Há todo um processo necessário para que esse desejo vire realidade.

6 dicas para ser promovido no trabalho

Todo profissional que se dedica ao trabalho almeja subir de cargo, mas uma promoção não bate à porta tão fácil como muitos pensam. Há todo um processo necessário para que esse desejo vire realidade. 

Para te ajudar a conquistar seus sonhos, vamos dar 6 dicas para ser promovido no trabalho! Anote todas as recomendações para ter uma carreira em ascensão.

6 dicas para ser promovido no trabalho

1. Compreenda todos os processos da companhia

A maior parte dos profissionais tem o costume de limitar os seus conhecimentos apenas ao ramo em que atua. Mas é importante ter uma boa compreensão de todas as metodologias da empresa para aumentar as oportunidades de uma promoção. 

Aposte em cursos relacionados a outras áreas da firma para aumentar sua bagagem profissional. Se você se destaca em outro setor além do seu, certamente seu chefe reconhecerá seu esforço. 

2. Mostre resultados

Se a companhia te contratou, provavelmente ela espera que você corresponda às expectativas. Portanto, defina com objetividade o que precisa entregar ao seu superior para saber como produzir com qualidade no seu dia a dia na instituição.

Quando você cumpre com eficiência as tarefas delegadas ao seu cargo, fica mais fácil conseguir ser promovido no trabalho. 

3. Fale sobre seu plano de subir

Hoje as corporações oferecem muito mais abertura para escutar as ambições profissionais de seus empregados. Mesmo que a maioria das promoções ocorra pela outra parte, vale discutir com seu chefe sobre sua vontade de crescer na empresa. 

Dessa forma quando surgir uma oportunidade, o setor de recursos humanos saberá que está interessado. Mas é importante saber se seu gestor não se sentirá ameaçado com seu anseio de crescimento. Entretanto, nada como uma boa conversa entre você e seu chefe para não deixar margem para uma interpretação errada. 

Diga que quer aprender mais sobre sua função e que pretende consolidar uma carreira na instituição. Mas sem colocar em risco seu cargo.

4. Tenha bom senso

Se você pediu para ser promovido em certa vaga mais de duas vezes e só recebeu repostas negativas, chega o momento de desapegar. Muitas vezes a única forma de obter a função pretendida é ocupando o lugar do seu superior.

Entretanto, se ele não pretende sair tão cedo do cargo, é bom ter sensatez com a situação. Ou você terá que esperar a sua vez ou então mudar de empresa. A solução é colocar na balança suas pretensões. 

5. Aprenda com seu superior

Com certeza você deve desenvolver com muita qualidade suas funções no dia a dia da organização. Entretanto, se pretende ganhar uma promoção, uma ótima recomendação é notar com atenção as habilidades do seu encarregado. 

Peça feedbacks a outros funcionários e para seu diretor. Essa é uma ótima maneira para melhorar o que for preciso e ter mais chances de alcançar seu objetivo dentro da companhia. 

6. Tenha disposição para aprender

O funcionário que tem mais probabilidade de crescer é aquele que está sempre entusiasmado para adquirir aprendizados em seu cotidiano. Procure demonstrar interesse em realizar tarefas além das suas.

Se, por exemplo, há a necessidade de cobrir a atividade de outro empregado, mostre que se importa em fazê-lo. O patrão costuma reconhecer quem está disposto a aprender cada vez mais. 

Gostou das dicas para ser promovido no trabalho? Então conta pra gente qual sugestão você mais gostou e vai aplicar na sua rotina profissional!

 

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This