dia seguinte, como a reunião que acontecerá ou a finalização do projeto. Além disso, não saber o que acontecerá aumenta os riscos de sofrer com imprevistos e de não conseguir dar conta de tudo.

Para lidar com a situação, minha indicação é sempre planejar o dia seguinte. Monte a sua agenda com todas as obrigações, tarefas, prazos e necessidades antes de sair do trabalho. Assim, terá tudo de que precisa quando começar a próxima jornada!

Saber como aliviar o estresse no trabalho é fundamental para a sua saúde e para o seu desenvolvimento. Com as minhas recomendações, garanto que você terá a chance de viver mais relaxado e com leveza!

Já que cuidar da mente é importante, aproveite e conheça como adicionar a meditação em sua rotina.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This