7 comportamentos sociais e regras de etiqueta

7 comportamentos sociais e regras de etiqueta que você precisa seguir

Vivemos em uma sociedade extremamente conectada, onde ficamos expostos durante grande parte do tempo. Seja no trabalho, nos momentos de lazer com amigos e família ou nas redes sociais. 

Essa conexão e exposição demonstra a importância de nossa imagem social, de praticarmos comportamentos sociais adequados e de seguir as regras básicas de etiqueta. 

Conviver em sociedade exige capacidade de se comunicar, se relacionar e interagir. E como a imagem é o primeiro impacto, quanto mais ela for positiva, mais fácil será a representação pessoal ou profissional num determinado ambiente.

Mais do que lhe ajudar a conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais, ter um comportamento adequado e seguir regras básicas de etiqueta é uma forma de respeito ao próximo.

Para você não cometer nenhuma gafe, listei os 7 principais comportamentos sociais e regras de etiqueta. Confira!

1.  Cumprimento e apresentações

Quando chegar a um local cumprimente, na medida do possível, todos os demais presentes. Se houver um número muito grande de convidados, não é conveniente falar com todos, um a um.

A primeira pessoa que você deve se preocupar em cumprimentar é o anfitrião, no caso de confraternizações, ou aquele que ocupa um cargo mais elevado, quando no âmbito profissional.

Busque sempre ser amável e sorrir, mas sem exageros! Utilize o bom senso. Isso que determina se você irá cumprimentar a pessoa com beijo ou aperto de mão. O equilíbrio é sempre uma boa medida. Por exemplo, se for dar um aperto de mão não o faça com a mão flácida, mas também não tão firme a ponto de machucar a outra pessoa.

Já na hora da apresentação existem diferentes situações, que vão lhe exigir diferentes comportamentos.

Caso você for se apresentar a uma pessoa muito importante, ou que, por exemplo, esteja sendo homenageada, não é de bom-tom perguntar o seu nome. Acene com a cabeça em sinal de respeito e diga algo como: “Prazer, sr. Fulano, me chamo Raquel, como vai?

Se você está em um ambiente mais informal e com muitas pessoas, é de bom-tom o anfitrião apresentar cada pessoa que chega aos demais, dizendo o nome de ambos.

 2. ​Receber convidados em casa

Quando for organizar algum evento, o planejamento deve ser a sua maior preocupação. A bebida está gelada? A comida é suficiente? Fez uma boa limpeza nos ambientes destinados à festa?

Deixar tudo organizado para a ocasião te permite dar uma maior atenção aos seus convidados e reagir de maneira adequada diante de possíveis imprevistos. 

O segredo para ser um bom anfitrião é fazer com que o seus convidados fiquem confortáveis. Para tanto, receba-os na porta e apresente-os aos demais convidados. Deixe sempre as comidas e bebidas em fácil acesso, caso não houver garçons.

Outro importante cuidado é em relação ao ambiente. Se for preciso mude a disposição dos móveis para que facilite a circulação das pessoas e invista na decoração. Uma boa música é sempre importante, mas não deixe o volume muito elevado a ponto das pessoas não conseguirem conversar.

Os convidados se sentem mais confortáveis quando percebe que o anfitrião se dedicou em preparar cada detalhe para que eles se sentissem bem acolhidos.

 3. Etiqueta à mesa

Quantos negócios não foram fechados durante as refeições? Saber se portar a mesa, mais do que um sinal de educação, demonstra profissionalismo e segurança. Apesar de existirem diferentes estilos de etiqueta à mesa, existem regras gerais que irão te ajudar.

Os talheres são utilizados sempre de fora para dentro e, depois de usados, eles não devem mais retornar à mesa.

Eles servem apenas como um utensílio para facilitar a hora da alimentação, cuidado para não ficar gesticulando com ele em mãos na hora que estiver conversando. Um pedaço de comida pode, acidentalmente, cair em algum outro membro da mesa.

Use cada talher para sua função específica. Por exemplo, existem facas destinadas para o corte de carne vermelha e aves e outra específica para peixe; macarrão não deve ser cortado, utilize o garfo para enrolá-lo e assim levá-lo a boca.

Ao terminar a sua refeição alinhe a faca e o garfo do lado esquerdo, isso indicará ao garçom que está satisfeito.

 4. Pontualidade

​Quantas vezes já ouvimos as pessoas dizendo: “Se o evento está marcado para 20h, eu chegarei às 21h”. Como já comentado aqui para vocês sobre os comportamentos de um bom anfitrião, não ser pontual é um sinal de desrespeito a todo o trabalho e carinho investido por ele.

Essa regra, muitas vezes esquecida pelos brasileiros, deve ser seguida em outras situações também, como  reuniões de trabalho, sala de aula e eventos maiores. Para tudo existe uma hora para começar e acabar, além disso, as pessoas possuem outros compromissos.

A falta de pontualidade transmite uma imagem de irresponsabilidade. Pode significar o insucesso em um negócio, ou o não crescimento profissional em sua empresa.

 5. Dress code

No momento do trabalho não há um único dress code (código de vestimenta), isso varia de acordo com a empresa em que você trabalha. Você deve ter em mente o segmento de atuação de seu trabalho. A imagem que ele quer passar para o público. A sua vestimenta deve refletir a filosofia da empresa.

Bom senso é sempre o seu melhor aliado nessas horas. Em uma empresa jovem, de produção de games, por exemplo, não é adequado você usar uma roupa para trabalho como terno ou um tailleur.

Do mesmo modo que, em um ambiente executivo não é recomendado você utilizar camisas com cores extravagantes, gravatas temáticas, ou decotes e transparência no caso das mulheres.

 6. ​Netiqueta (comportamento na web)

Boa parte das nossas interações sociais hoje ocorre no ambiente virtual. Apesar de a internet ser um local livre, onde há o predomínio de certa informalidade, isso não quer dizer que o bom senso, a netiqueta, não seja fundamental para um bom convívio on-line.

As regras de convivência gerais são validas também na internet, então cumprimente, seja educado etc. Se estiver usando a internet em um fim profissional, fique atento à escrita, ela deve respeitar as regras da gramática, ser concisa, simples, para que não gere dúvidas e não canse o leitor.

Essa dica vale tanto para responder um e-mail, na hora de escrever um texto para um blog ou um post em uma rede social.

Use as redes sociais com descrição. Você tem que ter claro que o domínio online é público. Nem tudo da sua vida privada deve ser exposto. Principalmente quando pessoas do seu trabalho tem acesso a esses conteúdos.

Procure compartilhar conteúdos relevantes e de forma comedida, para não importunar seus contatos. Aquela enxurrada de conteúdos, mesmo sendo úteis, acabam incomodando pela quantidade excessiva. 

Por último, mas não menos importante, seja original. Se for reproduzir algo que você encontrou em outro local dê o crédito devido a sua fonte.

7. Comportamento em sociedade

Muitas pessoas enganam-se em pensar que determinados comportamentos sociais e regras de etiqueta são uma forma de moldá-las a um modo rígido de se portar. Essas regras são flexíveis e adaptáveis aos mais diversos tipos de situação.

Além disso, elas funcionam como um orientador para que você consiga transmitir uma boa imagem pessoa e profissional, tão importante nos dias de hoje.

Estamos vivendo em uma época em que cada um quer impor o seu modo se comportar, de viver em sociedade. Estão se esquecendo de princípios básicos, que representam a base dos bons comportamentos sociais, como: respeito, cordialidade, saber ouvir etc. Detalhes simples que estão sendo esquecidos e que permitem um melhor convívio em sociedade.

Saber como fazer dos comportamentos sociais algo positivo para a sua imagem é de extrema importância. Especialmente para quem deseja alcançar voos maiores na vida.

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Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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