5 regras de etiqueta para as festas de fim de ano da empresa

5 regras de etiqueta para as festas de fim de ano da empresa

Mais do que um momento de descontração, as festas de fim de ano corporativas podem ser convenientes para mostrar seu lado divertido, aprimorar o vínculo com sua equipe e desenvolver relações de trabalho mais fortes.

Nessas ocasiões, deve-se observar algumas regras de etiqueta para que as oportunidades não se convertam em más impressões e, consequentemente, barreiras em sua carreira. Nesse post, eu vou mostrar algumas dicas simples de comportamento para ajudar você a conquistar uma boa impressão nesses eventos.  

5 regras de etiqueta para as festas de fim de ano da empresa

O que eu devo vestir?

Tenha em mente que a festa da empresa ainda é um evento corporativo. Ao escolher o seu look, não use nada que possa ser desaprovado no seu local de trabalho. Isso se aplica a roupas muito curtas, apertadas e decotadas demais.

Assim, se a sua organização é mais conservadora, aposte em cortes mais formais, permitindo-se cores mais alegres.

Outro erro clássico é vestir-se com peças que relembrem o tema do feriado. Deixe em casa o gorro de Papai Noel e o lenço repleto de renas.

Quanto posso beber?

Isso pode parecer óbvio, mas não beba em excesso. Mesmo que haja fartura de itens, aprecie bebidas mais leves e em pouca quantidade, pois misturar o álcool com as conversas informais da ocasião pode ser arriscado.

Pense na festa da empresa como um evento de negócios, onde a apresentação é fundamental para os resultados. Ao beber em demasia, você estará mais suscetível a deslizes e vexames.

Posso dançar?

Embora seja um momento apropriado para a descontração, as regras de etiqueta pedem que você não exagere na dança. Afinal, você não quer que os seus passos exóticos sejam compartilhados nos grupos de Whatsapp e Facebook durante as semanas seguintes, não é mesmo?

Com quem devo falar?

Este é um momento perfeito para falar com colegas que você normalmente não pode interagir diariamente. Apresente-se aos superiores e misture-se com as pessoas de outras áreas. Não desperdice as oportunidades, passando a noite inteira com seus amigos mais próximos.

Mas aqui eu faço um alerta. Embora seja muito interessante vender a sua imagem para as pessoas mais importantes da empresa, não é aconselhável passar o tempo todo atrás delas, pois você pode ser taxado de bajulador.

Ao falar com as pessoas, evite entrar em temas polêmicos, como política e religião, mantendo a conversa mais leve. Ah, e falar o tempo todo sobre o trabalho também pode pegar mal.

Tenho obrigação de ir?

Faça todos os esforços para participar da festa, mesmo que você não queira. É uma grande oportunidade de networking e uma maneira de mostrar seu compromisso com a empresa. Se você quiser sair mais cedo, não seja o primeiro a ir embora.

A última coisa que você quer é deixar a impressão de que não é um membro da equipe, porque você não apareceu.

Ao seguir essas simples, porém eficazes regras de etiqueta, eu estou certa de que você deixará boas impressões e contribuirá para o sucesso da sua carreira na empresa.

Se você acredita que estas dicas são úteis, não deixe de compartilhar o nosso post em suas redes sociais!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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