5 gafes à mesa que você deve evitar 5 gafes à mesa que você deve evitar

5 gafes à mesa que você deve evitar

4 minutos para ler

Se você achou que regras de etiqueta estavam ultrapassadas, precisa saber como gafes cometidas à mesa podem acabar com as suas chances de brilhar naquele evento corporativo ou te render uma bela ressaca moral pós jantar de noivado.

Comportar-se adequadamente em uma situação que exige formalidades requer alguns cuidados que não podem ser esquecidos ou negligenciados. Para você não fazer feio, listei 5 atitudes que devem ser evitadas para não se cometer gafes à mesa. Confira!

5 gafes à mesa que você deve evitar

1. Chegar atrasado para o evento

Eu sei que, com a correria do cotidiano, pode ser difícil se organizar. Mas, ser pontual em seus compromissos é um sinal de respeito pelo outro. E isso influencia diretamente na sua imagem, pessoal e profissional. 

Sei também que imprevistos acontecem, mas eles podem arruinar um almoço de negócios ou o jantar de noivado do melhor amigo que te convidou para ser padrinho. Então, mantenha os olhos no relógio e planeje sair com antecedência. E se for atrasar avise, combinado?

2. Falar demais e ouvir de menos

Você pode ser a pessoa mais comunicativa do mundo e atrair vários simpatizantes com seu jeito solto de ser. Mas acredite, você pode colocar tudo a perder se atropelar a fala dos outros e não permitir o espaço necessário para a troca. 

Monólogos podem ser super legais em um stand-up de comédia ou em uma apresentação de teatro, mas, quando o objetivo é interagir com pessoas em um ambiente formal, esse tipo de comportamento deve ser evitado.

Preste atenção também no linguajar e no tom da fala. Gírias destoam de um encontro que pede discrição e etiqueta e falar/rir alto demais passa uma imagem de descontrole emocional.

3. Ignorar regrinhas básicas de etiqueta

Seja para celebrar uma conquista ou selar negócios, reunir-se à mesa é consagrar nossa identidade de ser social. Mas saber se portar durante uma refeição pode ser decisivo na hora de construir a sua imagem, e é preciso muita atenção!

É sempre bom lembrar que cotovelos devem ser mantidos fora da mesa e que a variedade de talheres e copos existem por uma razão: cada um tem sua finalidade. Se a comida está muito quente, espere esfriar e segure os talheres apenas quando for pegar comida do prato. E mais: lugar de guardanapo é no colo e tirar comida que ficou presa entre os dentes, só na privacidade do banheiro, combinado? 

No artigo que escrevi para o blog da Mariana Kalil sobre etiqueta à mesa, contei uma série de gafes que você precisa evitar, principalmente, se pretende ser visto como uma pessoa minimamente educada e fazer bonito naquele almoço com o CEO.

4. Se empanturrar de comida e/ou bebida

Não teve tempo de tomar um café da manhã reforçado no dia do almoço com o cliente que só aconteceria às 15h? Existe uma solução simples: faça um lanchinho rápido (e de preferência saudável) algumas horas antes do evento. Comer demais porque está morrendo de fome dá a impressão de descontrole ou até mesmo compulsão. O mesmo vale para bebidas, principalmente as alcoólicas. Se atente para a impressão que você deixa nas pessoas!

5. Não se atentar à linguagem corporal

Preste atenção à linguagem corporal, ela diz muito sobre como as pessoas se sentem em uma determinada situação. Ombros retraídos transmitem uma imagem de insegurança e mãos apertando-se umas contra as outras se mexendo excessivamente sugerem ansiedade. Tente relaxar e agir naturalmente e observe como estão se portando os demais à mesa.

Olhos nos olhos também é importante: mostra que você está acompanhando o que está sendo dito com atenção. E sem cruzar os braços, tudo bem? 

Viu como evitar gafes à mesa é muito mais do que mastigar de boca fechada ou segurar uma taça da maneira correta?

Se você quiser se aprofundar mais neste assunto, tenho um curso online “Fazendo as Pazes com a Mesa”. Neste curso, você irá aprender de maneira objetiva. Vou falar sobre a importância da etiqueta à mesa e como ela surgiu, vou ensinar o uso correto do guardanapo, talheres, copos e como se comportar em diversas situações, inclusive na hora de comer alguns alimentos que, geralmente, causam dúvidas. Acesse a página do curso e comece a assistir agora mesmo.

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Ministra cursos, oficinas e workshops por todo Brasil e online. É colunista da Claudia online, colaboradora de sites de comportamento e estilo.

Posts relacionados

Um comentário em “5 gafes à mesa que você deve evitar

Deixe um comentário

Share This