5 itens essenciais para melhorar suas habilidades de comunicação. Ter boas habilidades de comunicação é muito importante tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. Porém, diante de tantas outras preocupações de nossas rotinas, é comum não darmos a devida atenção a isso.

Dessa forma, é fácil prejudicar relacionamentos e perder oportunidades importantes de estabelecer contatos e até mesmo de fechar negócios, por exemplo. Mas, então, o que fazer para mudar essa condição?

Para ajudar você, preparei uma lista completa com 5 itens que podem ajudá-lo a se comunicar melhor. Leia com atenção e comece o quanto antes a colocá-los em prática!

5 itens essenciais para melhorar suas habilidades de comunicação

1. Linguagem não verbal

Sem dúvidas, a nossa linguagem não verbal é bastante reveladora. De nada adianta se disponibilizar para uma conversa e manter, por exemplo, os braços cruzados e o semblante fechado. Até mesmo o contato visual e seu jeito de se vestir fazem diferença em sua maneira de se comunicar.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é adotar uma postura confiante e ficar de olho na comunicação não verbal de seus interlocutores. Assim, você responde à altura, desbloqueia caminhos e facilita o acesso das outras pessoas até você.

2. Empatia

Para se comunicar bem, é fundamental ser empático. Isso significa conseguir compreender o ponto de vista do outro — respeitar se de fato ele não entendeu algo que você disse. Entender se ele estiver em um momento ruim para continuar a conversa ou absorver a necessidade de ele em ter procurado você para um diálogo.

Colocar-se no lugar de alguém ajuda a reduzir vários níveis de dificuldade em se comunicar. Assim te leva a resultados muito melhores. A empatia ajuda a solucionar até questões mais complicadas que, de outro jeito, poderiam resultar em problemas maiores.

3. Capacidade de ouvir

Para melhorar suas habilidades de comunicação, o segredo é estimular sua capacidade de saber ouvir. Se você realmente presta atenção e deixa a outra pessoa falar sem interrupções, consegue captar a mensagem com mais precisão. Assim dará um retorno mais satisfatório.

Ao demonstrar esse tipo de atitude, seu interlocutor corresponderá igualmente. Mesmo que a princípio os estilos de comunicação não se encontrem, você saberá do que o outro precisa e conseguirá deixar uma marca positiva.

4. Adaptação da mensagem ao público

Bons comunicadores sabem com quem estão falando e, por esse motivo, conseguem repassar mensagens eficientes ao seu público. A forma com que você se comunica com seus gestores e colegas de trabalho não deve ser a mesma que você usa em casa com seus familiares.

Mantenha sempre a perspectiva e a necessidade da outra pessoa em mente enquanto você conversa com ela. Se for preciso, adapte sua linguagem para um tom mais formal ou informal de acordo com a situação em que vocês se encontram.

5. Busca constante por feedback

Descobrir o que os outros acham de suas habilidades de comunicação pode ser um pouco complicado. Mesmo assim, tenha coragem e vá em frente! Busque feedbacks regulares junto a colegas e supervisores. Pergunte o que eles acham da maneira que você fala, escreve e se apresenta de modo geral, por exemplo.

Explique que seu intuito com essa atitude é realmente receber críticas construtivas para aprimorar sua capacidade de se comunicar. Caso você sinta um pouco de receio por parte da equipe, considere a possibilidade de aplicar uma pesquisa anônima para ter acesso a esses resultados.

Viu só? Com as minhas dicas, você vai conseguir aprimorar suas habilidades de comunicação e, com isso, chegar cada vez mais longe. Não perca mais tempo. Agora é a hora de dar o primeiro passo!

Para aprender ainda mais sobre o assunto, confira o que escrevi sobre como imagem e comportamento profissional se relacionam e por que é tão importante que essas questões caminhem juntas!

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Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

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